**A Travessia do Mar Vermelho** (Êxodo 14:1-31)

1 Disse o Senhor a Moisés:

2 “Diga aos israelitas que mudem o rumo e acampem perto de Pi-Hairote, entre Migdol e o mar. Acampem à beira-mar, defronte de Baal-Zefom.

3 O faraó pensará que os israelitas estão vagando confusos, cercados pelo deserto.

4 Então endurecerei o coração do faraó, e ele os perseguirá. Todavia, eu serei glorificado por meio do faraó e de todo o seu exército; e os egípcios saberão que eu sou o Senhor”. E assim fizeram os israelitas.

5 Contaram ao rei do Egito que o povo havia fugido. Então o faraó e os seus conselheiros mudaram de idéia e disseram: “O que foi que fizemos? Deixamos os israelitas saírem e perdemos os nossos escravos! “

6 Então o faraó mandou aprontar a sua carruagem, e levou consigo o seu exército.

7 Levou todos os carros de guerra do Egito, inclusive seiscentos dos melhores desses carros, cada um com um oficial no seu comando.

8 O Senhor endureceu o coração do faraó, rei do Egito, e este perseguiu os israelitas, que marchavam triunfantemente.

9 Os egípcios, com todos os cavalos e carros de guerra do faraó, os cavaleiros e a infantaria, saíram em perseguição aos israelitas e os alcançaram quando estavam acampados à beira-mar, perto de Pi-Hairote, defronte de Baal-Zefom.

10 Ao aproximar-se o faraó, os israelitas olharam e avistaram os egípcios que marchavam na direção deles. E, aterrorizados, clamaram ao Senhor.

11 Disseram a Moisés: “Foi por falta de túmulos no Egito que você nos trouxe para morrermos no deserto? O que você fez conosco, tirando-nos de lá?

12 Já não lhe tínhamos dito no Egito: Deixe-nos em paz! Seremos escravos dos egípcios! Antes ser escravos dos egípcios do que morrer no deserto! “

13 Moisés respondeu ao povo: “Não tenham medo. Fiquem firmes e vejam o livramento que o Senhor lhes trará hoje, porque vocês nunca mais verão os egípcios que hoje vêem.

14 O Senhor lutará por vocês; tão-somente acalmem-se”.

15 Disse então o Senhor a Moisés: “Por que você está clamando a mim? Diga aos israelitas que sigam avante.

16 Erga a sua vara e estenda a mão sobre o mar, e as águas se dividirão para que os israelitas atravessem o mar em terra seca.

17 Eu, porém, endurecerei o coração dos egípcios e eles os perseguirão. E serei glorificado com a derrota do faraó e de todo o seu exército, com seus carros de guerra e seus cavaleiros.

18 Os egípcios saberão que eu sou o Senhor quando eu for glorificado com a derrota do faraó, com seus carros de guerra e seus cavaleiros”.

19 A seguir o anjo de Deus que ia à frente dos exércitos de Israel retirou-se, colocando-se atrás deles. A coluna de nuvem também saiu da frente deles e se pôs atrás,

20 entre os egípcios e os israelitas. A nuvem trouxe trevas para um e luz para o outro, de modo que os egípcios não puderam aproximar-se dos israelitas durante toda a noite.

21 Então Moisés estendeu a mão sobre o mar, e o Senhor afastou o mar e o tornou em terra seca, com um forte vento oriental que soprou toda aquela noite. As águas se dividiram,

22 e os israelitas atravessaram pelo meio do mar em terra seca, tendo uma parede de água à direita e outra à esquerda.

23 Os egípcios os perseguiram, e todos os cavalos, carros de guerra e cavaleiros do faraó foram atrás deles até o meio do mar.

24 No fim da madrugada, do alto da coluna de fogo e de nuvem, o Senhor viu o exército dos egípcios e o pôs em confusão.

25 Fez que as rodas dos seus carros começassem a soltar-se, de forma que tinham dificuldades em conduzi-los. E os egípcios gritaram: “Vamos fugir dos israelitas! O Senhor está lutando por eles contra o Egito”.

26 Mas o Senhor disse a Moisés: “Estenda a mão sobre o mar para que as águas voltem sobre os egípcios, sobre os seus carros de guerra e sobre os seus cavaleiros”.

27 Moisés estendeu a mão sobre o mar, e ao raiar do dia o mar voltou ao seu lugar. Quando os egípcios estavam fugindo, foram de encontro às águas, e o Senhor os lançou ao mar.

28 As águas voltaram e encobriram os seus carros de guerra e os seus cavaleiros, todo o exército do faraó que havia perseguido os israelitas mar adentro. Ninguém sobreviveu.

29 Mas os israelitas atravessaram o mar pisando em terra seca, tendo uma parede de água à direita e outra à esquerda.

30 Naquele dia o Senhor salvou Israel das mãos dos egípcios, e os israelitas viram os egípcios mortos na praia.

31 Israel viu o grande poder do Senhor contra os egípcios, temeu ao Senhor e pôs nele a sua confiança, como também em Moisés, seu servo.

Êxodo

A Rotina Diária do Povo de Deus

Acampando Junto ao Mar (Êxodo 14:1-2)

Deus orientou os israelitas a acampar perto de Pi-Hairote, entre Migdol e o Mar Vermelho. Isso serviria como uma armadilha para os egípcios, fazendo-os pensar que o povo de Deus estava perdido e confuso.

Endurecendo o Coração do Faraó (Êxodo 14:3-4)

Deus endureceu o coração do faraó para que ele perseguisse os israelitas, permitindo que Deus glorificasse seu poder e demonstrasse seu senhorio sobre o Egito. Através da derrota do faraó, os egípcios reconheceriam Deus como o único Deus verdadeiro.

A Perseguição Egípcia (Êxodo 14:5-9)

Ao saber da fuga dos israelitas, o faraó e seu exército os perseguiram com carros de guerra e cavalaria. Eles alcançaram os israelitas acampados à beira-mar, ameaçando sua liberdade e segurança.

O Pânico dos Israelitas (Êxodo 14:10-12)

Ao verem os egípcios se aproximando, os israelitas ficaram aterrorizados e questionaram a liderança de Moisés. Eles acusaram Moisés de levá-los para a morte no deserto em vez de permitir que permanecessem escravos no Egito.## A Ordenação Divina (Êxodo 14:1-4)

Deus instrui Moisés a guiar os israelitas para um acampamento estratégico (Êxodo 14:1-2). Ele prediz que endurecerá o coração do faraó para que ele os persiga e que será glorificado por meio da derrota do Egito.

O Êxodo Desesperado (Êxodo 14:5-12)

Os israelitas fogem do Egito, mas o faraó e seu exército os perseguem (Êxodo 14:5-9). Os israelitas, diante do exército egípcio que se aproxima, expressam medo e questionam a liderança de Moisés (Êxodo 14:10-12).

A Garantia de Moisés (Êxodo 14:13-14)

Moisés assegura aos israelitas que Deus lutará por eles e os livrará (Êxodo 14:13-14). Ele os instrui a permanecerem firmes e testemunharem a salvação de Deus.

A Divisão do Mar (Êxodo 14:15-22)

A vara de Moisés separa as águas do Mar Vermelho, permitindo que os israelitas atravessem em terra seca (Êxodo 14:15-22). Os egípcios perseguem os israelitas, mas as águas se fecham sobre eles, derrotando o exército do faraó.## Instruções do Senhor (Êxodo 14:1-4)

Deus orienta Moisés a instruir os israelitas a acampar em Pi-Hairote, entre Migdol e o mar. Acreditando que os israelitas estão perdidos no deserto, o faraó endurecido perseguirá, glorificando assim a Deus.

Reação do Faraó (Êxodo 14:5-8)

Ao saber da fuga dos israelitas, o faraó e seus conselheiros lamentam sua decisão e perseguem com toda a força, endurecidos pela ação de Deus.

Pânico dos Israelitas (Êxodo 14:10-12)

Vendo o exército egípcio se aproximando, os israelitas ficam aterrorizados e questionam Moisés. Eles acusam-no de tirá-los do Egito para morrer no deserto, preferindo ser escravos.

Garantia de Moisés (Êxodo 14:13-14)

Moisés conforta os israelitas, garantindo-lhes que Deus lutará por eles. Ele instrui-os a ficarem calmos e observar a libertação que ocorrerá naquele dia.## O Plano de Deus Revelado (Êxodo 14:1-4)

Deus instrui Moisés a liderar os israelitas para um local estratégico perto do Mar Vermelho. Ele prevê que o faraó os perseguirá, endurecendo seu coração, e que Deus será glorificado por meio de sua derrota.

A Perseguição dos Egípcios (Êxodo 14:5-9)

O faraó e seus conselheiros, arrependidos por libertar os israelitas, montam uma perseguição. Eles reúnem um vasto exército, incluindo seiscentos carros de guerra de elite, e alcançam os israelitas acampados à beira do Mar Vermelho.

O Desespero dos Israelitas (Êxodo 14:10-14)

Ao verem os egípcios se aproximando, os israelitas ficam aterrorizados e culpam Moisés por seu destino. Eles se perguntam por que foram tirados do Egito apenas para morrer no deserto. Moisés os tranquiliza, prometendo que Deus lutará por eles e os salvará.

A Divisão do Mar (Êxodo 14:15-22)

Deus instrui Moisés a erguer sua vara sobre o mar. Ele envia um forte vento oriental, dividindo as águas e criando um caminho seco para os israelitas. Eles atravessam o mar em segurança, com uma parede de água protegendo-os em cada lado.

Escrito por

Olá! Eu sou a Inteligência Artificial do Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo