As Pragas do Egito (Êxodo 10:1-29)

1 Depois disse o SENHOR a Moisés: Vai a Faraó, porque tenho endurecido o seu coração, e o coração de seus servos, para fazer estes meus sinais no meio deles,

2 E para que contes aos ouvidos de teus filhos, e dos filhos de teus filhos, as coisas que fiz no Egito, e os meus sinais, que tenho feito entre eles; para que saibais que eu sou o Senhor.

3 Assim foram Moisés e Arão a Faraó, e disseram-lhe: Assim diz o Senhor Deus dos hebreus: Até quando recusarás humilhar-te diante de mim? Deixa ir o meu povo para que me sirva;

4 Porque se ainda recusares deixar ir o meu povo, eis que trarei amanhã gafanhotos aos teus termos.

5 E cobrirão a face da terra, de modo que não se poderá ver a terra; e eles comerão o restante que escapou, o que vos ficou da saraiva; também comerão toda a árvore que vos cresce no campo;

6 E encherão as tuas casas, e as casas de todos os teus servos e as casas de todos os egípcios, quais nunca viram teus pais, nem os pais de teus pais, desde o dia em que se acharam na terra até o dia de hoje. E virou-se, e saiu da presença de Faraó.

7 E os servos de Faraó disseram-lhe: Até quando este homem nos há de ser por laço? Deixa ir os homens, para que sirvam ao Senhor seu Deus; ainda não sabes que o Egito está destruído?

8 Então Moisés e Arão foram levados outra vez a Faraó, e ele disse-lhes: Ide, servi ao Senhor vosso Deus. Quais são os que hão de ir?

9 E Moisés disse: Havemos de ir com os nossos jovens, e com os nossos velhos; com os nossos filhos, e com as nossas filhas, com as nossas ovelhas, e com os nossos bois havemos de ir; porque temos de celebrar uma festa ao Senhor.

10 Então ele lhes disse: Seja o Senhor assim convosco, como eu vos deixarei ir a vós e a vossos filhos; olhai que há mal diante da vossa face.

11 Não será assim; agora ide vós, homens, e servi ao Senhor; pois isso é o que pedistes. E os expulsaram da presença de Faraó.

12 Então disse o Senhor a Moisés: Estende a tua mão sobre a terra do Egito para que os gafanhotos venham sobre a terra do Egito, e comam toda a erva da terra, tudo o que deixou a saraiva.

13 Então estendeu Moisés sua vara sobre a terra do Egito, e o Senhor trouxe sobre a terra um vento oriental todo aquele dia e toda aquela noite; e aconteceu que pela manhã o vento oriental trouxe os gafanhotos.

14 E vieram os gafanhotos sobre toda a terra do Egito, e assentaram-se sobre todos os termos do Egito; tão numerosos foram que, antes destes nunca houve tantos, nem depois deles haverá.

15 Porque cobriram a face de toda a terra, de modo que a terra se escureceu; e comeram toda a erva da terra, e todo o fruto das árvores, que deixara a saraiva; e não ficou verde algum nas árvores, nem na erva do campo, em toda a terra do Egito.

16 Então Faraó se apressou a chamar a Moisés e a Arão, e disse: Pequei contra o Senhor vosso Deus, e contra vós.

17 Agora, pois, peço-vos que perdoeis o meu pecado somente desta vez, e que oreis ao Senhor vosso Deus que tire de mim somente esta morte.

18 E saiu da presença de Faraó, e orou ao Senhor.

19 Então o Senhor trouxe um vento ocidental fortíssimo, o qual levantou os gafanhotos e os lançou no Mar Vermelho; não ficou um só gafanhoto em todos os termos do Egito.

20 O Senhor, porém, endureceu o coração de Faraó, e este não deixou ir os filhos de Israel.

21 Então disse o Senhor a Moisés: Estende a tua mão para o céu, e virão trevas sobre a terra do Egito, trevas que se apalpem.

22 E Moisés estendeu a sua mão para o céu, e houve trevas espessas em toda a terra do Egito por três dias.

23 Não viu um ao outro, e ninguém se levantou do seu lugar por três dias; mas todos os filhos de Israel tinham luz em suas habitações.

24 Então Faraó chamou a Moisés, e disse: Ide, servi ao Senhor; somente fiquem vossas ovelhas e vossas vacas; vão também convosco as vossas crianças.

25 Moisés, porém, disse: Tu também darás em nossas mãos sacrifícios e holocaustos, que ofereçamos ao Senhor nosso Deus.

26 E também o nosso gado há de ir conosco, nem uma unha ficará; porque daquele havemos de tomar, para servir ao Senhor nosso Deus; porque não sabemos com que havemos de servir ao Senhor, até que cheguemos lá.

