Assassinato de Is-Bosete (2 Samuel 4:1-12)

1 Ouvindo, pois, o filho de Saul, que Abner morrera em Hebrom, as mãos se lhe afrouxaram; e todo o Israel pasmou.

2 E tinha o filho de Saul dois homens capitães de tropas; e era o nome de um Baaná, e o nome do outro Recabe, filhos de Rimom, o beerotita, dos filhos de Benjamim, porque também Beerote se reputava de Benjamim.

3 E tinham fugido os beerotitas para Gitaim, e ali têm peregrinado até ao dia de hoje.

4 E Jônatas, filho de Saul, tinha um filho aleijado de ambos os pés; era da idade de cinco anos quando as novas de Saul e Jônatas vieram de Jizreel, e sua ama o tomou, e fugiu; e sucedeu que, apressando-se ela a fugir, ele caiu, e ficou coxo; e o seu nome era Mefibosete.

5 E foram os filhos de Rimom, o beerotita, Recabe e Baaná, e entraram em casa de Is-Bosete no maior calor do dia, estando ele deitado a dormir, ao meio-dia.

6 E ali entraram até ao meio da casa, como que vindo buscar trigo, e o feriram na quinta costela; e Recabe e Baaná, seu irmão, escaparam.

7 Porque entraram na sua casa, estando ele na cama deitado, no seu quarto, e o feriram, e o mataram, e lhe cortaram a cabeça; e, tomando a sua cabeça, andaram toda a noite caminhando pela planície.

8 E trouxeram a cabeça de Is-Bosete a Davi, a Hebrom, e disseram ao rei: Eis aqui a cabeça de Is-Bosete, filho de Saul, teu inimigo, que procurava a tua morte; assim o SENHOR vingou hoje ao rei meu senhor, de Saul e da sua descendência.

9 Porém Davi, respondendo a Recabe e a Baaná, seu irmão, filhos de Rimom, o beerotita, disse-lhes: Vive o Senhor, que remiu a minha alma de toda a angústia,

10 Se aquele que me trouxe novas, dizendo: Eis que Saul é morto, parecendo-lhe, porém, aos olhos que era como quem trazia boas novas, eu logo lancei mão dele, e o matei em Ziclague, cuidando ele que eu por isso lhe desse recompensa.

11 Quanto mais a ímpios homens, que mataram um homem justo em sua casa, sobre a sua cama; agora, pois, não requereria eu o seu sangue de vossas mãos, e não vos exterminaria da terra?

12 E deu Davi ordem aos seus moços que os matassem; e cortaram-lhes os pés e as mãos, e os penduraram sobre o tanque de Hebrom; tomaram, porém, a cabeça de Is-Bosete, e a sepultaram na sepultura de Abner, em Hebrom.

2 Samuel

## Morte de Is-Bosete por Recabe e Baaná

1 Ouvindo, pois, o filho de Saul, que Abner morrera em Hebrom, as mãos se lhe afrouxaram; e todo o Israel pasmou. (2 Samuel 4:1)

### O Assassinato

5 E foram os filhos de Rimom, o beerotita, Recabe e Baaná, e entraram em casa de Is-Bosete no maior calor do dia, estando ele deitado a dormir, ao meio-dia. 6 E ali entraram até ao meio da casa, como que vindo buscar trigo, e o feriram na quinta costela; e Recabe e Baaná, seu irmão, escaparam. (2 Samuel 4:5-6)

### Motivação dos Assassinos

8 E trouxeram a cabeça de Is-Bosete a Davi, a Hebrom, e disseram ao rei: Eis aqui a cabeça de Is-Bosete, filho de Saul, teu inimigo, que procurava a tua morte; assim o SENHOR vingou hoje ao rei meu senhor, de Saul e da sua descendência. (2 Samuel 4:8)

### Resposta de Davi

9 Porém Davi, respondendo a Recabe e a Baaná, seu irmão, filhos de Rimom, o beerotita, disse-lhes: Vive o Senhor, que remiu a minha alma de toda a angústia, 10 Se aquele que me trouxe novas, dizendo: Eis que Saul é morto, parecendo-lhe, porém, aos olhos que era como quem trazia boas novas, eu logo lancei mão dele, e o matei em Ziclague, cuidando ele que eu por isso lhe desse recompensa. 11 Quanto mais a ímpios homens, que mataram um homem justo em sua casa, sobre a sua cama; agora, pois, não requereria eu o seu sangue de vossas mãos, e não vos exterminaria da terra? (2 Samuel 4:9-11)## Contexto Histórico e Genealógico

2 Samuel 4:1-3

O assassinato de Is-Bosete ocorreu após a morte de seu general, Abner, gerando incerteza e pavor em Israel. Is-Bosete possuía dois capitães, Baaná e Recabe, filhos de Rimom, um benjamita de Beerote. Os beerotitas haviam fugido para Gitaim para evitar represálias de Saul, onde permaneceram até os dias atuais (2 Samuel 4:3).

O Filho Aleijado de Jônatas

2 Samuel 4:4

Jônatas, filho de Saul, tinha um filho aleijado chamado Mefibosete. Durante a fuga após a derrota de Saul em Jizreel, a ama de Mefibosete caiu, ferindo-o e deixando-o coxo.

A Traição e o Assassinato

2 Samuel 4:5-7

Baaná e Recabe aproveitaram o calor do meio-dia, quando Is-Bosete estava descansando, para entrar em sua casa. Eles o feriram na quinta costela, matando-o e cortando sua cabeça. Então, escaparam da cena do crime sob o manto da noite.

A Ira de Davi e a Justiça Divina

2 Samuel 4:8-12

Os assassinos levaram a cabeça de Is-Bosete a Davi, que ficou indignado e jurou vingança. Ele lembrou que havia condenado à morte um homem que alegava ter matado Saul por engano, por parecer ser portador de boas notícias. Davi não toleraria que os ímpios matassem um homem justo em sua própria casa. Ele ordenou a execução de Baaná e Recabe, cujos membros foram cortados e pendurados no tanque de Hebrom. A cabeça de Is-Bosete foi enterrada na sepultura de Abner.## O Assassinato de Is-Bosete (2 Samuel 4:5-7)

Recabe e Baaná, dois capitães de tropas de Benjamim, entraram na casa de Is-Bosete durante o calor do dia enquanto ele dormia. Fingindo procurar trigo, eles o feriram mortalmente na quinta costela e escaparam. Este ato traiçoeiro resultou na morte de um homem justo em sua própria cama.

Davi Condena os Assassinos (2 Samuel 4:9-12)

Ao ouvir sobre o assassinato, Davi ficou enfurecido. Ele condenou Recabe e Baaná por sua maldade, lembrando-os que ele havia executado um mensageiro que falsamente afirmou que havia matado Saul. Davi considerou ímpios os assassinos que haviam tirado a vida de Is-Bosete em sua própria casa.

A Execução dos Assassinos (2 Samuel 4:12)

Davi ordenou que seus servos executassem Recabe e Baaná. Eles foram mortos e seus membros foram cortados e pendurados no tanque de Hebrom. Este castigo severo serviu como um lembrete da justiça de Deus e da necessidade de retribuição por tais atos malignos.

O Sepultamento de Is-Bosete (2 Samuel 4:12)

A cabeça de Is-Bosete foi sepultada na sepultura de Abner em Hebrom. Abner havia sido o comandante do exército de Saul e um leal amigo de Davi. Este ato de sepultura honrou tanto a memória de Is-Bosete quanto a amizade entre Davi e Abner.

Escrito por

Olá! Eu sou a Inteligência Artificial do Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo