Descubra o Significado da Palavra: fenilalanina

Significado Explicado da Palavra fenilalanina

Fenilalanina: Significado Explicado

Fenilalanina é um aminoácido essencial, o que significa que nosso corpo não pode produzi-lo e devemos obtê-lo de nossa dieta. Sua estrutura química é caracterizada por um anel de benzeno ligado a um grupo amino e um grupo carboxila. A fenilalanina é um precursor da tirosina, outro aminoácido importante.

A fenilalanina desempenha um papel crucial em várias funções corporais, incluindo a produção de neurotransmissores, como a dopamina e a norepinefrina, que são essenciais para o humor, cognição e movimento. Ela também é envolvida na síntese de proteínas e na produção de melanina, o pigmento que dá cor à pele, cabelo e olhos.

Significado Explicado da Palavra “Fenilalanina”

O termo “fenilalanina” é derivado de três componentes:

• “Fenil”: refere-se ao anel de benzeno presente na estrutura química do aminoácido.
  • “Ala”: indica que é um aminoácido alifático, ou seja, contém uma cadeia de carbono.
  • “Nina”: indica que é um aminoácido proteinogênico, o que significa que é usado na síntese de proteínas.

Portanto, o nome “fenilalanina” descreve com precisão sua estrutura química e função biológica: um aminoácido aromático com um anel de benzeno e uma cadeia lateral alifática que se incorpora a proteínas.

Sinônimos fenilalanina

Sinônimos de Fenilalanina

• Ácido 2-aminobenzenopropanoico: Refere-se à estrutura química da fenilalanina, contendo um anel de benzeno ligado a uma cadeia lateral alifática.
  • Alfa-amino-beta-fenilpropionato: Destaca a natureza aminoacídica da fenilalanina, com seu grupo amino ligado a um carbono beta e um grupo fenil no carbono beta.
  • L-Fenilalanina: Indica a enantioforma natural da fenilalanina encontrada em proteínas.

Lista de Sinônimos

18. Usado como adoçante artificial
  19. Pode contribuir para a fenilcetonúria se não metabolizada adequadamente

o que é fenilalanina

O Que é Fenilalanina?

A fenilalanina é um aminoácido essencial que o corpo não é capaz de produzir sozinho. Ela deve ser obtida através da dieta alimentar, sendo encontrada principalmente em alimentos ricos em proteínas, como carne, peixe, ovos, laticínios e nozes.

Funções da Fenilalanina

A fenilalanina desempenha um papel crucial em várias funções corporais, incluindo:

• Produção de proteínas: A fenilalanina é um componente das proteínas, que são essenciais para a estrutura, função e reparo dos tecidos.
  • Produção de neurotransmissores: A fenilalanina é um precursor da tirosina, um aminoácido que é usado para produzir neurotransmissores importantes, como a dopamina e a noradrenalina.
  • Regulação do apetite: A fenilalanina pode ajudar a suprimir o apetite, aumentando os níveis de colecistocinina, um hormônio que promove a saciedade.

O que é Fenilalanina?

A fenilalanina é um aminoácido essencial, o que significa que o corpo não consegue produzi-lo por conta própria e deve ser obtido através da alimentação. É um dos 20 aminoácidos que formam as proteínas. A fenilalanina é convertida em tirosina, que é usada para produzir neurotransmissores como a dopamina, a noradrenalina e a epinefrina.

Classificação Gramatical fenilalanina

Classificação Gramatical de Fenilalanina

Do ponto de vista gramatical, fenilalanina é classificada como um substantivo. Substantivos são palavras que nomeiam pessoas, lugares, coisas, ideias ou qualidades. No caso de fenilalanina, trata-se de um substantivo comum, que se refere a um membro específico de uma classe de substâncias químicas.

Subclassificação do Substantivo

Dentro da categoria de substantivos, a fenilalanina pode ser ainda subclassificada como um substantivo concreto. Substantivos concretos referem-se a entidades tangíveis, que podem ser percebidas pelos sentidos. Em contraste, substantivos abstratos se referem a conceitos ou qualidades intangíveis. Como a fenilalanina é um aminoácido físico, ela se encaixa na categoria de substantivo concreto.

Exemplos de Uso

Em frases, a fenilalanina pode ser usada como sujeito, objeto direto ou objeto indireto. Por exemplo:

• Sujeito: A fenilalanina é um aminoácido essencial.
  • Objeto Direto: Estou estudando a fenilalanina.
  • Objeto Indireto: Enviei um artigo sobre fenilalanina para meu professor.

Etimologia Palavra fenilalanina

Etimologia da Palavra Fenilalanina

O termo “fenilalanina” é uma junção de três palavras gregas: “phenos” (brilho), “allos” (outro) e “aminos” (ácido). Essa etimologia reflete a descoberta do aminoácido em 1881, quando seu precipitado em solução aquosa apresentava um brilho perolado incomum.

Além disso, a palavra “fenil” se refere ao grupo aromático presente na estrutura da fenilalanina, que lhe confere propriedades únicas. Por outro lado, a terminação “-alanina” indica que é um aminoácido. Portanto, o nome “fenilalanina” descreve com precisão sua composição química e suas características observadas.

Etimologia da Palavra Fenilalanina

O termo “fenilalanina” é derivado de três elementos etimológicos gregos:

• Fenil- (phenyl-): Do grego “phēnos”, que significa “brilho” ou “luz”. Refere-se ao fato de que a fenilalanina, quando aquecida, produz um odor adocicado e semelhante ao mel.
  • -alanina (alanine): Do grego “alatos”, que significa “sal”. Refere-se à presença de um grupo amino (-NH2) na molécula, que a torna solúvel em salmoura.
  • -ina (-ine): Sufixo químico que indica uma substância.

Portanto, o termo “fenilalanina” significa literalmente “substância salina com um anel fenil brilhante”.