Confissão e Negação diante de Deus e dos Homens (Mateus 10:32-39)

32 “Quem, pois, me confessar diante dos homens, eu também o confessarei diante do meu Pai que está nos céus.

33 Mas aquele que me negar diante dos homens, eu também o negarei diante do meu Pai que está nos céus.

34 “Não pensem que vim trazer paz à terra; não vim trazer paz, mas espada.

35 Pois vim para fazer que ‘o homem fique contra seu pai, a filha contra sua mãe, a nora contra sua sogra;

36 os inimigos do homem serão os da sua própria família’.

37 “Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim;

38 e quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim.

39 Quem acha a sua vida a perderá, e quem perde a sua vida por minha causa a encontrará.

Mateus

Confissão e Negação de Cristo diante dos Homens (Mateus 10:32-33)

Mateus 10:32 afirma: “Quem, pois, me confessar diante dos homens, eu também o confessarei diante do meu Pai que está nos céus.” Confessar a Cristo diante dos homens significa reconhecê-lo abertamente como nosso Senhor e Salvador. Em contrapartida, Mateus 10:33 adverte: “Mas aquele que me negar diante dos homens, eu também o negarei diante do meu Pai que está nos céus.” Negar a Cristo diante dos homens é repudiá-lo, recusando-nos a reconhecê-lo ou segui-lo.

O Custo da Divisão (Mateus 10:34-36)

Mateus 10:34 declara: “Não pensem que vim trazer paz à terra; não vim trazer paz, mas espada.” A mensagem do evangelho pode criar divisão, pois desafia os valores e crenças mundanos. Em Mateus 10:35-36, Jesus prediz que a adesão a ele pode levar à alienação familiar: “Pois vim para fazer que ‘o homem fique contra seu pai, a filha contra sua mãe, a nora contra sua sogra; os inimigos do homem serão os da sua própria família’.”

O Amor a Deus Acima de Tudo (Mateus 10:37-38)

Jesus enfatiza a prioridade do amor a Deus acima de tudo: Mateus 10:37 afirma: “Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim.” Embora os relacionamentos familiares sejam valiosos, nosso amor por Cristo deve superá-los. Mateus 10:38 acrescenta: “e quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim.” Seguir a Cristo requer sacrifício e uma disposição para carregar nossos fardos, assim como ele carregou sua cruz.## Confissão e Negação Diante dos Homens e de Deus (Mateus 10:32-33)

Nestes versículos, Jesus enfatiza a importância de confessá-lo diante dos homens. Aqueles que o fizerem serão recompensados, enquanto aqueles que o negarem sofrerão as consequências. Isso nos lembra que nossa fé não é meramente uma crença privada, mas também deve ser expressa publicamente.

A Espada da Divisão (Mateus 10:34-36)

Apesar de sua mensagem de amor, Jesus declara que não veio trazer paz, mas divisão. Suas palavras e ações revelariam as diferenças entre aqueles que o seguiam e aqueles que o rejeitavam. Isso resultaria em conflitos familiares, pois os laços sagrados seriam desafiados pela lealdade a Cristo.

O Amor que Transcende (Mateus 10:37-38)

Amar pai, mãe, filho ou filha é importante, mas não deve superar nosso amor por Jesus. Os laços familiares podem dificultar o seguimento de Cristo, mas aqueles que escolherem seguir sua cruz e renunciar a todas as outras lealdades serão considerados dignos dele.

Vida Perdida e Vida Encontrada (Mateus 10:39)

Paradoxalmente, aqueles que buscam preservar sua vida a perderão. No entanto, aqueles que estão dispostos a sacrificar suas vidas por causa de Jesus a encontrarão em uma nova e eterna dimensão. Este é o paradoxo cristão: perder para ganhar e morrer para viver.## Confissão e Negação Diante de Deus e dos Homens (Mt 10:32-33)

Confissão e Recompensa

32 “Quem, pois, me confessar diante dos homens, eu também o confessarei diante do meu Pai que está nos céus.”

Jesus promete reconhecer e recompensar aqueles que o confessam abertamente, mesmo diante da perseguição ou zombaria. Esta confissão é um ato de fé e lealdade que agrada a Deus e atrai sua bênção.

Negação e Consequências

33 “Mas aquele que me negar diante dos homens, eu também o negarei diante do meu Pai que está nos céus.”

Por outro lado, aqueles que negam Jesus ou têm vergonha dele podem esperar ser negados por ele diante de Deus. Esta negação é uma grave consequência da rejeição do Evangelho e leva à separação eterna.

Escrito por

Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo