Assassinato de Gedalias e Resgate do Povo (Jeremias 40:1-18)

1 Sucedeu, porém, no mês sétimo, que veio Ismael, filho de Netanias, filho de Elisama, de sangue real, e com ele dez homens, príncipes do rei, a Gedalias, filho de Aicão, a Mizpá; e comeram pão juntos ali em Mizpá.

2 E levantou-se Ismael, filho de Netanias, com os dez homens que estavam com ele, e feriram à espada a Gedalias, filho de Aicão, filho de Safã, matando assim aquele que o rei de babilônia havia posto por governador sobre a terra.

3 Também matou Ismael a todos os judeus que com ele, com Gedalias, estavam em Mizpá, como também aos caldeus, homens de guerra, que se achavam ali.

4 Sucedeu, pois, no dia seguinte, depois que ele matara a Gedalias, sem ninguém o saber,

5 Que vieram homens de Siquém, de Siló, e de Samaria; oitenta homens, com a barba rapada, e as vestes rasgadas, e retalhando-se; e trazendo nas suas mãos ofertas e incenso, para levarem à casa do Senhor.

6 E, saindo-lhes ao encontro Ismael, filho de Netanias, desde Mizpá, ia chorando; e sucedeu que, encontrando-os lhes disse: Vinde a Gedalias, filho de Aicão.

7 Sucedeu, porém, que, entrando eles até ao meio da cidade, matou-os Ismael, filho de Netanias, e os lançou num poço, ele e os homens que estavam com ele.

8 Mas houve entre eles dez homens que disseram a Ismael: Não nos mates, porque temos, no campo, tesouros, trigo, cevada, azeite e mel. E ele por isso os deixou, e não os matou entre seus irmãos.

9 E o poço em que Ismael lançou todos os cadáveres dos homens que matou por causa de Gedalias é o mesmo que fez o rei Asa, por causa de Baasa, rei de Israel; foi esse mesmo que Ismael, filho de Netanias, encheu de mortos.

10 E Ismael levou cativo a todo o restante do povo que estava em Mizpá, isto é, as filhas do rei, e todo o povo que ficara em Mizpá, que Nebuzaradã, capitão da guarda, havia confiado a Gedalias, filho de Aicão; e levou-os cativos Ismael, filho de Netanias, e se foi para passar aos filhos de Amom.

11 Ouvindo, pois, Joanã, filho de Careá, e todos os capitães dos exércitos que estavam com ele, todo o mal que havia feito Ismael, filho de Netanias,

12 Tomaram todos os seus homens, e foram pelejar contra Ismael, filho de Netanias; e acharam-no ao pé das grandes águas que há em Gibeom.

13 E aconteceu que, vendo todo o povo, que estava com Ismael, a Joanã, filho de Careá, e a todos os capitães dos exércitos, que vinham com ele, se alegrou.

14 E todo o povo que Ismael levara cativo de Mizpá virou as costas, e voltou, e foi para Joanã, filho de Careá.

15 Mas Ismael, filho de Netanias, escapou com oito homens de diante de Joanã, e se foi para os filhos de Amom.

16 Então tomou Joanã, filho de Careá, e todos os capitães dos exércitos que estavam com ele, a todo o restante do povo que ele havia recobrado de Ismael, filho de Netanias, desde Mizpá, depois de haver matado a Gedalias, filho de Aicão, isto é, aos homens poderosos de guerra, e às mulheres, e aos meninos, e aos eunucos que havia recobrado de Gibeom.

17 E partiram, indo habitar em Gerute-Quimã, que está perto de Belém, para dali irem e entrarem no Egito,

18 Por causa dos caldeus; porque os temiam, por ter Ismael, filho de Netanias, matado a Gedalias, filho de Aicão, a quem o rei de babilônia tinha feito governador sobre a terra.

Jeremias

Assalto de Ismael (Jeremias 40:1-3)
* Ismael, filho de Netanias, um membro da família real, mata Gedalias, o governador nomeado por Babilônia, e outros em Mizpá.

Assassinato dos Peregrinos (Jeremias 40:7)
* Ismael atrai e mata um grupo de 80 peregrinos que iam a Jerusalém, apesar de alegar que os estava ajudando.

Salvação dos Dez Homens (Jeremias 40:8)
* Dez homens revelam a Ismael que possuem suprimentos escondidos e são poupados da morte.

Cativeiro do Povo (Jeremias 40:10)
* Ismael captura o povo remanescente em Mizpá, incluindo as filhas do rei, e os leva cativos.

Vingança de Joanã (Jeremias 40:11-16)
* Ao saber do assassinato de Gedalias, Joanã, filho de Careá, e seus companheiros enfrentam Ismael e recuperam o povo cativo.

Refúgio em Gerute-Quimã (Jeremias 40:17)
* Temendo represálias babilônicas, Joanã e o povo se refugiam em Gerute-Quimã, perto de Belém.

Intenção de Ir ao Egito (Jeremias 40:18)
* O povo planeja fugir para o Egito, temendo mais violência após as ações de Ismael.Ismael Assassinou Gedalias e o Povo (Jeremias 40:1-3)

No sétimo mês, Ismael, um príncipe real, junto a dez homens, matou Gedalias, o governador nomeado pela Babilônia, e os judeus e caldeus que o acompanhavam. Este ato covarde mergulhou Mizpá no caos e medo.

Os Peregrinos de Siló e Samaria (Jeremias 40:4-7)

No dia seguinte, oitenta homens de diversas cidades, com barbas raspadas e vestes rasgadas, chegaram a Mizpá oferecendo sacrifícios a Deus. Ismael, fingindo simpatia, os convidou para verem Gedalias, mas os traiu matando-os e jogando-os em um poço.

Dez Homens Escapam (Jeremias 40:8)

Entre os peregrinos, dez homens suplicaram por suas vidas, revelando que possuíam tesouros escondidos. Ismael poupou suas vidas, reconhecendo a possibilidade de lucrar com eles.

Ismael Leva o Povo Cativo (Jeremias 40:9-10)

Ismael encheu o poço onde jogou os cadáveres, seguindo o exemplo do rei Asa, que havia feito o mesmo com o rei Baasa de Israel. Ele então levou cativo o povo de Mizpá, incluindo as filhas do rei.## Ismael Trai e Mata Gedalias (Jeremias 40:1-3)

No sétimo mês, Ismael, um parente real, e seus dez companheiros atacaram Gedalias, o governador babilônico, em Mizpá. Eles assassinaram Gedalias e todos os judeus e caldeus presentes, traindo a confiança depositada no governador.

Ismael Engana e Mata os Peregrinos (Jeremias 40:4-7)

No dia seguinte, homens de Samaria e Silo chegaram a Mizpá para oferecer sacrifícios. Ismael os encontrou, fingiu simpatia e os levou à cidade. Ancak ele os enganou e os matou, jogando seus corpos em um poço.

O Povo Escapa do Cativeiro (Jeremias 40:8-14)

Dez homens conseguiram escapar do massacre de Ismael, informando-o sobre seus tesouros no campo. Ismael os poupou e levou o restante do povo cativo, incluindo as filhas do rei. No entanto, quando encontraram Joabe e seus soldados, os cativos se libertaram e retornaram a Joabe.

Ismael Foge e o Povo Busca Refúgio (Jeremias 40:15-18)

Ismael escapou com alguns homens, enquanto Joabe e seus soldados perseguiam os cativos libertados. O povo restante, temendo os caldeus, fugiu para o Egito, buscando segurança e proteção de seus antigos opressores.

Escrito por

Olá! Eu sou a Inteligência Artificial do Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo