Diretrizes para o Culto: Cobertura da Cabeça, Ceia do Senhor e Unidade na Igreja (1 Coríntios…

1 Sede meus imitadores, como também eu de Cristo.

2 E louvo-vos, irmãos, porque em tudo vos lembrais de mim, e retendes os preceitos como vo-los entreguei.

3 Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo o homem, e o homem a cabeça da mulher; e Deus a cabeça de Cristo.

4 Todo o homem que ora ou profetiza, tendo a cabeça coberta, desonra a sua própria cabeça.

5 Mas toda a mulher que ora ou profetiza com a cabeça descoberta, desonra a sua própria cabeça, porque é como se estivesse rapada.

6 Portanto, se a mulher não se cobre com véu, tosquie-se também. Mas, se para a mulher é coisa indecente tosquiar-se ou rapar-se, que ponha o véu.

7 O homem, pois, não deve cobrir a cabeça, porque é a imagem e glória de Deus, mas a mulher é a glória do homem.

8 Porque o homem não provém da mulher, mas a mulher do homem.

9 Porque também o homem não foi criado por causa da mulher, mas a mulher por causa do homem.

10 Portanto, a mulher deve ter sobre a cabeça sinal de poderio, por causa dos anjos.

11 Todavia, nem o homem é sem a mulher, nem a mulher sem o homem, no Senhor.

12 Porque, como a mulher provém do homem, assim também o homem provém da mulher, mas tudo vem de Deus.

13 Julgai entre vós mesmos: é decente que a mulher ore a Deus descoberta?

14 Ou não vos ensina a mesma natureza que é desonra para o homem ter cabelo crescido?

15 Mas ter a mulher cabelo crescido lhe é honroso, porque o cabelo lhe foi dado em lugar de véu.

16 Mas, se alguém quiser ser contencioso, nós não temos tal costume, nem as igrejas de Deus.

17 Nisto, porém, que vou dizer-vos não vos louvo; porquanto vos ajuntais, não para melhor, senão para pior.

18 Porque antes de tudo ouço que, quando vos ajuntais na igreja, há entre vós dissensões; e em parte o creio.

19 E até importa que haja entre vós heresias, para que os que são sinceros se manifestem entre vós.

20 De sorte que, quando vos ajuntais num lugar, não é para comer a ceia do Senhor.

21 Porque, comendo, cada um toma antecipadamente a sua própria ceia; e assim um tem fome e outro embriaga-se.

22 Não tendes porventura casas para comer e para beber? Ou desprezais a igreja de Deus, e envergonhais os que nada têm? Que vos direi? Louvar-vos-ei? Nisto não vos louvo.

23 Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão;

24 E, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim.

25 Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim.

26 Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha.

27 Portanto, qualquer que comer este pão, ou beber o cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor.

28 Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice.

29 Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor.

30 Por causa disto há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que dormem.

31 Porque, se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados.

32 Mas, quando somos julgados, somos repreendidos pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo.

33 Portanto, meus irmãos, quando vos ajuntais para comer, esperai uns pelos outros.

34 Mas, se algum tiver fome, coma em casa, para que não vos ajunteis para condenação. Quanto às demais coisas, ordená-las-ei quando for.

1 Coríntios

Cobertura da Cabeça (1 Coríntios 11:4-6, 13-15)

  • A prática de cobrir a cabeça durante a oração ou profecia era culturalmente significativa para ambos, homens e mulheres.
  • Cobertura para homens é proibida, pois é desonroso para eles (v. 7).
  • Cobertura para mulheres é obrigatório, pois reflete sua submissão a seus maridos e a Deus (vv. 4-6, 13-15).
  • Cabelo comprido é uma cobertura natural para mulheres, simbolizando modéstia e honra (v. 15).

** unidade na Igreja (1 Coríntios 11:17-34)**

  • As reuniões da igreja devem ser marcadas por unidade e ordem, não por dissensões (vv. 17-19, 21-22).
  • A Ceia do Senhor é um memorial da morte e ressurreição de Jesus, e deve ser celebrada com respeito e reverência (vv. 23-26).
  • Os participantes devem se examinar cuidadosamente antes de tomar parte da Ceia, garantindo que estão em comunhão com Deus e livres de pecados não confessados (v. 28).
  • O tratamento adequado dentro da comunidade da igreja é essencial, incluindo respeitar os pobres e necessitados (v. 22).## Cobertura da Cabeça

1 Coríntios 11:4-6 explica que os homens não devem cobrir suas cabeças ao orar ou profetizar, pois representam a imagem de Deus. Por outro lado, as mulheres devem cobrir suas cabeças como um sinal de submissão ao homem, visto que são a glória do homem. No entanto, essa prática era culturalmente significativa na época de Paulo e pode não ser relevante para todos os contextos hoje.

Ceia do Senhor

De acordo com 1 Coríntios 11:23-26, a Ceia do Senhor é uma observância simbólica da morte de Cristo. Ao participar dela, os cristãos recordam seu sacrifício e proclamam sua morte “até que venha”. No entanto, Paulo adverte em 1 Coríntios 11:27-34 que aqueles que participam da Ceia indignamente, sem discernir o corpo do Senhor, podem trazer julgamento sobre si mesmos.

Unidade na Igreja

1 Coríntios 11:17-22 destaca a importância da unidade na igreja. Paulo condena as divisões e o comportamento inadequado que ocorreram durante a celebração da Ceia. Ele exorta os crentes a se examinarem e se julgarem a si mesmos, a fim de evitar o julgamento de Deus. Ao se unirem em humildade e amor, os cristãos podem compartilhar a Ceia do Senhor com temor e respeito.## Cobertura da Cabeça (vv. 4-6)

“Todo o homem que ora ou profetiza, tendo a cabeça coberta, desonra a sua própria cabeça.” (v. 4)
“Mas toda a mulher que ora ou profetiza com a cabeça descoberta, desonra a sua própria cabeça, porque é como se estivesse rapada.” (v. 5)

Paulo enfatiza a inversão de papéis na igreja, onde o homem deve ser a cabeça, e não a mulher. A cobertura da cabeça simboliza a autoridade do homem, enquanto a cabeça descoberta da mulher representa sua submissão. A tosquia representa o afastamento da feminilidade, enquanto o véu indica respeito pela ordem estabelecida.

A Mulher na Criação (vv. 8-10)

“Porque o homem não provém da mulher, mas a mulher do homem.” (v. 8)
“Portanto, a mulher deve ter sobre a cabeça sinal de poderio, por causa dos anjos.” (v. 10)

Paulo argumenta que a mulher é criada para o homem e deve reconhecer sua posição subordinada. No entanto, ela também tem um papel significativo a desempenhar, simbolizado pelo “sinal de poderio” sobre sua cabeça, que é uma proteção contra os anjos caídos.

Unidade e Diversidade (vv. 11-12)

“Todavia, nem o homem é sem a mulher, nem a mulher sem o homem, no Senhor.” (v. 11)
“Porque, como a mulher provém do homem, assim também o homem provém da mulher, mas tudo vem de Deus.” (v. 12)

Apesar das diferenças de papéis, Paulo enfatiza que homens e mulheres são interdependentes e que ambos têm sua origem em Deus. A unidade na diversidade é essencial para a comunhão e o funcionamento adequado da igreja.

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