Amor Incondicional por Israel: (Romanos 9:1-33)

1 Digo a verdade em Cristo, não minto; minha consciência o confirma no Espírito Santo:

2 tenho grande tristeza e constante angústia em meu coração.

3 Pois eu até desejaria ser amaldiçoado e separado de Cristo por amor de meus irmãos, os de minha raça,

4 o povo de Israel. Deles é a adoção de filhos; deles é a glória divina, as alianças, a concessão da lei, a adoração no templo e as promessas.

5 Deles são os patriarcas, e a partir deles se traça a linhagem humana de Cristo, que é Deus acima de tudo, bendito para sempre! Amém.

6 Não pensemos que a palavra de Deus falhou. Pois nem todos os descendentes de Israel são Israel.

7 Nem por serem descendentes de Abraão passaram todos a ser filhos de Abraão. Pelo contrário: “Por meio de Isaque a sua descendência será considerada”.

8 Noutras palavras, não são os filhos naturais que são filhos de Deus, mas os filhos da promessa é que são considerados descendência de Abraão.

9 Pois foi assim que a promessa foi feita: “no tempo devido virei novamente, e Sara terá um filho”.

10 E esse não foi o único caso; também os filhos de Rebeca tiveram um mesmo pai, nosso pai Isaque.

11 Todavia, antes que os gêmeos nascessem ou fizessem qualquer coisa boa ou má — a fim de que o propósito de Deus conforme a eleição permanecesse,

12 não por obras, mas por aquele que chama — foi dito a ela: “O mais velho servirá ao mais novo”.

13 Como está escrito: “Amei Jacó, mas rejeitei Esaú”.

14 E então, que diremos? Acaso Deus é injusto? De maneira nenhuma!

15 Pois ele diz a Moisés: “Terei misericórdia de quem eu quiser ter misericórdia e terei compaixão de quem eu quiser ter compaixão”.

16 Portanto, isso não depende do desejo ou do esforço humano, mas da misericórdia de Deus.

17 Pois a Escritura diz ao faraó: “Eu o levantei exatamente com este propósito: mostrar em você o meu poder, e para que o meu nome seja proclamado em toda a terra”.

18 Portanto, Deus tem misericórdia de quem ele quer, e endurece a quem ele quer.

19 Mas algum de vocês me dirá: “Então, por que Deus ainda nos culpa? Pois, quem resiste à sua vontade? “

20 Mas quem é você, ó homem, para questionar a Deus? “Acaso aquilo que é formado pode dizer ao que o formou: ‘Por que me fizeste assim? ’ “

21 O oleiro não tem direito de fazer do mesmo barro um vaso para fins nobres e outro para uso desonroso?

22 E se Deus, querendo mostrar a sua ira e tornar conhecido o seu poder, suportou com grande paciência os vasos de sua ira, preparados para destruição?

23 Que dizer, se ele fez isto para tornar conhecidas as riquezas de sua glória aos vasos de sua misericórdia, que preparou de antemão para glória,

24 ou seja, a nós, a quem também chamou, não apenas dentre os judeus, mas também dentre os gentios?

25 Como ele diz em Oséias: “Chamarei ‘meu povo’ a quem não é meu povo; e chamarei ‘minha amada’ a quem não é minha amada”,

26 e: “Acontecerá que, no mesmo lugar em que se lhes declarou: ‘Vocês não são meu povo’, eles serão chamados ‘filhos do Deus vivo’. “

27 Isaías exclama com relação a Israel: “Embora o número dos israelitas seja como a areia do mar, apenas o remanescente será salvo.

28 Pois o Senhor executará na terra a sua sentença, rápida e definitivamente”.

29 Como anteriormente disse Isaías: “Se o Senhor dos Exércitos não nos tivesse deixado descendentes, já estaríamos como Sodoma, e semelhantes a Gomorra”.

30 Que diremos, então? Os gentios, que não buscavam justiça, a obtiveram, uma justiça que vem da fé;

31 mas Israel, que buscava uma lei que trouxesse justiça, não a alcançou.

32 Por que não? Porque não a buscava pela fé, mas como se fosse por obras. Eles tropeçaram na “pedra de tropeço”.

33 Como está escrito: “Eis que ponho em Sião uma pedra de tropeço e uma rocha que faz cair; e aquele que nela confia jamais será envergonhado”.

Romanos

Tristeza de Paulo pelo Povo de Israel (Romanos 9:1-5)

Paulo expressa uma profunda tristeza e angústia por seu povo de Israel. Ele até desejaria ser amaldiçoado por eles, pois é deles que vêm a adoção como filhos, a glória divina, as alianças, a lei, a adoração no templo e as promessas. Eles são descendentes dos patriarcas e de Cristo, que é Deus sobre todos.

Israel não é Todo Israel (Romanos 9:6-13)

Paulo enfatiza que nem todos os descendentes de Israel são verdadeiramente Israel. A herança espiritual não é transmitida por ascendência natural, mas pela promessa de Deus. Isaac, Jacó e Davi foram escolhidos por Deus, não por seus próprios méritos. A eleição de Deus é baseada em sua misericórdia e não em obras humanas.

Deus é Soberano (Romanos 9:14-24)

Paulo questiona a justiça de Deus em escolher uns e rejeitar outros. No entanto, ele argumenta que Deus é soberano e tem misericórdia e compaixão de quem deseja. Ele endurece aqueles que ele quer, mostrando seu poder e ira, e suporta aqueles que ele quer, mostrando sua misericórdia.

O Israel Espiritual (Romanos 9:25-33)

Paulo cita profecias que se referem a um remanescente de Israel que será salvo. Ele afirma que os gentios que buscam justiça pela fé a obterão, enquanto Israel, que a busca por obras, tropeçou na “pedra de tropeço”. A rejeição de Israel é temporária e Deus, em última análise, terá misericórdia de todos que confiam nele.## Tristeza pelo Povo de Israel (Romanos 9:1-5)

Paulo expressa profunda angústia pelo destino espiritual de Israel, seu povo. Ele afirma que deseja ser amaldiçoado se isso trouxesse salvação para eles. Os israelitas detêm uma herança espiritual rica, incluindo adoção divina, glória, alianças, lei, adoração no templo e promessas. Eles linhagem terrena de Cristo, que é Deus acima de tudo.

Eleição e Vocação Soberanas (Romanos 9:6-13)

Apesar das bênçãos concedidas a Israel, Paulo enfatiza que nem todos os descendentes de Abraão são verdadeiros filhos de Deus. A eleição e a vocação são soberanas, determinadas por Deus antes mesmo do nascimento (versículo 11). Deus tem o poder de amar ou rejeitar indivíduos como forma de manifestar sua misericórdia e justiça.

A Soberania de Deus e a Responsabilidade Humana (Romanos 9:14-24)

Alguns questionam a justiça de Deus, mas Paulo argumenta que Deus tem autoridade para mostrar misericórdia ou endurecer corações. No entanto, a responsabilidade humana não é negada. Deus julgará aqueles que resistem à sua vontade, enquanto aqueles que confiam na fé serão salvos (versículo 33).

A Graça para os Gentios (Romanos 9:25-33)

Embora Israel tenha falhado em alcançar a justiça por meio das obras da lei, os gentios, que não buscavam a justiça, a encontraram pela fé. Paulo cita profecias de Oséias que declaram que Deus chamará seu povo não apenas entre os judeus, mas também entre os gentios. Os gentios também participarão da glória e herança de Deus.## Grande Tristeza pelo Destino de Israel (Romanos 9:1-5)

Paulo expressa profunda tristeza e angústia por seus irmãos judeus, desejando ser amaldiçoado e separado de Cristo para resgatá-los do seu destino condenado. Ele reconhece os privilégios concedidos a Israel: a adoção como filhos de Deus, a glória divina, as alianças, a lei, a adoração no templo e as promessas. Os patriarcas e a linhagem humana de Cristo também eram de Israel.

Deus Escolhe de Acordo com Sua Soberania (Romanos 9:6-13)

Paulo enfatiza que nem todos os descendentes físicos de Israel são o verdadeiro Israel espiritual. Deus escolhe e salva indivíduos de acordo com sua soberania, não com base em obras ou mérito humano. Ele fez isso com Jacó e Esaú, escolhendo Jacó e rejeitando Esaú antes mesmo de nascerem.

Deus Tem Misericórdia e Endurece (Romanos 9:14-24)

Deus tem o direito de estender misericórdia e endurecer como desejar. Ele mostrou sua ira e poder ao faraó, endurecendo seu coração. Ele mostra sua misericórdia aos vasos de sua misericórdia, escolhendo-os para glória. Deus usou os judeus para manifestar sua ira e os gentios para mostrar sua misericórdia.

Israel Tropeçou na Pedra de Tropeço (Romanos 9:25-33)

Apesar da misericórdia de Deus, Israel rejeitou o Messias, Jesus Cristo. Eles tropeçaram na “pedra de tropeço”, que é o próprio Jesus. Como resultado, apenas um remanescente será salvo. Paulo conclui com uma citação de Isaías, afirmando que aqueles que confiam em Jesus não serão envergonhados.

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