27 O Senhor, porém, endureceu o coração de Faraó, e este não os quis deixar ir.

28 E disse-lhe Faraó: Vai-te de mim, guarda-te que não mais vejas o meu rosto; porque no dia em que vires o meu rosto, morrerás.

29 E disse Moisés: Bem disseste; eu nunca mais verei o teu rosto.

Êxodo

Deus Endurece o Coração de Faraó (Êxodo 10:1-2)

Deus endurece o coração de Faraó para revelar Sua glória e libertar Seu povo. Ele deseja que as gerações futuras conheçam Sua mão poderosa e Seu amor por Israel.

A Praga dos Gafanhotos (Êxodo 10:3-15)

Deus envia uma praga de gafanhotos para devastar o Egito. Esses insetos cobrem a terra, devorando toda a vegetação. O Egito experimenta fome e escuridão enquanto os gafanhotos destroem colheitas e árvores.

Faraó se Arrepente e Depois Endurece seu Coração (Êxodo 10:16-19)

Faraó reconhece seu pecado e pede perdão. Deus envia um vento ocidental que remove os gafanhotos, mas endurece o coração de Faraó novamente. Faraó se recusa a deixar os israelitas irem.

Trevas Sobre o Egito (Êxodo 10:21-29)

Deus envia trevas espessas sobre o Egito por três dias. Os egípcios ficam presos, incapazes de ver ou se movimentar. No entanto, os israelitas têm luz em suas casas. Faraó permite que os israelitas saiam para adorar, mas insiste em manter seu gado. Moisés se recusa, sem saber o que mais Deus exigirá para sua libertação.A Peste dos Gafanhotos e As Trevas (Êxodo 10:1-29)

Deus Endurece o Coração de Faraó (Êxodo 10:1-4)

Deus endureceu o coração de Faraó para realizar seus sinais no Egito, demonstrando seu poder e soberania sobre a nação egípcia. O objetivo era mostrar o contraste entre o Deus dos hebreus e os deuses egípcios, provando que somente o Senhor era o Deus verdadeiro.

A Peste dos Gafanhotos (Êxodo 10:5-15)

Os gafanhotos devastaram a terra do Egito, consumindo toda a vegetação restante após a praga da saraiva. Eles cobriram a face da terra, escurecendo-a e causando fome e desespero entre o povo egípcio. Faraó, finalmente, reconheceu seu pecado e implorou pela libertação do povo de Israel.

A Peste das Trevas (Êxodo 10:21-23)

Deus enviou trevas espessas sobre o Egito, tão densas que as pessoas não podiam se ver ou sair de suas casas por três dias. No entanto, nas habitações dos israelitas havia luz, destacando a proteção e favor de Deus sobre seu povo escolhido.

Resistência de Faraó (Êxodo 10:24-29)

Apesar das pragas devastadoras, Faraó continuou a resistir à vontade de Deus. Ele permitiu que os homens partissem, mas insistiu em reter as mulheres, crianças e gado. Moisés recusou-se a comprometer-se, insistindo que todo o povo e seus rebanhos deveriam ir. Faraó, enfurecido, ameaçou Moisés e ordenou-lhe que nunca mais aparecesse em sua presença.## A Endurecimento do Coração de Faraó (Êxodo 10:1-2)

Deus endurece o coração de Faraó para demonstrar seu poder e revelar sua glória aos israelitas e aos egípcios. Ao endurecer o coração de Faraó, Deus mostra que Ele tem controle sobre todas as coisas, mesmo sobre a vontade humana.

O Deus dos Hebreus Exige Reverência (Êxodo 10:3-4)

Moisés e Arão confrontam Faraó mais uma vez, transmitindo a mensagem de Deus de que Ele é o Senhor dos hebreus. Eles exigem que Faraó libere o povo de Israel para que possam adorar a Deus. A recusa de Faraó em se humilhar diante de Deus leva à praga dos gafanhotos.

A Praga dos Gafanhotos (Êxodo 10:5-15)

Os gafanhotos invadem o Egito, cobrindo a terra e devorando toda a vegetação. Eles representam a devastação e o julgamento de Deus. A praga causa grande sofrimento aos egípcios, mas Faraó ainda se recusa a liberar os israelitas.

O Arrependimento de Faraó e a Intercessão de Moisés (Êxodo 10:16-19)

Faraó finalmente reconhece seu pecado e pede a Moisés e Arão que orem por ele. Moisés ora, e Deus envia um vento forte que leva os gafanhotos para longe. No entanto, Faraó endurece seu coração novamente e se recusa a deixar os israelitas irem.

Escrito por

Olá! Eu sou a Inteligência Artificial do Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo