A Parábola da Mulher de Tecoa (2 Samuel 14:1-33)

1 Conhecendo, pois, Joabe, filho de Zeruia, que o coração do rei estava inclinado para Absalão,

2 Enviou Joabe a Tecoa, e tomou de lá uma mulher e disse-lhe: Ora, finge que estás de luto; veste roupas de luto, e não te unjas com óleo, e sê como uma mulher que há já muitos dias está de luto por algum morto.

3 E vai ao rei, e fala-lhe conforme a esta palavra. E Joabe lhe pôs as palavras na boca.

4 E a mulher tecoíta falou ao rei, e, deitando-se com o rosto em terra, se prostrou e disse: Salva-me, ó rei.

5 E disse-lhe o rei: Que tens? E disse ela: Na verdade sou mulher viúva; morreu meu marido.

6 Tinha, pois, a tua serva dois filhos, e estes brigaram entre si no campo, e não houve quem os apartasse; assim um feriu ao outro, e o matou.

7 E eis que toda a linhagem se levantou contra a tua serva, e disseram: Dá-nos aquele que feriu a seu irmão, para que o matemos, por causa da vida de seu irmão, a quem matou, e para que destruamos também ao herdeiro. Assim apagarão a brasa que me ficou, de sorte que não deixam a meu marido nome, nem remanescente sobre a terra.

8 E disse o rei à mulher: Vai para tua casa; e eu mandarei ordem acerca de ti.

9 E disse a mulher tecoíta ao rei: A injustiça, rei meu senhor, venha sobre mim e sobre a casa de meu pai; e o rei e o seu trono fique inculpável.

10 E disse o rei: Quem falar contra ti, traze-mo a mim; e nunca mais te tocará.

11 E disse ela: Ora, lembre-se o rei do Senhor seu Deus, para que os vingadores do sangue não prossigam na destruição, e não exterminem a meu filho. Então disse ele: Vive o Senhor, que não há de cair no chão nem um dos cabelos de teu filho.

12 Então disse a mulher: Peço-te que a tua serva fale uma palavra ao rei meu senhor. E disse ele: Fala.

13 E disse a mulher: Por que, pois, pensaste tu uma tal coisa contra o povo de Deus? Porque, falando o rei tal palavra, fica como culpado; visto que o rei não torna a trazer o seu desterrado.

14 Porque certamente morreremos, e seremos como águas derramadas na terra que não se ajuntam mais; Deus, pois, lhe não tirará a vida, mas cogita meios, para que não fique banido dele o seu desterrado.

15 E se eu agora vim falar esta palavra ao rei, meu senhor, é porque o povo me atemorizou; dizia, pois, a tua serva: Falarei, pois, ao rei; porventura fará o rei segundo a palavra da sua serva.

16 Porque o rei ouvirá, para livrar a sua serva da mão do homem que intenta destruir juntamente a mim e a meu filho da herança de Deus.

17 Dizia mais a tua serva: Seja agora a palavra do rei meu senhor para descanso; porque como um anjo de Deus, assim é o rei, meu senhor, para ouvir o bem e o mal; e o SENHOR teu Deus será contigo.

18 Então respondeu o rei, e disse à mulher: Peço-te que não me encubras o que eu te perguntar. E disse a mulher: Ora fale o rei, meu senhor.

19 E disse o rei: Não é verdade que a mão de Joabe anda contigo em tudo isto? E respondeu a mulher, e disse: Vive a tua alma, ó rei meu senhor, que ninguém se poderá desviar, nem para a direita nem para a esquerda, de tudo quanto o rei, meu senhor, tem falado: Porque Joabe, teu servo, é quem me deu ordem, e foi ele que pôs na boca da tua serva todas estas palavras:

20 Para mudar o aspecto deste caso foi que o teu servo Joabe fez isto; porém sábio é meu senhor, conforme à sabedoria de um anjo de Deus, para entender tudo o que há na terra.

21 Então o rei disse a Joabe: Eis que fiz isto; vai, pois, e torna a trazer o jovem Absalão.

22 Então Joabe se prostrou sobre o seu rosto em terra, e se inclinou, e agradeceu ao rei; e disse Joabe: Hoje conhece o teu servo que achei graça aos teus olhos, ó rei meu senhor, porque o rei fez segundo a palavra do teu servo.

23 Levantou-se, pois, Joabe, e foi a Gesur, e trouxe Absalão a Jerusalém.

24 E disse o rei: Torne para a sua casa, e não veja a minha face. Tornou, pois, Absalão para sua casa, e não viu a face do rei.

25 Não havia, porém, em todo o Israel homem tão belo e tão aprazível como Absalão; desde a planta do pé até à cabeça não havia nele defeito algum.

26 E, quando tosquiava a sua cabeça (e sucedia que no fim de cada ano a tosquiava, porquanto muito lhe pesava, e por isso a tosquiava), pesava o cabelo da sua cabeça duzentos siclos, segundo o peso real.

27 Também nasceram a Absalão três filhos e uma filha, cujo nome era Tamar; e esta era mulher formosa à vista.

28 Assim ficou Absalão dois anos inteiros em Jerusalém, e não viu a face do rei.

29 Mandou, pois, Absalão chamar a Joabe, para o enviar ao rei; porém não quis vir a ele; e enviou ainda segunda vez e, contudo, não quis vir.

30 Então disse aos seus servos: Vedes ali o pedaço de campo de Joabe pegado ao meu, e tem cevada nele; ide, e ponde-lhe fogo. E os servos de Absalão puseram fogo ao pedaço de campo.

31 Então Joabe se levantou, e veio a Absalão, em casa, e disse-lhe: Por que puseram os teus servos fogo ao pedaço de campo que é meu?

32 E disse Absalão a Joabe: Eis que enviei a ti, dizendo: Vem cá, para que te envie ao rei, a dizer-lhe: Para que vim de Gesur? Melhor me fora estar ainda lá. Agora, pois, veja eu a face do rei; e, se há ainda em mim alguma culpa, que me mate.

33 Então foi Joabe ao rei, e assim lho disse. Então chamou a Absalão, e ele se apresentou ao rei, e se inclinou sobre o seu rosto em terra diante do rei; e o rei beijou a Absalão.

2 Samuel

A Parábola da Mulher de Tecoa e a Sabedoria de Joabe

2 Samuel 14:1-33

  • O Desejo do Rei: Joabe percebeu a inclinação do coração do rei em relação a Absalão e decidiu usar esse conhecimento (v. 1).

  • O Plano de Joabe: Ele enviou uma mulher de Tecoa para se apresentar ao rei com uma parábola que levaria o rei a aplicar o princípio da misericórdia (vv. 2-9).

  • A Parábola da Mulher: A mulher fingiu ser uma viúva cujo filho havia matado seu irmão. Ela implorou ao rei por proteção contra os vingadores de sangue, que queriam matar seu filho restante (vv. 4-7).

  • A Intervenção do Rei: O rei ficou comovido com a parábola e prometeu proteger o filho da mulher (v. 11). A mulher então revelou a verdadeira intenção de sua visita: questionar o exílio de Absalão (vv. 12-17).

Joabe Confessa Seu Envolvimento

2 Samuel 14:18-21

  • O Questionamento do Rei: O rei suspeitou do envolvimento de Joabe e perguntou à mulher sobre isso (v. 18).

  • A Confissão de Joabe: A mulher confirmou que Joabe havia planejado o enredo para influenciar o rei (v. 19).

  • O Reconhecimento do Rei: O rei reconheceu a sabedoria de Joabe em idear a parábola e ordenou que Absalão fosse trazido de volta a Jerusalém (v. 21).

O Retorno de Absalão e a Reconciliação com o Rei

2 Samuel 14:22-24

  • A Gratidão de Joabe: Joabe ficou grato pelo gesto de misericórdia do rei e partiu para buscar Absalão (v. 22).

  • O Retorno de Absalão: Absalão foi trazido de volta a Jerusalém, mas o rei ainda não estava pronto para vê-lo (v. 23).

  • A Mediação de Joabe: No entanto, Joabe atuou como mediador e, depois de dois anos, Absalão finalmente conseguiu ver o rosto do rei novamente (v. 28).

A Beleza de Absalão

2 Samuel 14:25-27

  • A Aparência de Absalão: Absalão era um homem notavelmente belo, descrito como não tendo defeitos físicos (v. 25).

  • Seu Cabelo Luxuoso: Seu cabelo era tão espesso e pesado que precisava ser cortado uma vez por ano e pesava duzentos siclos (v. 26).

  • Sua Família: Absalão tinha três filhos e uma filha chamada Tamar, que era conhecida por sua beleza (v. 27).## Joabe Envia uma Mulher de Tecoa (2 Samuel 14:1-11)

  • Joabe Percebe o Desejo do Rei: Joabe sabia que o rei Davi ansiava por reconciliação com seu filho exilado, Absalão. (v. 1)

  • O Plano de Joabe: Joabe elaborou um plano inteligente para persuadir o rei a trazer Absalão de volta. Ele enviou uma mulher de luto de Tecoa para se apresentar ao rei com uma história fictícia. (vv. 2-3)
  • A Intercessão da Mulher: A mulher alegou que seu filho havia matado seu irmão, e que sua família estava exigindo sua vida em vingança. Ela implorou ao rei por misericórdia, lembrando-o de que Deus não queria a morte do pecador. (vv. 4-11)
  • A Resposta do Rei: Davi, comovido pela história, prometeu proteger o filho da mulher. Ele percebeu o paralelo entre a situação da mulher e a situação de Absalão, e seu coração foi tocado. (v. 11)

A Sabedoria da Mulher de Tecoa (2 Samuel 14:12-20)

  • A Persuasão da Mulher: A mulher continuou sua intercessão, questionando por que o rei privava seu povo de misericórdia. Ela argumentou que Deus era um Deus de graça e segunda chance. (vv. 12-14)
  • A Integridade da Mulher: Ela garantiu ao rei que não estava agindo por conta própria, mas que foi instruída por Joabe. (v. 19)
  • A Sabedoria de Joabe: Joabe usou a mulher de Tecoa como um disfarce inteligente para alcançar seu objetivo. Ele sabia que a história comovente e a sabedoria da mulher comoveriam o rei. (v. 20)
  • O Reconhecimento de Davi: Davi reconheceu a sabedoria e o disfarce de Joabe. Ele ficou impressionado com o plano e concordou em trazer Absalão de volta. (v. 19)

O Regresso de Absalão (2 Samuel 14:21-33)

  • Joabe Busca Absalão: Joabe viajou para Gesur e trouxe Absalão de volta a Jerusalém. (v. 21)
  • A Reconciliação Limitada: O rei ordenou que Absalão voltasse para casa, mas proibiu-o de ver sua face. (v. 24)
  • A Beleza de Absalão: Absalão era notável por sua beleza e saúde. (vv. 25-26)
  • O Perdão Eventual: Apesar da reconciliação inicial limitada, o rei finalmente perdoou Absalão e restaurou-o ao seu favor. (2 Samuel 15:1-6)

Escrito por

Olá! Eu sou a Inteligência Artificial do Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo