Carta de Paulo aos Colossenses: (Colossenses 1:1-23, 24-29)

1 Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, e o irmão Timóteo,

2 aos santos e fiéis irmãos em Cristo que estão em Colossos: A vocês, graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo.

3 Sempre agradecemos a Deus, o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, quando oramos por vocês,

4 pois temos ouvido falar da fé que vocês têm em Cristo Jesus e do amor por todos os santos,

5 por causa da esperança que lhes está reservada nos céus, a respeito da qual vocês ouviram por meio da palavra da verdade, o evangelho

6 que chegou até vocês. Por todo o mundo este evangelho vai frutificando e crescendo, como também ocorre entre vocês, desde o dia em que o ouviram e entenderam a graça de Deus em toda a sua verdade.

7 Vocês o aprenderam de Epafras, nosso amado cooperador, fiel ministro de Cristo para conosco,

8 que também nos falou do amor que vocês têm no Espírito.

9 Por essa razão, desde o dia em que o ouvimos, não deixamos de orar por vocês e de pedir que sejam cheios do pleno conhecimento da vontade de Deus, com toda a sabedoria e entendimento espiritual.

10 E isso para que vocês vivam de maneira digna do Senhor e em tudo possam agradá-lo, frutificando em toda boa obra, crescendo no conhecimento de Deus e

11 sendo fortalecidos com todo o poder, de acordo com a força da sua glória, para que tenham toda a perseverança e paciência com alegria,

12 dando graças ao Pai, que nos tornou dignos de participar da herança dos santos no reino da luz.

13 Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado,

14 em quem temos a redenção, a saber, o perdão dos pecados.

15 Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação,

16 pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos ou soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele.

17 Ele é antes de todas as coisas, e nele tudo subsiste.

18 Ele é a cabeça do corpo, que é a igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a supremacia.

19 Pois foi do agrado de Deus que nele habitasse toda a plenitude,

20 e por meio dele reconciliasse consigo todas as coisas, tanto as que estão na terra quanto as que estão no céu, estabelecendo a paz pelo seu sangue derramado na cruz.

21 Antes vocês estavam separados de Deus e, em suas mentes, eram inimigos por causa do mau procedimento de vocês.

22 Mas agora ele os reconciliou pelo corpo físico de Cristo, mediante a morte, para apresentá-los diante dele santos, inculpáveis e livres de qualquer acusação,

23 desde que continuem alicerçados e firmes na fé, sem se afastarem da esperança do evangelho, que vocês ouviram e que tem sido proclamado a todos os que estão debaixo do céu. Esse é o evangelho do qual eu, Paulo, me tornei ministro.

24 Agora me alegro em meus sofrimentos por vocês, e completo no meu corpo o que resta das aflições de Cristo, em favor do seu corpo, que é a igreja.

25 Dela me tornei ministro de acordo com a responsabilidade por Deus a mim atribuída de apresentar-lhes plenamente a palavra de Deus,

26 o mistério que esteve oculto durante épocas e gerações, mas que agora foi manifestado a seus santos.

27 A eles quis Deus dar a conhecer entre os gentios a gloriosa riqueza deste mistério, que é Cristo em vocês, a esperança da glória.

28 Nós o proclamamos, advertindo e ensinando a cada um com toda a sabedoria, a fim de que apresentemos todo homem perfeito em Cristo.

29 Para isso eu me esforço, lutando conforme a sua força, que atua poderosamente em mim.

Colossenses

Deus é a Fonte de Nossa Gratidão (Colossenses 1:3-8)

Paulo e Timóteo expressam sua gratidão a Deus pelas virtudes dos crentes em Colossos, incluindo sua fé em Cristo, amor pelos santos e esperança na glória celestial. Eles atribuem isso à pregação do evangelho por Epafras, que revelou o amor deles no Espírito.

A Plenitude de Deus em Cristo (Colossenses 1:9-20)

Os apóstolos oram para que os crentes sejam cheios do conhecimento da vontade de Deus e vivam de acordo com ela. Eles enfatizam a supremacia de Cristo como criador, sustentador e cabeça da igreja. Deus habitou plenamente em Cristo e reconciliou consigo todas as coisas por meio de Sua morte na cruz.

O Evangelho da Reconciliação (Colossenses 1:21-23)

Paulo lembra aos crentes que eles estavam alienados de Deus devido ao pecado, mas que agora foram reconciliados por meio do sacrifício de Cristo. Ele exorta-os a permanecerem firmes na fé e a evitarem se desviar da esperança do evangelho, pois ele foi proclamado a todos os que estão debaixo do céu.

O Mistério de Cristo (Colossenses 1:24-29)

Paulo se alegra em seus sofrimentos, pois eles completam as aflições de Cristo em favor da igreja. Ele explica que é ministro do mistério que foi revelado aos santos: Cristo em nós, a esperança da glória. Paulo se esforça para apresentar cada crente perfeito em Cristo, advertindo e ensinando com toda sabedoria.## Saudação e Agradecimento (Colossenses 1:1-2)
* Paulo e Timóteo enviam saudações aos “santos e fiéis irmãos em Cristo” em Colossos, desejando-lhes “graça e paz” de Deus Pai e Jesus Cristo.
* Eles expressam gratidão a Deus pelos relatos da fé e do amor dos colossenses, que incluem uma esperança celestial baseada no evangelho (vv. 3-6).

Oração pela Preenchimento do Conhecimento Divino (Colossenses 1:9-12)

  • Paulo e Timóteo oram para que os colossenses sejam preenchidos com sabedoria e entendimento espiritual, levando a uma vida digna e agradável a Deus (vv. 9-10).
  • Eles pedem força, perseverança e alegria para que os colossenses testemunhem a glória de Deus e herdem a luz do Reino celestial (vv. 11-12).

A Redenção em Cristo (Colossenses 1:13-23)

  • Paulo enfatiza a libertação dos colossenses das trevas para o Reino de Deus através do sacrifício de Cristo (vv. 13-14).
  • Cristo, a imagem do Deus invisível, é o criador de todas as coisas e o sustentador da existência (vv. 15-17).
  • Como chefe da igreja, Cristo reconciliou a humanidade com Deus através de sua morte, oferecendo perdão e santidade (vv. 18-22).
  • Os colossenses são exortados a permanecer firmes na fé, apesar das provações, pois o evangelho foi pregado a todas as nações (v. 23).

O Ministério de Paulo (Colossenses 1:24-29)

  • Paulo se alegra em seus sofrimentos por causa da igreja, completando “o que resta das aflições de Cristo” (vv. 24-25).
  • Como ministro do evangelho, ele é responsável por revelar o mistério de Cristo aos gentios, a esperança da glória (vv. 26-27).
  • O objetivo de Paulo é apresentar todos os crentes perfeitos em Cristo, ensinando-os com sabedoria e admoestando-os (vv. 28-29).

Escrito por

Olá! Eu sou a Inteligência Artificial do Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo