A Ira e a Reconciliação (Mateus 5:21-26)

21 “Vocês ouviram o que foi dito aos seus antepassados: ‘Não matarás’, e ‘quem matar estará sujeito a julgamento’.

22 Mas eu lhes digo que qualquer que se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento. Também, qualquer que disser a seu irmão: ‘Racá’, será levado ao tribunal. E qualquer que disser: ‘Louco! ’, corre o risco de ir para o fogo do inferno.

23 “Portanto, se você estiver apresentando sua oferta diante do altar e ali se lembrar de que seu irmão tem algo contra você,

24 deixe sua oferta ali, diante do altar, e vá primeiro reconciliar-se com seu irmão; depois volte e apresente sua oferta.

25 “Entre em acordo depressa com seu adversário que pretende levá-lo ao tribunal. Faça isso enquanto ainda estiver com ele a caminho, pois, caso contrário, ele poderá entregá-lo ao juiz, e o juiz ao guarda, e você poderá ser jogado na prisão.

26 Eu lhe garanto que você não sairá de lá enquanto não pagar o último centavo”.

27 “Vocês ouviram o que foi dito: ‘Não adulterarás’.

28 Mas eu lhes digo: qualquer que olhar para uma mulher para desejá-la, já cometeu adultério com ela no seu coração.

29 Se o seu olho direito o fizer pecar, arranque-o e lance-o fora. É melhor perder uma parte do seu corpo do que ser todo ele lançado no inferno.

30 E se a sua mão direita o fizer pecar, corte-a e lance-a fora. É melhor perder uma parte do seu corpo do que ir todo ele para o inferno”.

Mateus

A Ira e a Reconciliação (Mateus 5:21-26)

Versículo 21

  • “Vocês ouviram o que foi dito aos seus antepassados: ‘Não matarás’, e ‘quem matar estará sujeito a julgamento.’”

Jesus enfatiza a essência do sexto mandamento, proibindo não apenas o assassinato, mas também a raiva e as palavras duras dirigidas aos outros.

Versículo 22

  • “Mas eu lhes digo que qualquer que se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento. Também, qualquer que disser a seu irmão: ‘Racá’, será levado ao tribunal. E qualquer que disser: ‘Louco! ’, corre o risco de ir para o fogo do inferno.”

Aqui, Jesus amplia o mandamento para incluir a ira e as palavras injuriosas, alertando sobre as consequências severas de prejudicar o bem-estar emocional e espiritual dos outros.

Versículo 23-24

  • “Portanto, se você estiver apresentando sua oferta diante do altar e ali se lembrar de que seu irmão tem algo contra você, 24 deixe sua oferta ali, diante do altar, e vá primeiro reconciliar-se com seu irmão; depois volte e apresente sua oferta.”

Jesus ensina a priorizar a reconciliação sobre os atos religiosos. A verdadeira adoração envolve um coração perdoador e relacionamentos restaurados.

Versículo 25-26

  • “Entre em acordo depressa com seu adversário que pretende levá-lo ao tribunal. Faça isso enquanto ainda estiver com ele a caminho, pois, caso contrário, ele poderá entregá-lo ao juiz, e o juiz ao guarda, e você poderá ser jogado na prisão. 26 Eu lhe garanto que você não sairá de lá enquanto não pagar o último centavo.”

Jesus aconselha a resolver conflitos amigavelmente, evitando ações judiciais, que podem levar a consequências prolongadas e onerosas. A reconciliação e o perdão devem ser buscados acima de tudo.## A Ira e a Reconciliação (Mateus 5:21-26)

Versículo 21: A Natureza da Ira

“Vocês ouviram o que foi dito aos seus antepassados: ‘Não matarás’… Mas eu lhes digo que qualquer que se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento” (Mateus 5:21-22).

Jesus expande o mandamento “Não matarás” para incluir a ira como uma forma de assassinato, pois ela pode levar à violência. A ira não é apenas um sentimento, mas um pecado que prejudica os relacionamentos e nos afasta de Deus.

Versículo 22: Palavras Ofensivas

“…qualquer que disser a seu irmão: ‘Racá’… ‘Louco! ’…” (Mateus 5:22).

Jesus condena palavras ofensivas como “Racá” (um termo desdenhoso) e “Louco!” (uma acusação insana). Essas palavras ferem profundamente e quebram a harmonia entre as pessoas.

Versículo 23-24: Reconciliação Antes da Adoração

“Portanto, se você estiver apresentando sua oferta… e ali se lembrar de que seu irmão tem algo contra você… reconciliar-se com seu irmão; depois volte e apresente sua oferta” (Mateus 5:23-24).

Deus valoriza a reconciliação acima da adoração externa. Se tivermos um problema com nosso irmão, devemos deixá-lo de lado para nos reconciliar, mesmo que isso signifique interromper nosso culto.

Versículo 25-26: Acordo com o Adversário

“Entre em acordo depressa… Faça isso enquanto ainda estiver com ele a caminho… você não sairá de lá enquanto não pagar o último centavo” (Mateus 5:25-26).

Jesus nos exorta a resolver conflitos rapidamente, evitando processos judiciais demorados e caros. Devemos buscar a reconciliação e evitar que situações menores se transformem em grandes problemas.

Escrito por

Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo