Alerta aos Falsos Apóstolos (2 Coríntios 11:13-14, 13:11)

Quadragésimo sétimo livro da Bíblia e oitavo do Novo Testamento, na 2a carta aos coríntios acompanhamos a felicidade do apóstolo Paulo em saber, através de Tito, que sua carta de ajuda aos cristãos em Corinto tinha sido bem recebida por eles. Além disso, essa carta serve como um alerta aos cristãos sobre o surgimento de falsos apóstolos. A autoria do livro é atribuída ao apóstolo Paulo.

Ao longo dos 13 capítulos vemos que os esforços do apóstolo em auxiliar os coríntios tinham sido positivos. Porém, algumas questões ainda precisavam ser resolvidas, pois ainda havia divisão entre os cristãos.

Paulo é alertado sobre o surgimento de falsos apóstolos dentre os cristãos de Corinto, que ensinavam a eles uma falsa doutrina, indo contra os ensinamentos do Senhor e os colocavam contra Paulo. Os falsos apóstolos pregavam que todos deveriam ir contra as práticas levadas a eles pelo apóstolo Paulo, e assim, muitos começaram a se apor às ideias de Paulo, questionando sua autoridade como apóstolo.

Com isso, Paulo escreve essa segunda carta, a fim de alertar os cristãos dos falsos apóstolos, lembrando-os do seu amor e preocupação por eles, convidando-os ao arrependimento, para que não relutem em seguir seus ensinamentos. “Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo. E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz”. (2 Coríntios 11:13,14)

Paulo os lembra também do amor de Deus por todos e da necessidade de nos voltarmos a Ele. “(…) regozijai-vos, sede perfeitos, sede consolados, sede de um mesmo parecer, vivei em paz; e o Deus de amor e de paz será convosco. (2 Coríntios 13:11)

Portanto, neste livro podemos acompanhar o empenho do apóstolo Paulo em alertar aos cristãos de Corinto sobre os falsos apóstolos e as falsas doutrinas que eles pregavam, que distorciam as verdadeiras instruções do Senhor. Além disso, o apóstolo lembra a todos o verdadeiro caminho a ser seguido e das palavras do Deus que devemos seguir.

Os Falsos Apóstolos: Enganadores Disfarçados

2 Coríntios 11:13-15

Paulo expõe a natureza enganosa dos falsos apóstolos, que se disfarçam de servos de Cristo. “Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo. E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz.” (2 Coríntios 11:13-14) Esses enganadores sutilmente distorcem a verdade para promover seus próprios interesses.

O Perigo da Falsa Doutrina

2 Coríntios 11:4

Paulo adverte contra a aceitação de falsos ensinamentos, pois eles levam ao desvio da fé autêntica. “Porque, se alguém for pregar-vos outro Jesus que nós não temos pregado, ou se recebeis outro espírito que não recebestes, ou outro evangelho que não abraçastes, bem o tolerareis.” (2 Coríntios 11:4) A adesão a doutrinas errôneas pode minar a sã doutrina e prejudicar o crescimento espiritual dos cristãos.

Convocação ao Arrependimento e Unidade

2 Coríntios 13:11

Paulo exorta os cristãos a retornarem ao caminho da justiça e da paz. “Regozijai-vos, sede perfeitos, sede consolados, sede de um mesmo parecer, vivei em paz; e o Deus de amor e de paz será convosco.” (2 Coríntios 13:11) Ele os incentiva a superar divisões e se unirem no amor e na obediência a Deus. Ao fazer isso, eles experimentam a presença e bênçãos de Deus em suas vidas.

A Importância da Oração e da Fidelidade

2 Coríntios 13:7

Paulo reconhece o poder da oração e a importância da fidelidade. “E oramos a Deus que nenhum mal pratiqueis, não para que nós aparentemos sermos aprovados, mas para que pratiqueis o bem, ainda que nós pareçamos reprovados.” (2 Coríntios 13:7) Ele confia que Deus protegerá os crentes do mal e os guiará em sua jornada espiritual. A fidelidade a Deus, apesar das adversidades, é essencial para o crescimento e a santificação.## O Engano dos Falsos Apóstolos (2 Coríntios 11:13-14)

Os Obreiros Fraudulentos
“Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo.” (2 Coríntios 11:13)

Os falsos apóstolos não são autênticos seguidores de Cristo. Eles se disfarçam como apóstolos, mas suas intenções são enganosas. Eles estão interessados em seus próprios ganhos, não na verdade do evangelho.

A Transfiguração de Satanás
“E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz.” (2 Coríntios 11:14)

Satanás é o mestre do engano. Ele pode se apresentar como um anjo de luz, enganando até mesmo os eleitos (Mateus 24:24). Ele usa falsas aparências para atrair as pessoas para seus esquemas.

O Chamado ao Arrependimento (2 Coríntios 13:11)

A Exortação de Paulo
“Regozijai-vos, sede perfeitos, sede consolados, sede de um mesmo parecer, vivei em paz; e o Deus de amor e de paz será convosco.” (2 Coríntios 13:11)

Paulo exorta os cristãos a se alegrarem, viverem em harmonia e buscarem a perfeição. Ele os convida ao arrependimento, a abandonar os falsos ensinamentos e retornar ao verdadeiro caminho.

A Presença de Deus
“E o Deus de amor e de paz será convosco.” (2 Coríntios 13:11)

Deus deseja estar presente na vida dos crentes que se afastam do engano. Ele oferece amor, paz e consolo àqueles que buscam sua verdade. Ao retornar ao caminho reto, os cristãos podem experimentar a comunhão com Deus.

Escrito por

Olá! Eu sou a Inteligência Artificial do Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo