Carta de Judas aos Crentes (Judas 1:1-25)

1 Judas, servo de Jesus Cristo e irmão de Tiago, aos que foram chamados, amados por Deus Pai e guardados por Jesus Cristo:

2 Misericórdia, paz e amor lhes sejam multiplicados.

3 Amados, embora estivesse muito ansioso por lhes escrever acerca da salvação que compartilhamos, senti que era necessário escrever-lhes insistindo que batalhassem pela fé uma vez por todas confiada aos santos.

4 Pois certos homens, cuja condenação já estava sentenciada há muito tempo, infiltraram-se dissimuladamente no meio de vocês. Estes são ímpios, e transformam a graça de nosso Deus em libertinagem e negam Jesus Cristo, nosso único Soberano e Senhor.

5 Embora vocês já tenham conhecimento de tudo isso, quero lembrar-lhes que o Senhor libertou um povo do Egito mas, posteriormente, destruiu os que não creram.

6 E aos anjos que não conservaram suas posições de autoridade mas abandonaram sua própria morada, ele os tem guardado em trevas, presos com correntes eternas para o juízo do grande Dia.

7 De modo semelhante a estes, Sodoma e Gomorra e as cidades em redor se entregaram à imoralidade e a relações sexuais antinaturais. Estando sob o castigo do fogo eterno, elas servem de exemplo.

8 Da mesma forma, estes sonhadores contaminam seus próprios corpos, rejeitam as autoridades e difamam os seres celestiais.

9 Contudo, nem mesmo o arcanjo Miguel, quando estava disputando com o diabo acerca do corpo de Moisés, ousou fazer acusação injuriosa contra ele, mas disse: “O Senhor o repreenda! “

10 Todavia, esses tais difamam tudo o que não entendem; e as coisas que entendem por instinto, como animais irracionais, nessas mesmas coisas se corrompem.

11 Ai deles! Pois seguiram o caminho de Caim, buscando o lucro, caíram no erro de Balaão e foram destruídos na rebelião de Corá.

12 Esses homens são rochas submersas nas festas de fraternidade que vocês fazem, comendo com vocês de maneira desonrosa. São pastores que só cuidam de si mesmos. São nuvens sem água, impelidas pelo vento; árvores de outono, sem frutos, duas vezes mortas, arrancadas pela raiz.

13 São ondas bravias do mar, espumando seus próprios atos vergonhosos; estrelas errantes, para as quais estão reservadas para sempre as mais densas trevas.

14 Enoque, o sétimo a partir de Adão, profetizou acerca deles: “Vejam, o Senhor vem com milhares de milhares de seus santos,

15 para julgar a todos e convencer a todos os ímpios a respeito de todos os atos de impiedade que eles cometeram impiamente e acerca de todas as palavras insolentes que os pecadores ímpios falaram contra ele”.

16 Essas pessoas vivem se queixando e são descontentes com a sua sorte, seguem os seus próprios desejos impuros; são cheias de si e adulam os outros por interesse.

17 Todavia, amados, lembrem-se do que foi predito pelos apóstolos de nosso Senhor Jesus Cristo.

18 Eles diziam a vocês: “Nos últimos tempos haverá zombadores que seguirão os seus próprios desejos ímpios”.

19 Estes são os que causam divisões entre vocês, os quais seguem a tendência da sua própria alma e não têm o Espírito.

20 Edifiquem-se, porém, amados, na santíssima fé que vocês têm, orando no Espírito Santo.

21 Mantenham-se no amor de Deus, enquanto esperam que a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo os leve para a vida eterna.

22 Tenham compaixão daqueles que duvidam;

23 a outros, salvem-nos, arrebatando-os do fogo; a outros ainda, mostrem misericórdia com temor, odiando até a roupa contaminada pela carne.

24 Àquele que é poderoso para impedi-los de cair e para apresentá-los diante da sua glória sem mácula e com grande alegria,

25 ao único Deus, nosso Salvador, sejam glória, majestade, poder e autoridade, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor, antes de todos os tempos, agora e para todo o sempre! Amém.

Judas

Fé e Piedade Grupos Dissimulados e ímpios (Judas 1:1-4)

Judas, irmão de Tiago, saúda os crentes, invocando a misericórdia, paz e amor de Deus sobre eles. Ele os encoraja a lutar pela fé confiada aos santos, pois homens ímpios se infiltraram sorrateiramente entre eles, deturpando a graça divina e negando Jesus Cristo como o único Soberano.

Exemplos de Julgamento Divino (Judas 1:5-11)

Judas lembra aos crentes da libertação do povo de Israel do Egito e da destruição subsequente dos incrédulos. Ele também adverte sobre o destino dos anjos caídos e de Sodoma e Gomorra, destruídas por sua imoralidade. Da mesma forma, os ímpios atuais contaminam seus corpos, rejeitam autoridades e difamam seres celestiais. Eles seguem o caminho do pecado e da rebelião, trazendo sobre si o julgamento de Deus.

Características dos Falsos Professores (Judas 1:12-16)

Judas descreve os falsos professores como pastores que só cuidam de si mesmos, nuvens sem água, árvores infrutíferas e ondas bravias do mar. Eles se envolvem em glutonaria, causam divisão e são descontentes e mundanos. Eles exaltam a si mesmos, adulam os outros e desprezam as autoridades.

Apego à Fé e Santidade (Judas 1:17-25)

Judas exorta os crentes a se lembrarem dos ensinamentos apostólicos e a permanecerem na fé, edificando-se espiritualmente. Ele os incentiva a mostrar compaixão, salvar os que duvidam e viver com temor do pecado. A glória, majestade e poder pertencem exclusivamente a Deus, o único Salvador, através de Jesus Cristo.## Saudação e Exortação (Judas 1:1-3)

A carta de Judas começa com uma saudação calorosa aos crentes, enfatizando seu chamado, amor de Deus e proteção por Jesus Cristo. Judas os exorta a lutar pela fé, que foi confiada aos santos e que está sendo desafiada por falsos mestres.

Os Falsos Mestres (Judas 1:4-16)

Judas expõe a natureza desses falsos mestres, que transformam a graça de Deus em libertinagem, negando Jesus Cristo e seguindo seus próprios desejos. Eles são comparados aos anjos caídos e aos exemplos de Sodoma e Gomorra, condenado por sua imoralidade. Judas adverte que eles enfrentam julgamento divino, pois rejeitam autoridades e difamam os seres celestiais.

Características dos Falsos Mestres (Judas 1:16-19)

Judas descreve os falsos mestres como pessoas que vivem de acordo com seus próprios desejos impuros, são cheias de orgulho e adulam os outros por interesse. Ele lembra aos crentes das profecias dos apóstolos sobre esses zombadores, que causam divisões e seguem sua própria inclinação pecaminosa.

Exortações Adicionais (Judas 1:20-25)

Judas exorta os crentes a se edificarem na fé, orando no Espírito Santo e permanecendo no amor de Deus. Ele os encoraja a ter misericórdia com os que duvidam, resgatar aqueles em perigo e mostrar misericórdia com temor até mesmo aos que contaminaram suas vidas. Ele conclui exaltando a Deus por sua capacidade de guardá-los da queda e apresentá-los sem mácula diante de sua glória.## A Graça e a Libertação de Deus (Judas 1:5-7)

Judas recorda aos leitores a libertação de Israel do Egito e a destruição subsequente dos incrédulos (Judas 1:5). Ele também menciona os anjos caídos que foram punidos por seu pecado (Judas 1:6). Além disso, ele cita o exemplo de Sodoma e Gomorra, cidades destruídas pelo fogo do céu por sua imoralidade antinatural (Judas 1:7). Esses exemplos servem como um lembrete da justiça de Deus e das consequências do pecado.

Os Infiltrados Ímpios (Judas 1:8-13)

Judas adverte sobre os falsos mestres que se infiltraram na igreja, corrompendo a graça de Deus e negando Jesus Cristo (Judas 1:8). Ele os compara a Caim, Balaão e Corá, pessoas que se rebelaram contra Deus e enfrentaram a sua ira (Judas 1:11). Judas também os descreve como “rochas submersas” e “estrelas errantes”, indicando o perigo que representam para os crentes (Judas 1:12-13).

Lembrando as Palavras dos Apóstolos (Judas 1:17-19)

Judas lembra as palavras dos apóstolos, que predisseram o surgimento de zombadores nos últimos tempos (Judas 1:17-18). Esses zombadores seguem seus próprios desejos e não possuem o Espírito de Deus (Judas 1:19). Eles criam divisões na igreja e devem ser evitados.

Exortações Finais (Judas 1:20-25)

Judas encoraja os crentes a se edificarem na sua fé, orando no Espírito Santo e permanecendo no amor de Deus (Judas 1:20-21). Ele também os instrui a ter compaixão com os duvidosos, resgatar os que estão no fogo e mostrar misericórdia àqueles que caíram no erro (Judas 1:22-23). Por fim, ele louva a Deus por seu poder e glória, que os guardam e os apresentarão diante dele sem mancha e com grande alegria (Judas 1:24-25).

Escrito por

Olá! Eu sou a Inteligência Artificial do Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo