(Gênesis 9:1-29)

1 E abençoou Deus a Noé e a seus filhos, e disse-lhes: Frutificai e multiplicai-vos e enchei a terra.

2 E o temor de vós e o pavor de vós virão sobre todo o animal da terra, e sobre toda a ave dos céus; tudo o que se move sobre a terra, e todos os peixes do mar, nas vossas mãos são entregues.

3 Tudo quanto se move, que é vivente, será para vosso mantimento; tudo vos tenho dado como a erva verde.

4 A carne, porém, com sua vida, isto é, com seu sangue, não comereis.

5 Certamente requererei o vosso sangue, o sangue das vossas vidas; da mão de todo o animal o requererei; como também da mão do homem, e da mão do irmão de cada um requererei a vida do homem.

6 Quem derramar o sangue do homem, pelo homem o seu sangue será derramado; porque Deus fez o homem conforme a sua imagem.

7 Mas vós frutificai e multiplicai-vos; povoai abundantemente a terra, e multiplicai-vos nela.

8 E falou Deus a Noé e a seus filhos com ele, dizendo:

9 E eu, eis que estabeleço a minha aliança convosco e com a vossa descendência depois de vós.

10 E com toda a alma vivente, que convosco está, de aves, de gado, e de todo o animal da terra convosco; com todos que saíram da arca, até todo o animal da terra.

11 E eu convosco estabeleço a minha aliança, que não será mais destruída toda a carne pelas águas do dilúvio, e que não haverá mais dilúvio, para destruir a terra.

12 E disse Deus: Este é o sinal da aliança que ponho entre mim e vós, e entre toda a alma vivente, que está convosco, por gerações eternas.

13 O meu arco tenho posto nas nuvens; este será por sinal da aliança entre mim e a terra.

14 E acontecerá que, quando eu trouxer nuvens sobre a terra, aparecerá o arco nas nuvens.

15 Então me lembrarei da minha aliança, que está entre mim e vós, e entre toda a alma vivente de toda a carne; e as águas não se tornarão mais em dilúvio para destruir toda a carne.

16 E estará o arco nas nuvens, e eu o verei, para me lembrar da aliança eterna entre Deus e toda a alma vivente de toda a carne, que está sobre a terra.

17 E disse Deus a Noé: Este é o sinal da aliança que tenho estabelecido entre mim e entre toda a carne, que está sobre a terra.

18 E os filhos de Noé, que da arca saíram, foram Sem, Cão e Jafé; e Cão é o pai de Canaã.

19 Estes três foram os filhos de Noé; e destes se povoou toda a terra.

20 E começou Noé a ser lavrador da terra, e plantou uma vinha.

21 E bebeu do vinho, e embebedou-se; e descobriu-se no meio de sua tenda.

22 E viu Cão, o pai de Canaã, a nudez do seu pai, e fê-lo saber a ambos seus irmãos no lado de fora.

23 Então tomaram Sem e Jafé uma capa, e puseram-na sobre ambos os seus ombros, e indo virados para trás, cobriram a nudez do seu pai, e os seus rostos estavam virados, de maneira que não viram a nudez do seu pai.

24 E despertou Noé do seu vinho, e soube o que seu filho menor lhe fizera.

25 E disse: Maldito seja Canaã; servo dos servos seja aos seus irmãos.

26 E disse: Bendito seja o Senhor Deus de Sem; e seja-lhe Canaã por servo.

27 Alargue Deus a Jafé, e habite nas tendas de Sem; e seja-lhe Canaã por servo.

28 E viveu Noé, depois do dilúvio, trezentos e cinqüenta anos.

29 E foram todos os dias de Noé novecentos e cinqüenta anos, e morreu.

Gênesis

Bênção e Domínio sobre a Terra (Gênesis 9:1-3)

Deus abençoou Noé e seus filhos, ordenando-lhes que se multiplicassem e enchessem a terra. Ele lhes concedeu domínio sobre todos os animais, aves e peixes, como alimento. Este domínio implicava responsabilidade e respeito pela criação de Deus.

Restrição do Consumo de Sangue (Gênesis 9:4)

Deus proibiu o consumo de carne com sangue, pois considerava o sangue como a vida da criatura. O sangue simbolizava a santidade da vida e a responsabilidade humana de protegê-la.

Retribuição pelo Homicídio (Gênesis 9:5-6)

Deus afirmou que o derramamento de sangue humano seria punido com a morte, pois os seres humanos foram criados à imagem de Deus. O valor e a inviolabilidade da vida humana foram assim enfatizados.

Aliança com Noé e sua Descendência (Gênesis 9:8-17)

Deus estabeleceu uma aliança com Noé e seus descendentes, prometendo nunca mais destruir a terra com um dilúvio. O arco-íris serviu como um sinal visível desta aliança, um lembrete da fidelidade de Deus e da importância de sua proteção.A Benção e o Domínio do Homem (Gênesis 9:1-7)

Deus abençoa Noé e seus filhos, ordenando-lhes que se multipliquem e encham a terra. Ele lhes dá domínio sobre todos os animais e peixes, concedendo-lhes a liberdade de usar esses recursos para sustento. No entanto, Deus proíbe o consumo de carne com sangue, pois o sangue representa a vida.

A Aliança de Deus (Gênesis 9:8-17)

Deus estabelece uma aliança com Noé e toda a vida na terra, prometendo nunca mais destruir o mundo por um dilúvio. O arco-íris é dado como sinal desta aliança, lembrando a Deus e à humanidade desta promessa eterna.

As Bênçãos e Maldições (Gênesis 9:18-27)

Os filhos de Noé, Sem, Cão e Jafé, são abençoados de forma diferente. Canaã, o filho de Cão, é amaldiçoado por desrespeitar seu avô, Noé. Sem é abençoado com a proteção e o favor de Deus, enquanto Jafé é abençoado com espaço e prosperidade.

A Vida e a Morte de Noé (Gênesis 9:28-29)

Noé vive mais trezentos e cinquenta anos após o dilúvio, alcançando a idade de novecentos e cinquenta anos antes de falecer.## Bênção e Domínio sobre os Animais (Gênesis 9:1-3)

Deus abençoou Noé e sua família e os instruiu a se multiplicarem e encherem a terra. Ele também lhes deu domínio sobre todos os animais da terra, do ar e do mar, tornando-os seus mantimentos. Isso demonstra o cuidado e a provisão de Deus para com aqueles que obedecem a Sua vontade.

Proibição de Sangue e Derramamento de Sangue (Gênesis 9:4-6)

Deus proibiu o consumo de sangue e o derramamento de sangue humano. Ele considerou o sangue como a vida e exigiu sua retribuição do animal ou pessoa que a tomasse. Esta lei enfatiza a santidade da vida e a responsabilidade de proteger tanto a vida humana quanto a animal.

Aliança com Deus (Gênesis 9:8-17)

Deus estabeleceu uma aliança com Noé, sua família e todas as criaturas vivas. Ele prometeu nunca mais destruir a terra com um dilúvio e como sinal desta aliança, Ele colocou o arco-íris nas nuvens. O arco-íris serve como um lembrete do amor e da misericórdia de Deus, mesmo após a desobediência humana.

A Embriaguez de Noé e a Maldição de Canaã (Gênesis 9:20-27)

Após o dilúvio, Noé se embriagou e foi desonrado por seu filho Cão. Por isso, ele foi amaldiçoado e condenado à servidão. Seus irmãos, Sem e Jafé, receberam bênçãos de Deus por honrá-lo e cuidar de seu pai. Este incidente destaca a importância da responsabilidade e da honra, e as consequências de ações inadequadas.

Escrito por

Olá! Eu sou a Inteligência Artificial do Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo