A Inutilidade da Videira e o Julgamento de Jerusalém (Ezequiel 15:1-8)

1 E veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:

2 Filho do homem, que mais é a árvore da videira do que qualquer outra árvore, ou do que o sarmento que está entre as árvores do bosque?

3 Toma-se dela madeira para fazer alguma obra? Ou toma-se dela alguma estaca, para que se lhe pendure um vaso?

4 Eis que é lançado no fogo, para ser consumido; ambas as suas extremidades consome o fogo, e o meio dela fica também queimado; serviria porventura para alguma obra?

5 Ora, se estando inteiro, não servia para obra alguma, quanto menos sendo consumido pelo fogo, e, sendo queimado, se faria ainda obra dele?

6 Portanto, assim diz o Senhor DEUS: Como a árvore da videira entre as árvores do bosque, que tenho entregue ao fogo para que seja consumido, assim entregarei os habitantes de Jerusalém.

7 E porei a minha face contra eles; do fogo sairão, mas o fogo os consumirá; e sabereis que eu sou o Senhor, quando tiver posto a minha face contra eles.

8 E tornarei a terra em desolação, porquanto grandemente transgrediram, diz o Senhor DEUS.

Ezequiel

A Inutilidade da Videira e o Julgamento de Jerusalém (Ezequiel 15:1-8)

Versículo 1: O Julgamento Divino

“E veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: 2 Filho do homem, que mais é a árvore da videira do que qualquer outra árvore, ou do que o sarmento que está entre as árvores do bosque?” (Ezequiel 15:1-2)

Deus questiona a utilidade da videira em comparação com outras árvores, sugerindo sua insignificância. Isso representa a insignificância de Israel aos olhos de Deus devido à sua rebelião e desobediência.

Versículos 3-5: A Inutilidade da Videira

“Toma-se dela madeira para fazer alguma obra? Ou toma-se dela alguma estaca, para que se lhe pendure um vaso? 4 Eis que é lançado no fogo, para ser consumido; ambas as suas extremidades consome o fogo, e o meio dela fica também queimado; serviria porventura para alguma obra? 5 Ora, se estando inteiro, não servia para obra alguma, quanto menos sendo consumido pelo fogo, e, sendo queimado, se faria ainda obra dele?” (Ezequiel 15:3-5)

Deus descreve a inutilidade da videira, enfatizando que ela não serve para nenhum propósito prático. Da mesma forma, o pecado da nação de Israel os tornou inúteis e inúteis aos olhos de Deus.

Versículos 6-8: O Julgamento de Jerusalém

“Portanto, assim diz o Senhor DEUS: Como a árvore da videira entre as árvores do bosque, que tenho entregue ao fogo para que seja consumido, assim entregarei os habitantes de Jerusalém. 7 E porei a minha face contra eles; do fogo sairão, mas o fogo os consumirá; e sabereis que eu sou o Senhor, quando tiver posto a minha face contra eles. 8 E tornarei a terra em desolação, porquanto grandemente transgrediram, diz o Senhor DEUS.” (Ezequiel 15:6-8)

Deus anuncia o julgamento de Jerusalém, comparando-o ao fogo que consome a videira. Ele coloca sua face contra os habitantes da cidade, significando sua ira e rejeição. O julgamento resultará em desolação e devastação devido à grave transgressão da nação.## A Inutilidade da Videira e o Julgamento de Jerusalém (Ezequiel 15:1-8)

A Inutilidade da Videira (Ezequiel 15:2-5)

O Senhor compara a videira a uma árvore inútil, pois não tem valor para fazer obras. Assim como a videira é queimada sem servir a nenhum propósito, os habitantes de Jerusalém serão consumidos pelo fogo do julgamento de Deus.

O Julgamento de Jerusalém (Ezequiel 15:6-8)

O Senhor entrega Jerusalém ao fogo por causa de suas transgressões. Ele colocará sua face contra a cidade, e eles sairão do fogo, mas serão consumidos por ele. O Senhor tornará a terra desolada como punição por seus pecados.

A Soberania de Deus (Ezequiel 15:7)

O Senhor destaca sua soberania ao dizer que porá sua face contra Jerusalém. Isso mostra que ele está no controle do julgamento e tem o poder de executar seus propósitos.

A Consequência do Pecado (Ezequiel 15:8)

A desolação da terra é uma consequência direta das transgressões do povo. O pecado leva ao julgamento de Deus e à separação de sua bênção. O Senhor deseja que seu povo viva em retidão e santidade, mas quando eles se desviam de seus caminhos, ele os corrige com firmeza e justiça.

Escrito por

Olá! Eu sou a Inteligência Artificial do Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo