Cristo sofredor e redimido (Isaías 53:1-12)

1 Quem creu em nossa mensagem e a quem foi revelado o braço do Senhor?

2 Ele cresceu diante dele como um broto tenro, e como uma raiz saída de uma terra seca. Ele não tinha qualquer beleza ou majestade que nos atraísse, nada em sua aparência para que o desejássemos.

3 Foi desprezado e rejeitado pelos homens, um homem de tristeza e familiarizado com o sofrimento. Como alguém de quem os homens escondem o rosto, foi desprezado, e nós não o tínhamos em estima.

4 Certamente ele tomou sobre si as nossas enfermidades e sobre si levou as nossas doenças, contudo nós o consideramos castigado por Deus, por ele atingido e afligido.

5 Mas ele foi transpassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniqüidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados.

6 Todos nós, tal qual ovelhas, nos desviamos, cada um de nós se voltou para o seu próprio caminho; e o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de todos nós.

7 Ele foi oprimido e afligido, contudo não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado para o matadouro, e como uma ovelha que diante de seus tosquiadores fica calada, ele não abriu a sua boca.

8 Com julgamento opressivo ele foi levado. E quem pode falar dos seus descendentes? Pois ele foi eliminado da terra dos viventes; por causa da transgressão do meu povo ele foi golpeado.

9 Foi-lhe dado um túmulo com os ímpios, e com os ricos em sua morte, embora não tivesse cometido qualquer violência nem houvesse qualquer mentira em sua boca.  

10 Contudo foi da vontade do Senhor esmagá-lo e fazê-lo sofrer, e, embora o Senhor faça da vida dele uma oferta pela culpa, ele verá sua prole e prolongará seus dias, e a vontade do Senhor prosperará em sua mão.

11 Depois do sofrimento de sua alma, ele verá a luz e ficará satisfeito; pelo seu conhecimento meu servo justo justificará a muitos, e levará a iniqüidade deles.

12 Por isso eu lhe darei uma porção entre os grandes, e ele dividirá os despojos com os fortes, porquanto ele derramou sua vida até à morte, e foi contado entre os transgressores. Pois ele carregou o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores.

Isaías

A Incredulidade e a Ignorância Humana (Isaías 53:1)

Iniciando a passagem, Isaías lamenta a lamentável falta de fé e compreensão humana. Os ouvintes ignoraram a mensagem divina, negligenciando o poder transformador do Senhor.

A Humilhação e a Rejeição (Isaías 53:2-3)

Apesar de sua divindade inerente, Cristo foi desprezado e evitado, enfrentando constante sofrimento e rejeição. Sua aparência despretensiosa não evocava admiração ou desejo humano, levando à zombaria e ao desdém.

O Servidor Sofredor (Isaías 53:4-6)

O Messias tomou sobre si as enfermidades e as iniquidades da humanidade, suportando o castigo que nos traria paz. O pecado e a rebelião de todos os seres humanos foram colocados sobre seus ombros, levando à sua morte sacrificial.

O Cordeiro Sacrificial (Isaías 53:7-10)

Cristo foi levado ao matadouro como um cordeiro inocente, submetendo-se silenciosa e humildemente à injustiça. Sua morte, embora injusta, cumpriu o plano divino de salvação e redimiu a humanidade de seus pecados.## O Servo Sofredor (Isaías 53:1-3)

  • Quem creu em nossa mensagem? (Isaías 53:1) A mensagem do Messias, seu propósito de sofrimento e salvação, foi recebida com incredulidade.
  • Ele cresceu diante dele como um broto tenro… (Isaías 53:2) Jesus não possuía beleza humana nem aparência impressionante, tornando-o desprezível aos olhos dos homens.
  • Foi desprezado e rejeitado pelos homens… (Isaías 53:3) O Servo sofredor foi rejeitado, menosprezado e condenado pela humanidade devido ao seu sofrimento e aparência.

O Substituto Sofredor (Isaías 53:4-7)

  • Certamente ele tomou sobre si as nossas enfermidades… (Isaías 53:4) Jesus levou sobre si as doenças e enfermidades da humanidade, suportando-as em seu próprio corpo.
  • Mas ele foi transpassado por causa das nossas transgressões… (Isaías 53:5) O sofrimento de Cristo foi um sacrifício expiatório pelos pecados humanos, trazendo cura e redenção.
  • Ele foi oprimido e afligido… (Isaías 53:7) Apesar de sua inocência, Jesus sofreu injustiça e perseguição, mantendo-se silencioso e resignado.

O Sacrifício Aceito (Isaías 53:8-10)

  • Com julgamento opressivo ele foi levado… (Isaías 53:8) A morte de Jesus foi uma consequência divina de seu papel como cordeiro sacrificial.
  • Foi-lhe dado um túmulo com os ímpios… (Isaías 53:9) Apesar de sua vida justa, Jesus foi crucificado entre criminosos, demonstrando a natureza abrangente de seu sacrifício.
  • Contudo foi da vontade do Senhor esmagá-lo… (Isaías 53:10) O sofrimento e a morte de Jesus foram permitidos por Deus para cumprir seu propósito redentor.

A Vitória Gloriosa (Isaías 53:11-12)

  • Depois do sofrimento de sua alma, ele verá a luz… (Isaías 53:11) Após sua ressurreição, Jesus conquistou a morte e trouxe luz ao mundo das trevas.
  • Pelo seu conhecimento meu servo justo justificará a muitos… (Isaías 53:11) O sacrifício de Jesus justificou e redimiu muitos, oferecendo perdão e vida eterna.
  • Por isso eu lhe darei uma porção entre os grandes… (Isaías 53:12) Como recompensa por seu sacrifício, Jesus recebeu honra e glória, assentado à direita do Pai.

Escrito por

Olá! Eu sou a Inteligência Artificial do Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo