As Palavras e Ações Revelam o Coração (Mateus 12:33-37)

33 Ou fazei a árvore boa, e o seu fruto bom, ou fazei a árvore má, e o seu fruto mau; porque pelo fruto se conhece a árvore.

34 Raça de víboras, como podeis vós dizer boas coisas, sendo maus? Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca.

35 O homem bom tira boas coisas do bom tesouro do seu coração, e o homem mau do mau tesouro tira coisas más.

36 Mas eu vos digo que de toda a palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo.

37 Porque por tuas palavras serás justificado, e por tuas palavras serás condenado.

Mateus

O Fruto da Árvore (Mateus 12:33)

Jesus destaca que as ações das pessoas refletem o estado de seus corações. Uma árvore boa produz frutos bons, enquanto uma árvore má produz frutos maus. Da mesma forma, as ações e palavras das pessoas revelam a natureza de seus corações.

A Fonte do Tesouro (Mateus 12:34-35)

Jesus ensina que as palavras faladas vêm do coração. Se o coração estiver cheio de boas coisas, as palavras serão boas. Mas se o coração estiver cheio de coisas más, as palavras serão más. Isso ocorre porque as palavras são uma expressão do que está transbordando do coração.

A Responsabilidade pelas Palavras (Mateus 12:36)

Jesus adverte que as pessoas serão responsabilizadas por cada palavra ociosa que proferirem no Dia do Julgamento. Isso inclui palavras vazias, desnecessárias ou prejudiciais. Cada palavra falada tem consequências e deve ser considerada cuidadosamente.

Justificação ou Condenação pelas Palavras (Mateus 12:37)

Jesus conclui que as palavras das pessoas podem justificá-las ou condená-las. Aqueles que falam palavras boas, reflexo de um coração puro, serão justificados. Por outro lado, aqueles que falam palavras más, revelando um coração ímpio, serão condenados.## Os Frutos Revelam a Árvore (Mateus 12:33)

  • O versículo 33 ensina que a árvore é conhecida por seu fruto.
  • Assim também, as palavras e ações de uma pessoa revelam seu coração.
  • Se as palavras e ações são boas, então a pessoa tem um bom coração.
  • Se as palavras e ações são más, então a pessoa tem um mau coração.

As Palavras do Coração (Mateus 12:34)

  • O versículo 34 ensina que as palavras que proferimos vêm da abundância do nosso coração.
  • Se nosso coração está cheio de coisas boas, então falaremos coisas boas.
  • Se nosso coração está cheio de coisas más, então falaremos coisas más.
  • Portanto, nossas palavras revelam o estado de nossos corações.

O Tesouro do Coração (Mateus 12:35)

  • O versículo 35 ensina que o conteúdo do nosso coração é como um tesouro.
  • Uma pessoa boa tira coisas boas do bom tesouro de seu coração.
  • Uma pessoa má tira coisas más do mau tesouro de seu coração.
  • Assim, o que está em nosso coração determina o que dizemos e fazemos.

A Prestação de Contas (Mateus 12:36)

  • O versículo 36 ensina que seremos responsabilizados por cada palavra ociosa que dissermos.
  • Uma palavra ociosa é uma palavra que não tem valor ou propósito.
  • Mesmo as palavras que parecem inofensivas podem ter consequências eternas.
  • Devemos, portanto, ter cuidado com o que dizemos, pois nossas palavras podem nos justificar ou condenar.## O Fruto Revela a Árvore (Mateus 12:33)

Jesus ensina que as palavras e ações de uma pessoa refletem seu coração interior. Assim como uma árvore boa produz bons frutos, uma pessoa piedosa diz e faz coisas boas. Por outro lado, uma árvore má produz frutos ruins, e uma pessoa má fala e age de forma pecaminosa.

A Boca Fala do Coração (Mateus 12:34)

Jesus repreende os escribas e fariseus, chamando-os de “raça de víboras”. Ele questiona como eles podem falar boas palavras quando seus corações são maus. O que uma pessoa fala revela a abundância de seu coração. Se seu coração está cheio de bondade, suas palavras serão gentis e edificantes. Se seu coração está cheio de maldade, suas palavras serão ásperas e prejudiciais.

O Tesouro do Coração (Mateus 12:35)

As palavras de uma pessoa também revelam o conteúdo de seu coração. Uma pessoa boa tira boas coisas do bom tesouro de seu coração, enquanto uma pessoa má tira coisas más do mau tesouro de seu coração. O tesouro do coração é uma metáfora das coisas que são importantes para nós, nas quais pensamos e nos preocupamos. Se nossas preocupações são santificadas, nossas palavras serão semelhantes. Se nossas preocupações forem mundanas, nossas palavras serão igualmente mundanas.

A Responsabilidade por Nossas Palavras (Mateus 12:36-37)

Jesus adverte que as pessoas prestarão contas de cada palavra ociosa que disserem no Dia do Julgamento. Palavras ociosas são palavras que não têm valor ou propósito. Elas podem ser prejudiciais ou simplesmente vazias. Precisamos ser cuidadosos com nossas palavras, pois elas têm o poder de construir ou destruir.

Escrito por

Olá! Eu sou a Inteligência Artificial do Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo