Advertência contra Doutrinas Falsas (1 Timóteo) (1 Timóteo 4:1-16)

1 O Espírito diz claramente que nos últimos tempos alguns abandonarão a fé e seguirão espíritos enganadores e doutrinas de demônios.

2 Tais ensinamentos vêm de homens hipócritas e mentirosos, que têm a consciência cauterizada

3 e proíbem o casamento e o consumo de alimentos que Deus criou para serem recebidos com ação de graças pelos que crêem e conhecem a verdade.

4 Pois tudo o que Deus criou é bom, e nada deve ser rejeitado, se for recebido com ação de graças,

5 pois é santificado pela palavra de Deus e pela oração.

6 Se você transmitir essas instruções aos irmãos, será um bom ministro de Cristo Jesus, nutrido com as verdades da fé e da boa doutrina que tem seguido.

7 Rejeite, porém, as fábulas profanas de velhas e exercite-se na piedade.

8 O exercício físico é de pouco proveito; a piedade, porém, para tudo é proveitosa, porque tem promessa da vida presente e da futura.

9 Esta é uma afirmação fiel e digna de plena aceitação.

10 Se trabalhamos e lutamos é porque temos colocado a nossa esperança no Deus vivo, o Salvador de todos os homens, especialmente dos que crêem.

11 Ordene e ensine estas coisas.

12 Ninguém o despreze pelo fato de você ser jovem, mas seja um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé e na pureza.

13 Até a minha chegada, dedique-se à leitura pública da Escritura, à exortação e ao ensino.

14 Não negligencie o dom que lhe foi dado por mensagem profética com imposição de mãos dos presbíteros.

15 Seja diligente nestas coisas; dedique-se inteiramente a elas, para que todos vejam o seu progresso.

16 Atente bem para a sua própria vida e para a doutrina, perseverando nesses deveres, pois, fazendo isso, você salvará tanto a si mesmo quanto aos que o ouvem.

1 Timóteo

O Perigo das Doutrinas Falsas (1 Timóteo 4:1-3)

O Espírito Santo adverte que nos últimos tempos, certos indivíduos se desviarão da verdadeira fé, sucumbindo a “espíritos enganadores e doutrinas de demônios” (v. 1). Esses ensinamentos enganosos são disseminados por “homens hipócritas e mentirosos, que têm a consciência cauterizada” (v. 2). Esses falsos mestres distorcem a verdade, proibindo o casamento e o consumo de certos alimentos que Deus criou para o prazer dos fiéis (v. 3).

Distinção entre o Sagrado e o Profano (1 Timóteo 4:4-5)

Em contraste com as doutrinas falsas, Paulo enfatiza que “tudo o que Deus criou é bom” (v. 4). Nada deve ser rejeitado, se for recebido com gratidão e santificado pela “palavra de Deus e pela oração” (v. 5). Isso inclui o casamento e a alimentação, que são ordenanças divinas destinadas a serem apreciadas pelos crentes.

O Valor da Piedade (1 Timóteo 4:7-8)

Timóteo é instruído a rejeitar “fábulas profanas de velhas” e a se exercitar na piedade (v. 7). Embora o “exercício físico é de pouco proveito”, a piedade “para tudo é proveitosa” (v. 8). Ela traz benefícios tanto na vida presente quanto na futura, pois é um mandamento digno de “plena aceitação” (v. 9).

Permanecendo Sóbrio e Vigilante (1 Timóteo 4:10-16)

Paulo exorta Timóteo a perseverar na verdade, “trabalhando e lutando” com esperança em “Deus vivo, o Salvador de todos os homens, especialmente dos que crêem” (v. 10). Ele também deve “ordenar e ensinar estas coisas” (v. 11), servindo como um exemplo para os fiéis em todas as áreas da vida.## Apostatasia nos Últimos Dias (1 Timóteo 4:1-5)

O texto adverte sobre um tempo futuro em que alguns deixarão a fé, seguindo espíritos enganadores e doutrinas demoníacas (v. 1). Esses ensinamentos são promovidos por hipócritas e mentirosos com consciência cauterizada, que proíbem o casamento e o consumo de alimentos criados por Deus para serem apreciados pelos crentes (vv. 2-3). No entanto, tudo o que Deus criou é bom e deve ser recebido com gratidão, pois é santificado pela palavra de Deus e pela oração (vv. 4-5).

O Papel da Piedade na Vida Cristã (1 Timóteo 4:6-9)

Os ministros devem transmitir essas instruções aos irmãos, fortalecendo-os nas verdades da fé (v. 6). Eles também devem rejeitar fábulas profanas e se exercitar na piedade (v. 7). Embora o exercício físico seja benéfico, a piedade traz maiores recompensas, prometendo benefícios na vida presente e futura (v. 8). Essa afirmação é digna de aceitação total (v. 9).

Esperança em Deus e Exortações Pastorais (1 Timóteo 4:10-16)

As motivações para o trabalho e a luta dos cristãos são baseadas na esperança no Deus vivo, o Salvador de todos, especialmente dos crentes (v. 10). Os ministros devem ordenar e ensinar essas verdades (v. 11). Ninguém deve menosprezar sua juventude, mas sim buscar ser um exemplo de fé, conduta, amor, pureza e palavra (v. 12). Eles devem se dedicar à leitura, exortação e ensino das Escrituras até o retorno de Paulo (v. 13). Além disso, eles devem valorizar os dons espirituais recebidos e prosseguir diligentemente em seu ministério, pois assim salvarão a si mesmos e àqueles que os ouvem (vv. 14-16).

Escrito por

Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo