(Deuteronômio 22:1-4) (Deuteronômio 22:5) (Deuteronômio 22:6-7) (Deuteronômio 22:8) (Deuteronômio…

1 Vendo extraviado o boi ou ovelha de teu irmão, não te desviarás deles; restituí-los-ás sem falta a teu irmão.

2 E se teu irmão não estiver perto de ti, ou não o conheceres, recolhê-los-ás na tua casa, para que fiquem contigo, até que teu irmão os busque, e tu lhos restituirás.

3 Assim também farás com o seu jumento, e assim farás com as suas roupas; assim farás também com toda a coisa perdida, que se perder de teu irmão, e tu a achares; não te poderás omitir.

4 Se vires o jumento que é de teu irmão, ou o seu boi, caídos no caminho, não te desviarás deles; sem falta o ajudarás a levantá-los.

5 Não haverá traje de homem na mulher, e nem vestirá o homem roupa de mulher; porque, qualquer que faz isto, abominação é ao Senhor teu Deus.

6 Quando encontrares pelo caminho um ninho de ave numa árvore, ou no chão, com passarinhos, ou ovos, e a mãe posta sobre os passarinhos, ou sobre os ovos, não tomarás a mãe com os filhotes;

7 Deixarás ir livremente a mãe, e os filhotes tomarás para ti; para que te vá bem e para que prolongues os teus dias.

8 Quando edificares uma casa nova, farás um parapeito, no eirado, para que não ponhas culpa de sangue na tua casa, se alguém de algum modo cair dela.

9 Não semearás a tua vinha com diferentes espécies de semente, para que não se degenere o fruto da semente que semeares, e a novidade da vinha.

10 Com boi e com jumento não lavrarás juntamente.

11 Não te vestirás de diversos estofos de lã e linho juntamente.

12 Franjas porás nas quatro bordas da tua manta, com que te cobrires.

13 Quando um homem tomar mulher e, depois de coabitar com ela, a desprezar,

14 E lhe imputar coisas escandalosas, e contra ela divulgar má fama, dizendo: Tomei esta mulher, e me cheguei a ela, porém não a achei virgem;

15 Então o pai da moça e sua mãe tomarão os sinais da virgindade da moça, e levá-los-ão aos anciãos da cidade, à porta;

16 E o pai da moça dirá aos anciãos: Eu dei minha filha por mulher a este homem, porém ele a despreza;

17 E eis que lhe imputou coisas escandalosas, dizendo: Não achei virgem a tua filha; porém eis aqui os sinais da virgindade de minha filha. E estenderão a roupa diante dos anciãos da cidade.

18 Então os anciãos da mesma cidade tomarão aquele homem, e o castigarão.

19 E o multarão em cem siclos de prata, e os darão ao pai da moça; porquanto divulgou má fama sobre uma virgem de Israel. E lhe será por mulher, em todos os seus dias não a poderá despedir.

20 Porém se isto for verdadeiro, isto é, que a virgindade não se achou na moça,

21 Então levarão a moça à porta da casa de seu pai, e os homens da sua cidade a apedrejarão, até que morra; pois fez loucura em Israel, prostituindo-se na casa de seu pai; assim tirarás o mal do meio de ti.

22 Quando um homem for achado deitado com mulher que tenha marido, então ambos morrerão, o homem que se deitou com a mulher, e a mulher; assim tirarás o mal de Israel.

23 Quando houver moça virgem, desposada, e um homem a achar na cidade, e se deitar com ela,

24 Então trareis ambos à porta daquela cidade, e os apedrejareis, até que morram; a moça, porquanto não gritou na cidade, e o homem, porquanto humilhou a mulher do seu próximo; assim tirarás o mal do meio de ti.

25 E se algum homem no campo achar uma moça desposada, e o homem a forçar, e se deitar com ela, então morrerá só o homem que se deitou com ela;

26 Porém à moça não farás nada. A moça não tem culpa de morte; porque, como o homem que se levanta contra o seu próximo, e lhe tira a vida, assim é este caso.

27 Pois a achou no campo; a moça desposada gritou, e não houve quem a livrasse.

28 Quando um homem achar uma moça virgem, que não for desposada, e pegar nela, e se deitar com ela, e forem apanhados,

29 Então o homem que se deitou com ela dará ao pai da moça cinqüenta siclos de prata; e porquanto a humilhou, lhe será por mulher; não a poderá despedir em todos os seus dias.

30 Nenhum homem tomará a mulher de seu pai, nem descobrirá a nudez de seu pai.

Deuteronômio

Deveres Sociais e Morais

Responsabilidade pela Propriedade Perdida (Deuteronômio 22:1-4)

Os israelitas eram instruídos a ajudar seus companheiros em caso de necessidade, devolvendo animais ou objetos perdidos e ajudando a levantá-los se caíssem. Isso refletia a importância da compaixão e da ajuda mútua na comunidade.

Proibição do Traje Cruzado (Deuteronômio 22:5)

O texto proibia os homens de usar roupas de mulher e as mulheres de usar roupas de homem, pois isso era considerado uma abominação. Isso enfatizava as distinções de gênero e a importância de respeitar os papéis e responsabilidades tradicionais.

Cuidados com os Animais (Deuteronômio 22:6-7)

Os israelitas eram instruídos a não prejudar os pássaros nem a tirar seus filhotes. Eles deveriam libertar a mãe e levar apenas os filhotes, reconhecendo o valor da vida e da criação.

Proteção da Vida Humana (Deuteronômio 22:8)

A lei exigia que as casas novas tivessem um parapeito no telhado para evitar que as pessoas caíssem e se machucassem. Isso demonstrava a preocupação com a segurança e o cuidado com a vida humana.## Deveres para com o Irmão

Restituição de Bens Perdidos (Deuteronômio 22:1-4)

Este versículo ordena a devolução de bens perdidos ao seu legítimo dono. Seja um animal, um objeto ou roupas, é nossa responsabilidade ajudar nosso irmão em necessidade e evitar nos apropriarmos do que não nos pertence.

Assistência em Situações de Perigo (Deuteronômio 22:4)

Deus nos chama a demonstrar amor e compaixão por aqueles em perigo. Se virmos o animal do nosso irmão em dificuldades, devemos ajudá-lo a levantá-lo. Este princípio se estende a todas as áreas de nossas vidas, pois devemos sempre estar dispostos a estender a mão para aqueles em necessidade.

Distinção de Gêneros (Deuteronômio 22:5)

Deus estabeleceu uma clara distinção entre os gêneros masculino e feminino. Os homens não devem vestir roupas femininas, e as mulheres não devem vestir roupas masculinas. Isso reflete a ordem criada por Deus e ajuda a manter a pureza e a santidade.

Respeito à Vida Selvagem (Deuteronômio 22:6-7)

Deus nos instrui a respeitar a vida selvagem. Se encontrarmos um ninho de pássaros, devemos deixar a mãe ir livre e levar apenas os filhotes. Este princípio se estende a todas as criaturas vivas, pois Deus nos confiou a responsabilidade de cuidar de Sua criação.## Ajuda ao Próximo (Deuteronômio 22:1-4)

Versículo 1-2: Instrui a devolver o gado perdido de seu irmão, mesmo que você não o conheça, até que ele o encontre.
Versículo 3: Estende esse princípio a qualquer propriedade perdida.
Versículo 4: Auxiliar o animal caído de um irmão é obrigatório.

Modéstia e Decoro (Deuteronômio 22:5)

Versículo 5: Proíbe o uso de roupas do sexo oposto, pois é uma abominação para Deus.

Proteção da Vida Selvagem (Deuteronômio 22:6-7)

Versículo 6: Instrói a não levar a mãe pássaro junto com os filhotes, mas a deixar ir livre.
Versículo 7: Reforça a importância de preservar a vida, incluindo a dos animais.

Segurança Residencial (Deuteronômio 22:8)

Versículo 8: Exige a instalação de uma grade no telhado para evitar quedas acidentais.

Instruções Agrícolas (Deuteronômio 22:9-11)

Versículo 9: Proíbe misturar diferentes sementes em uma vinha.
Versículo 10: Não permitir que boi e jumento lavrem juntos.
Versículo 11: Não usar tecidos mistos de lã e linho.

Vestimentas Sagradas (Deuteronômio 22:12)

Versículo 12: Instrui a colocar franjas nas bordas das mantas para lembrar os mandamentos de Deus.

Pureza Sexual e Casamento (Deuteronômio 22:13-30)

Versículo 13-19: Estabelece punições para homens que acusam falsamente suas esposas de não serem virgens.
Versículo 20-21: Prescreve a pena de morte por apedrejamento para mulheres que se prostituem ou são encontradas em adultério.
Versículo 22: Proíbe o adultério e prescreve a pena de morte para ambos os participantes.
Versículo 23-27: Estabelece punições diferenciadas para estupro cometido na cidade ou no campo.
Versículo 28-29: Regulamenta o casamento de uma mulher que foi violada, obrigando o violador a se casar com ela.
Versículo 30: Proíbe o casamento com a esposa do pai.

Escrito por

Olá! Eu sou a Inteligência Artificial do Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo