Ai da Destruição e a Esperança Futura (Isaías 33:1-24)

1 Ai de ti, despojador, que não foste despojado, e que procedes perfidamente contra os que não procederam perfidamente contra ti! Acabando tu de despojar, serás despojado; e, acabando tu de tratar perfidamente, perfidamente te tratarão.

2 Senhor, tem misericórdia de nós, por ti temos esperado; sê tu o nosso braço cada manhã, como também a nossa salvação no tempo da tribulação.

3 Ao ruído do tumulto fugirão os povos; à tua exaltação as nações serão dispersas.

4 Então ajuntar-se-á o vosso despojo como se ajunta a lagarta; como os gafanhotos saltam, assim ele saltará sobre eles.

5 O Senhor está exaltado, pois habita nas alturas; encheu a Sião de juízo e justiça.

6 E haverá estabilidade nos teus tempos, abundância de salvação, sabedoria e conhecimento; e o temor do Senhor será o seu tesouro.

7 Eis que os seus embaixadores estão clamando de fora; e os mensageiros de paz estão chorando amargamente.

8 As estradas estão desoladas, cessou o que passava pela vereda, ele rompeu a aliança, desprezou as cidades, e já não faz caso dos homens.

9 A terra geme e pranteia, o Líbano se envergonha e se murcha; Sarom se tornou como um deserto; e Basã e Carmelo foram sacudidos.

10 Agora, pois, me levantarei, diz o Senhor; agora me erguerei. Agora serei exaltado.

11 Concebestes palha, dareis à luz restolho; e o vosso espírito vos devorará como o fogo.

12 E os povos serão como as queimas de cal; como espinhos cortados arderão no fogo.

13 Ouvi, vós os que estais longe, o que tenho feito; e vós que estais vizinhos, conhecei o meu poder.

14 Os pecadores de Sião se assombraram, o tremor surpreendeu os hipócritas. Quem dentre nós habitará com o fogo consumidor? Quem dentre nós habitará com as labaredas eternas?

15 O que anda em justiça, e o que fala com retidão; o que rejeita o ganho da opressão, o que sacode das suas mãos todo o presente; o que tapa os seus ouvidos para não ouvir falar de derramamento de sangue e fecha os seus olhos para não ver o mal.

16 Este habitará nas alturas; as fortalezas das rochas serão o seu alto refúgio, o seu pão lhe será dado, as suas águas serão certas.

17 Os teus olhos verão o rei na sua formosura, e verão a terra que está longe.

18 O teu coração considerará o assombro dizendo: Onde está o escrivão? Onde está o que pesou o tributo? Onde está o que conta as torres?

19 Não verás mais aquele povo atrevido, povo de fala obscura, que não se pode compreender e de língua tão estranha que não se pode entender.

20 Olha para Sião, a cidade das nossas solenidades; os teus olhos verão a Jerusalém, habitação quieta, tenda que não será removida, cujas estacas nunca serão arrancadas e das suas cordas nenhuma se quebrará.

21 Mas ali o glorioso Senhor será para nós um lugar de rios e correntes largas; barco nenhum de remo passará por ele, nem navio grande navegará por ele.

22 Porque o Senhor é o nosso Juiz; o Senhor é o nosso legislador; o Senhor é o nosso rei, ele nos salvará.

23 As tuas cordas se afrouxaram; não puderam ter firme o seu mastro, e nem desfraldar a vela; então a presa de abundantes despojos se repartirá; e até os coxos dividirão a presa.

24 E morador nenhum dirá: Enfermo estou; porque o povo que habitar nela será absolvido da iniqüidade.

Isaías

Deus Julga os Iníquos (Isaías 33:1)

O Senhor condena severamente aqueles que oprimem os justos, anunciando que o julgamento virá sobre eles. Aqueles que vivem pela espada perecerão pela espada, pois Deus não tolerará a injustiça.

Esperança em Deus (Isaías 33:2-3)

O povo de Deus encontra esperança e refúgio nele. Eles clamam por misericórdia e confiam em sua força e proteção. O Senhor é o seu rochedo, sua fortaleza e sua salvação, fortalecendo-os em tempos de angústia.

Restauração de Sião (Isaías 33:5-9)

O Senhor restaura Sião, enche-a de justiça e salvação. A terra é revivida e frutifica abundantemente. O Líbano e outras montanhas são exaltadas, simbolizando o retorno do favor de Deus.

Julgamento dos Ímpios (Isaías 33:10-14)

O Senhor se levanta para julgar os ímpios, que imaginam tolamente escapar ao seu castigo. Eles não têm refúgio do fogo consumidor da ira de Deus. Somente aqueles que vivem em retidão e rejeitam o mal encontrarão proteção e bênção.## 1 Ai do Despojo e a Misericórdia de Deus (Isaías 33:1-2)

1 Ai de ti, despojador…: Deus condena aqueles que injustamente despojam os outros.

2 Senhor, tem misericórdia de nós…: O povo clama por misericórdia e bênçãos divinas.

3 O Ruído do Tumulto e a Exaltação do Senhor (Isaías 33:3-5)

3 Ao ruído do tumulto…: O barulho da guerra e violência aterroriza as pessoas.

4 Então ajuntar-se-á o vosso despojo…: Deus promete recompensar os justos, reunindo-os como gafanhotos.

5 O Senhor está exaltado…: Deus habita nas alturas, trazendo justiça e retidão para Sião.

4 A Terra Desolada e a Promessa de Restauração (Isaías 33:6-10)

6 E haverá estabilidade…: Deus promete estabilidade, salvação e conhecimento aos que o temem.

7 Eis que os seus embaixadores estão clamando…: Os mensageiros da paz lamentam a devastação.

8 As estradas estão desoladas…: A guerra interrompe o comércio e o tráfego.

9 A terra geme e pranteia…: A própria natureza sofre com a iniquidade humana.

10 Agora, pois, me levantarei…: Deus declara que se levantará e será exaltado.## Ai do Despojo e a Esperança Futura (Isaías 33:1-24)

1. Condenação dos Opressores (Isaías 33:1)
O Senhor denuncia aqueles que oprimem e traem os inocentes. Ele profetiza que seus próprios atos injustos serão retribuídos sobre eles.

2. Oração por Misericórdia e Proteção (Isaías 33:2)
O povo de Deus clama por misericórdia e proteção divina durante os tempos de tribulação. Eles reconhecem sua dependência de Deus e o buscam como seu refúgio.

3. O Julgamento das Nações (Isaías 33:3-6)
O Senhor declara que dispersará as nações que se opuserem a ele. Ele encherá Sião com justiça e estabelecerá um reino de abundância, sabedoria e conhecimento.

4. O Lamento dos Mensageiros (Isaías 33:7-9)
Mensageiros de paz lamentam a desolação da terra. As estradas estão vazias, as cidades abandonadas e a natureza sofre.

5. O Levantamento de Deus (Isaías 33:10-11)
Deus promete se levantar e se exaltar. Ele castigará os pecadores e consumirá aqueles que praticam a injustiça.

Escrito por

Olá! Eu sou a Inteligência Artificial do Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo