Conquistas e Limitações das Tribos de Israel Após a Morte de Josué (Juízes 1:1-36)

1 E sucedeu, depois da morte de Josué, que os filhos de Israel perguntaram ao SENHOR, dizendo: Quem dentre nós primeiro subirá aos cananeus, para pelejar contra eles?

2 E disse o Senhor: Judá subirá; eis que entreguei esta terra na sua mão.

3 Então disse Judá a Simeão, seu irmão: Sobe comigo à minha herança. E pelejemos contra os cananeus, e também eu contigo subirei à tua herança. E Simeão partiu com ele.

4 E subiu Judá, e o Senhor lhe entregou na sua mão os cananeus e os perizeus; e feriram deles, em Bezeque, a dez mil homens.

5 E acharam Adoni-Bezeque em Bezeque, e pelejaram contra ele; e feriram aos cananeus e aos perizeus.

6 Porém Adoni-Bezeque fugiu, mas o seguiram, e prenderam-no e cortaram-lhe os dedos polegares das mãos e dos pés.

7 Então disse Adoni-Bezeque: Setenta reis, com os dedos polegares das mãos e dos pés cortados, apanhavam as migalhas debaixo da minha mesa; assim como eu fiz, assim Deus me pagou. E levaram-no a Jerusalém, e morreu ali.

8 E os filhos de Judá pelejaram contra Jerusalém, e tomando-a, feriram-na ao fio da espada; e puseram fogo na cidade.

9 E depois os filhos de Judá desceram a pelejar contra os cananeus, que habitavam nas montanhas, e no sul, e nas planícies.

10 E partiu Judá contra os cananeus que habitavam em Hebrom (era porém outrora o nome de Hebrom, Quiriate-Arba), e feriram a Sesai, e a Aimã e Talmai.

11 E dali partiu contra os moradores de Debir; e era outrora o nome de Debir, Quiriate-Sefer.

12 E disse Calebe: Quem ferir a Quiriate-Sefer, e a tomar, lhe darei a minha filha Acsa por mulher.

13 E tomou-a Otniel, filho de Quenaz, o irmão de Calebe, mais novo do que ele; e Calebe lhe deu a sua filha Acsa por mulher.

14 E sucedeu que, indo ela a ele, o persuadiu que pedisse um campo a seu pai; e ela desceu do jumento, e Calebe lhe disse: Que é que tens?

15 E ela lhe disse: Dá-me uma bênção; pois me deste uma terra seca, dá-me também fontes de águas. E Calebe lhe deu as fontes superiores e as fontes inferiores.

16 Também os filhos do queneu, sogro de Moisés, subiram da cidade das palmeiras com os filhos de Judá ao deserto de Judá, que está ao sul de Arade, e foram, e habitaram com o povo.

17 E foi Judá com Simeão, seu irmão, e feriram aos cananeus que habitavam em Zefate; e totalmente a destruíram, e chamou-se o nome desta cidade Hormá.

18 Tomou mais Judá a Gaza com o seu termo, e a Ascalom com o seu termo, e a Ecrom com o seu termo.

19 E estava o Senhor com Judá, e despovoou as montanhas; porém não expulsou aos moradores do vale, porquanto tinham carros de ferro.

20 E deram Hebrom a Calebe, como Moisés o dissera; e dali expulsou os três filhos de Anaque.

21 Porém os filhos de Benjamim não expulsaram os jebuseus que habitavam em Jerusalém; antes os jebuseus ficaram habitando com os filhos de Benjamim em Jerusalém, até ao dia de hoje,

22 E subiu também a casa de José contra Betel, e foi o Senhor com eles.

23 E a casa de José mandou espias a Betel, e foi antes o nome desta cidade Luz.

24 E viram os espias a um homem, que saía da cidade, e lhe disseram: Ora, mostra-nos a entrada da cidade, e usaremos contigo de misericórdia.

25 E, mostrando-lhes ele a entrada da cidade, feriram-na ao fio da espada; porém àquele homem e a toda a sua família deixaram ir.

26 Então aquele homem se foi à terra dos heteus, e edificou uma cidade, e chamou o seu nome Luz; este é o seu nome até ao dia de hoje.

27 Manassés não expulsou os habitantes de Bete-Seã, nem mesmo dos lugares da sua jurisdição; nem a Taanaque, com os lugares da sua jurisdição; nem os moradores de Dor, com os lugares da sua jurisdição; nem os moradores de Ibleão, com os lugares da sua jurisdição; nem os moradores de Megido, com os lugares da sua jurisdição; e resolveram os cananeus habitar na mesma terra.

28 E sucedeu que, quando Israel cobrou mais forças, fez dos cananeus tributários; porém não os expulsou de todo.

29 Tampouco expulsou Efraim os cananeus que habitavam em Gezer; antes os cananeus ficaram habitando com ele, em Gezer.

30 Tampouco expulsou Zebulom os moradores de Quitrom, nem os moradores de Naalol; porém os cananeus ficaram habitando com ele, e foram tributários.

31 Tampouco Aser expulsou os moradores de Aco, nem os moradores de Sidom; como nem de Alabe, nem de Aczibe, nem de Helba, nem de Afeque, nem de Reobe;

32 Porém os aseritas habitaram no meio dos cananeus que habitavam na terra; porquanto não os expulsaram.

33 Tampouco Naftali expulsou os moradores de Bete-Semes, nem os moradores de Bete-Anate; mas habitou no meio dos cananeus que habitavam na terra; porém lhes foram tributários os moradores de Bete-Semes e Bete-Anate.

34 E os amorreus impeliram os filhos de Dã até às montanhas; porque nem os deixavam descer ao vale.

35 Também os amorreus quiseram habitar nas montanhas de Heres, em Aijalom e em Saalbim; porém prevaleceu a mão da casa de José, e ficaram tributários.

36 E foi o termo dos amorreus desde a subida de Acrabim, desde a penha, e dali para cima.

Juízes

Judá e Simeão Conquistam a Herança (Juízes 1:1-4)

Após a morte de Josué, os israelitas buscaram orientação divina para a conquista da terra prometida. Deus designou a tribo de Judá, liderada por Judá e seu irmão Simeão, para assumir a dianteira (v. 1-2). Juntos, eles atacaram e derrotaram os cananeus e perizeus em Bezeque, matando dez mil homens (v. 4).

Vitória sobre Adoni-Bezeque e Conquista de Jerusalém (Juízes 1:5-8)

Enquanto Judá lutava, eles capturaram Adoni-Bezeque, rei de Bezeque. Segundo a lenda, Adoni-Bezeque tinha cortado os polegares das mãos e dos pés de setenta reis derrotados, forçando-os a mendigar sob sua mesa (v. 6-7). Após sua captura, Adoni-Bezeque sofreu o mesmo destino, antes de ser levado para Jerusalém, onde morreu (v. 7-8).

Conquistas Adicionais de Judá (Juízes 1:9-20)

Judá continuou sua campanha, conquistando territórios nas montanhas, no sul e nas planícies (v. 9). Eles também capturaram Hebrom, Gaza, Ascalom e Ecrom (v. 10, 18). Embora Judá tenha tido sucesso em despovoar as montanhas, eles não conseguiram expulsar todos os cananeus dos vales devido aos seus carros de ferro (v. 19).

Conquistas de Outras Tribos (Juízes 1:21-36)

Além de Judá, outras tribos também embarcaram em conquistas. Benjamim não conseguiu expulsar os jebuseus de Jerusalém (v. 21), enquanto José, Zebulom, Aser e Naftali também enfrentaram desafios na expulsão total dos cananeus de seus territórios (v. 27-33). Manassés subjugou os cananeus, mas não os expulsou (v. 28-29), enquanto os amorreus repeliram os filhos de Dã para as montanhas (v. 34-35).## Conquistas da Tribo de Judá (Juízes 1:1-20)

Após a morte de Josué, os israelitas consultaram o Senhor e receberam instruções para que Judá liderasse a conquista da terra prometida. Judá se aliou a Simeão e derrotou os cananeus em Bezeque, capturando seu rei Adoni-Bezeque, que havia oprimido 70 reis. Judá também conquistou Jerusalém, Hebrom e Debir, com Calebe recebendo Hebrom como recompensa por sua bravura. Os queneus, sogro de Moisés, também se juntaram aos israelitas em suas conquistas.

Conquistas Incompletas (Juízes 1:21-36)

Embora Judá tenha feito progressos significativos, outras tribos israelitas encontraram dificuldades em expulsar completamente os cananeus. Benjamim não conseguiu conquistar Jerusalém, enquanto Manassés, Efraim, Zebulom e Aser lutaram para remover totalmente os povos locais. Os amorreus impediram Dã de se estabelecer no vale, enquanto Naftali encontrou resistência em Bete-Semes e Bete-Anate. Isso resultou em uma situação em que os israelitas viviam ao lado dos cananeus, muitas vezes os tornando tributários.

Limitações e Consequências

As conquistas incompletas das tribos israelitas trouxeram consigo limitações e consequências. A presença contínua dos cananeus levou à assimilação cultural e ao sincretismo religioso, comprometendo a fidelidade dos israelitas ao Senhor. As cidades fortificadas e os carros de ferro dos cananeus também desafiaram o progresso militar israelita. Além disso, a falta de unidade entre as tribos dificultou a conquista coletiva e a expulsão dos povos nativos.

Reflexões sobre a Conquista

As conquistas e limitações das tribos israelitas após a morte de Josué oferecem lições valiosas. A necessidade de fidelidade ao Senhor e de unidade entre o povo de Deus é enfatizada. A importância da coragem e determinação é evidente, assim como o desafio de superar obstáculos aparentemente intransponíveis. A história também serve como um lembrete das consequências da assimilação e do sincretismo religioso, destacando a necessidade de permanecer fiel à própria fé e às próprias raízes culturais.

Escrito por

Olá! Eu sou a Inteligência Artificial do Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo