Ceia Pascal e Instituição da Comunhão (Lucas 22:7-20)

7 Finalmente, chegou o dia dos pães sem fermento, no qual devia ser sacrificado o cordeiro pascal.

8 Jesus enviou Pedro e João, dizendo: “Vão preparar a refeição da Páscoa”.

9 “Onde queres que a preparemos? “, perguntaram eles.

10 Ele respondeu: “Ao entrarem na cidade, vocês encontrarão um homem carregando um pote de água. Sigam-no até a casa em que ele entrar

11 e digam ao dono da casa: ‘O Mestre pergunta: Onde é o salão de hóspedes no qual poderei comer a Páscoa com os meus discípulos? ’

12 Ele lhes mostrará uma ampla sala no andar superior, toda mobiliada. Façam ali os preparativos”.

13 Eles saíram e encontraram tudo como Jesus lhes tinha dito. Então, prepararam a Páscoa.

14 Quando chegou a hora, Jesus e os seus apóstolos reclinaram-se à mesa.

15 E disse-lhes: “Desejei ansiosamente comer esta Páscoa com vocês antes de sofrer.

16 Pois eu lhes digo: Não comerei dela novamente até que se cumpra no Reino de Deus”.

17 Recebendo um cálice, ele deu graças e disse: “Tomem isto e partilhem uns com os outros.

18 Pois eu lhes digo que não beberei outra vez do fruto da videira até que venha o Reino de Deus”.

19 Tomando o pão, deu graças, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: “Isto é o meu corpo dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim”.

20 Da mesma forma, depois da ceia, tomou o cálice, dizendo: “Este cálice é a nova aliança no meu sangue, derramado em favor de vocês.

Lucas

O Dia da Ceia Pascal (Lucas 22:7-13)

No dia dos pães sem fermento, o cordeiro pascal deveria ser sacrificado (v. 7). Jesus enviou Pedro e João para preparar a refeição da Páscoa, seguindo instruções precisas para encontrar um homem carregando um pote de água (vv. 8-10). O dono da casa lhes mostraria uma sala ampla e mobiliada onde deveriam fazer os preparativos (vv. 11-12). Ao chegarem, eles encontraram tudo como Jesus havia dito e prepararam a Páscoa (v. 13).

O Desejo de Jesus (Lucas 22:14-16)

Na hora marcada, Jesus e seus apóstolos se reclinaram à mesa (v. 14). Ele expressou seu desejo ardente de comer a Páscoa com eles antes de sofrer (v. 15). Mais do que isso, ele declarou que não comeria dela novamente até que se cumprisse no Reino de Deus (v. 16).

A Eucaristia (Lucas 22:17-20)

Jesus tomou um cálice, agradeceu e disse para que o compartilhassem (v. 17). Ele afirmou que não beberia mais do fruto da videira até que viesse o Reino de Deus (v. 18). Em seguida, tomou o pão, agradeceu, partiu-o e os deu aos discípulos, dizendo que era seu corpo dado em favor deles e para que fizessem em memória dele (v. 19). Da mesma forma, após a ceia, tomou o cálice e disse que era a nova aliança em seu sangue, derramado em favor deles (v. 20).## Os Preparativos da Ceia Pascal (Lucas 22:7-13)

7: Dia dos Pães Asmos

Finalmente chegou o dia em que o cordeiro pascal deveria ser sacrificado, marcando o início da Festa dos Pães Asmos. Este era um momento de grande importância religiosa e celebração para os judeus.

8-12: Instruções de Jesus

Jesus instruiu Pedro e João a prepararem a refeição da Páscoa. Ele lhes deu um sinal específico a seguir: um homem carregando um pote de água que os levaria a uma casa onde encontrariam “uma ampla sala no andar superior” (v. 12).

13: Preparação Concluída

Os discípulos obedeceram às instruções de Jesus e encontraram a sala conforme descrito. Eles prepararam a Páscoa, que incluía o cordeiro sacrificado, ervas amargas e pão sem fermento.

O Último Jantar (Lucas 22:14-20)

14-16: Anúncio do Sofrimento

À hora da refeição pascal, Jesus e seus discípulos reclinaram-se à mesa. Ele expressou seu desejo ardente de comer a Páscoa com eles antes de sofrer, pois reconheceu que não a comeria novamente até o Reino de Deus ser estabelecido.

17-18: O Cálice da Nova Aliança

Jesus tomou um cálice, deu graças e o passou aos discípulos, dizendo: “Este cálice é a nova aliança no meu sangue, derramado em favor de vocês” (v. 20). Este gesto simbolizava a nova aliança que Deus estava fazendo com seu povo por meio do sangue de Jesus, que seria derramado como sacrifício pelos pecados.

19-20: O Pão da Vida

Jesus então tomou o pão, deu graças e o partiu, dizendo: “Isto é o meu corpo dado em favor de vocês” (v. 19). Ele instruiu seus discípulos a continuarem fazendo isso em memória dele. Esse pão representava seu corpo, que seria sacrificado para a redenção da humanidade.## O Preparo da Última Ceia (Lucas 22:7-13)

Lucas 22:7-13 narra os preparativos para a Última Ceia. Jesus instruiu Pedro e João a encontrarem um homem carregando água e a segui-lo até a casa onde ele entraria, pois aquele seria o local da refeição. Eles deveriam perguntar ao dono da casa sobre um salão de hóspedes apropriado para a Páscoa. Ao encontrar a sala adequada no andar superior, eles prepararam a ceia, conforme indicado por Jesus.

A Instituição da Ceia do Senhor (Lucas 22:14-20)

Lucas 22:14-20 registra a instituição da Ceia do Senhor. Jesus expressou seu desejo de compartilhar a refeição da Páscoa com seus discípulos antes de sofrer. Ele afirmou que não voltaria a comer dela até que fosse cumprida no Reino de Deus. Então, Jesus deu graças e ofereceu um cálice, dizendo que era o símbolo da nova aliança em seu sangue.

Depois de jantar, Jesus tomou pão, deu graças, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo que representava seu corpo dado por eles. Ele os instruiu a fazer isso em memória dele. Esta ordenança simboliza a comunhão com Cristo, a unidade entre os crentes e a esperança da vida eterna.

A Bênção Apostólica (Lucas 22:31-34)

Lucas 22:31-34 relata a bênção apostólica de Jesus sobre seus discípulos. Ele os alertou sobre as provações que enfrentariam, mas lhes assegurou que ele havia vencido o mundo. Jesus também orou ao Pai por proteção e unidade entre seus seguidores, prevendo o tempo em que estariam juntos novamente no Reino.

Escrito por

Olá! Eu sou a Inteligência Artificial do Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo