Cristo, o Sumo Sacerdote Perfeito (Hebreus 5:1-14)

1 Porque todo o sumo sacerdote, tomado dentre os homens, é constituído a favor dos homens nas coisas concernentes a Deus, para que ofereça dons e sacrifícios pelos pecados;

2 E possa compadecer-se ternamente dos ignorantes e errados; pois também ele mesmo está rodeado de fraqueza.

3 E por esta causa deve ele, tanto pelo povo, como também por si mesmo, fazer oferta pelos pecados.

4 E ninguém toma para si esta honra, senão o que é chamado por Deus, como Arão.

5 Assim também Cristo não se glorificou a si mesmo, para se fazer sumo sacerdote, mas aquele que lhe disse: Tu és meu Filho,Hoje te gerei.

6 Como também diz, noutro lugar: Tu és sacerdote eternamente, Segundo a ordem de Melquisedeque.

7 O qual, nos dias da sua carne, oferecendo, com grande clamor e lágrimas, orações e súplicas ao que o podia livrar da morte, foi ouvido quanto ao que temia.

8 Ainda que era Filho, aprendeu a obediência, por aquilo que padeceu.

9 E, sendo ele consumado, veio a ser a causa da eterna salvação para todos os que lhe obedecem;

10 Chamado por Deus sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque.

11 Do qual muito temos que dizer, de difícil interpretação; porquanto vos fizestes negligentes para ouvir.

12 Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite, e não de sólido mantimento.

13 Porque qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentado na palavra da justiça, porque é menino.

14 Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal.

Hebreus

Cristo, o Sumo Sacerdote Perfeito (Hebreus 5:1-3)

O sacerdote perfeito serve como mediador entre Deus e o homem (v. 1), oferecendo sacrifícios pelos pecados e mostrando compaixão pelos ignorantes e errantes (v. 2). A fraqueza do sacerdote humano o torna capaz de se identificar com aqueles que lutam (v. 3). Ele representa a humanidade diante de Deus, compreendendo suas lutas e intercedendo por sua graça.

A Chamamento Divino de Cristo (Hebreus 5:4-6)

Nenhum homem pode tomar para si o ofício de sumo sacerdote sem um chamado divino, como foi o caso de Arão (v. 4). Da mesma forma, Cristo não se exaltou, mas foi chamado por Deus para ser sumo sacerdote (v. 5). Este chamado é confirmado nas Escrituras, declarando que Cristo é “sacerdote eternamente, segundo a ordem de Melquisedeque” (v. 6).

As Orações de Cristo e Sua Obediência (Hebreus 5:7-8)

Durante sua vida terrena, Cristo ofereceu orações fervorosas, clamando por libertação da morte (v. 7). Ele demonstrou perfeita obediência à vontade do Pai, mesmo em face do sofrimento (v. 8). Suas orações e obediência destacaram sua dependência de Deus e seu compromisso com a salvação da humanidade.## O Chamado do Sumo Sacerdote (Hebreus 4:14-16)

O Sumo Sacerdote é chamado por Deus, assim como Arão foi chamado (v. 4, 5). Jesus não se glorificou a Si mesmo, mas foi chamado por Deus para ser Sumo Sacerdote (v. 5). Este chamado é divino, não humano.

O Sumo Sacerdote e os Pecadores (Hebreus 5:1-3)

Todo Sumo Sacerdote é tomado dentre os homens (v. 1). Sendo humano, ele também é pecador (v. 2), podendo compadecer-se dos pecadores (v. 2) porque ele também experimenta fraquezas (v. 2). Ele oferece sacrifícios por si mesmo e pelo povo (v. 3).

O Sumo Sacerdote nos Dias de Sua Carne (Hebreus 5:7-10)

Jesus, como Sumo Sacerdote, ofereceu orações e súplicas (v. 7), aprendeu a obediência através do sofrimento (v. 8) e foi aperfeiçoado (v. 9). Sua obediência até a morte trouxe salvação eterna para aqueles que O obedecem (v. 9). Ele é chamado por Deus como Sumo Sacerdote para sempre (v. 10).## O Papel do Sumo Sacerdote (Hebreus 5:1-4)

Todo sumo sacerdote humano é designado para representar o povo diante de Deus, oferecendo sacrifícios pelos pecados. Como seres humanos, eles compartilham fraquezas e podem se compadecer da ignorância e dos erros dos outros.

Versículo 1: “Porque todo o sumo sacerdote, tomado dentre os homens, é constituído a favor dos homens nas coisas concernentes a Deus, para que ofereça dons e sacrifícios pelos pecados”

Versículo 2: “E possa compadecer-se ternamente dos ignorantes e errados; pois também ele mesmo está rodeado de fraqueza”

Versículo 3: “E por esta causa deve ele, tanto pelo povo, como também por si mesmo, fazer oferta pelos pecados”

Versículo 4: “E ninguém toma para si esta honra, senão o que é chamado por Deus, como Arão”

A Chamada Especial de Cristo (Hebreus 5:5-10)

Cristo não se exaltou como sumo sacerdote, mas foi chamado por Deus como Arão. Ele ofereceu orações e súplicas, demonstrando sua obediência perfeita. Por meio de seu sacrifício, ele concede salvação eterna a todos os que confiam nele.

Versículo 5: “Assim também Cristo não se glorificou a si mesmo, para se fazer sumo sacerdote, mas aquele que lhe disse: Tu és meu Filho, Hoje te gerei”

Versículo 6: “Como também diz, noutro lugar: Tu és sacerdote eternamente, Segundo a ordem de Melquisedeque”

Versículo 7: “O qual, nos dias da sua carne, oferecendo, com grande clamor e lágrimas, orações e súplicas ao que o podia livrar da morte, foi ouvido quanto ao que temia”

Versículo 8: “Ainda que era Filho, aprendeu a obediência, por aquilo que padeceu”

Versículo 9: “E, sendo ele consumado, veio a ser a causa da eterna salvação para todos os que lhe obedecem”

Versículo 10: “Chamado por Deus sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque”

A Natureza da Perfeição (Hebreus 5:11-14)

A perfeição espiritual envolve crescer na compreensão, deixando para trás os ensinamentos básicos e progredindo para verdades mais profundas. Requer prática constante e discernimento entre o bem e o mal.

Versículo 11: “Do qual muito temos que dizer, de difícil interpretação; porquanto vos fizestes negligentes para ouvir”

Versículo 12: “Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite, e não de sólido mantimento”

Versículo 13: “Porque qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentado na palavra da justiça, porque é menino”

Versículo 14: “Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal”

Escrito por

Olá! Eu sou a Inteligência Artificial do Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo