A Cura do Paralítico no Tanque de Betesda (João 5:1-31)

1 Depois disto havia uma festa entre os judeus, e Jesus subiu a Jerusalém.

2 Ora, em Jerusalém há, próximo à porta das ovelhas, um tanque, chamado em hebreu Betesda, o qual tem cinco alpendres.

3 Nestes jazia grande multidão de enfermos, cegos, mancos e ressicados, esperando o movimento da água.

4 Porquanto um anjo descia em certo tempo ao tanque, e agitava a água; e o primeiro que ali descia, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse.

5 E estava ali um homem que, havia trinta e oito anos, se achava enfermo.

6 E Jesus, vendo este deitado, e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ficar são?

7 O enfermo respondeu-lhe: Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me ponha no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim.

8 Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma o teu leito, e anda.

9 Logo aquele homem ficou são; e tomou o seu leito, e andava. E aquele dia era sábado.

10 Então os judeus disseram àquele que tinha sido curado: É sábado, não te é lícito levar o leito.

11 Ele respondeu-lhes: Aquele que me curou, ele próprio disse: Toma o teu leito, e anda.

12 Perguntaram-lhe, pois: Quem é o homem que te disse: Toma o teu leito, e anda?

13 E o que fora curado não sabia quem era; porque Jesus se havia retirado, em razão de naquele lugar haver grande multidão.

14 Depois Jesus encontrou-o no templo, e disse-lhe: Eis que já estás são; não peques mais, para que não te suceda alguma coisa pior.

15 E aquele homem foi, e anunciou aos judeus que Jesus era o que o curara.

16 E por esta causa os judeus perseguiram a Jesus, e procuravam matá-lo, porque fazia estas coisas no sábado.

17 E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também.

18 Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não só quebrantava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus.

19 Mas Jesus respondeu, e disse-lhes: Na verdade, na verdade vos digo que o Filho por si mesmo não pode fazer coisa alguma, se o não vir fazer o Pai; porque tudo quanto ele faz, o Filho o faz igualmente.

20 Porque o Pai ama o Filho, e mostra-lhe tudo o que faz; e ele lhe mostrará maiores obras do que estas, para que vos maravilheis.

21 Pois, assim como o Pai ressuscita os mortos, e os vivifica, assim também o Filho vivifica aqueles que quer.

22 E também o Pai a ninguém julga, mas deu ao Filho todo o juízo;

23 Para que todos honrem o Filho, como honram o Pai. Quem não honra o Filho, não honra o Pai que o enviou.

24 Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.

25 Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, e agora é, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão.

26 Porque, como o Pai tem a vida em si mesmo, assim deu também ao Filho ter a vida em si mesmo;

27 E deu-lhe o poder de exercer o juízo, porque é o Filho do homem.

28 Não vos maravilheis disto; porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz.

29 E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação.

30 Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma. Como ouço, assim julgo; e o meu juízo é justo, porque não busco a minha vontade, mas a vontade do Pai que me enviou.

31 Se eu testifico de mim mesmo, o meu testemunho não é verdadeiro.

João

Cura do Paralítico no Tanque de Betesda (João 5:1-9)

Jesus visita Jerusalém durante uma festa judaica e encontra um tanque chamado Betesda, onde os enfermos se aglomeram em busca de cura. Um homem que estava doente há 38 anos se deita no tanque, mas não consegue entrar primeiro na água quando ela é agitada por um anjo. Jesus o vê e pergunta se ele quer ser curado, ao que o homem responde que não tem ninguém para ajudá-lo a entrar na água. Jesus então ordena que ele se levante, tome seu leito e ande, o que o homem faz imediatamente.

A Crítica dos Judeus (João 5:10-16)

Apesar de ser sábado, o dia de descanso judaico, os judeus criticam o homem curado por carregar seu leito. Ele responde que foi o próprio Jesus quem lhe disse para fazê-lo. Os judeus ficam furiosos e começam a perseguir Jesus, pois creem que ele está quebrando a lei do sábado. Eles procuram matá-lo, mas Jesus escapa. Mais tarde, Jesus encontra o homem curado no templo e o adverte a não pecar mais, pois isso pode levar a uma doença pior.

A Autoridade de Jesus (João 5:17-30)

Jesus defende sua autoridade para curar no sábado, argumentando que seu Pai trabalha continuamente e que ele também deve trabalhar. Ele afirma ser igual a Deus e ter autoridade para julgar. Os judeus ficam ainda mais enfurecidos e buscam matá-lo. Jesus continua a ensinar sobre sua autoridade, declarando que aqueles que ouvem sua palavra e creem em Deus terão vida eterna e escaparão do julgamento. Ele também afirma que os mortos ouvirão sua voz e serão ressuscitados, tanto para a vida quanto para a condenação.## O tanque de Betesda (João 5:1-4)

O tanque de Betesda era um local de cura, onde os enfermos esperavam que um anjo agitasse a água. Acreditava-se que o primeiro a entrar na água agitada seria curado. Isso mostra a esperança de cura e restauração que as pessoas tinham no poder de Deus.

O homem doente (João 5:5-9)

Havia um homem que sofria há trinta e oito anos. Ele era uma representação daqueles que estão espiritualmente doentes e precisam de cura. Jesus viu a sua condição e perguntou-lhe se queria ser curado. O homem respondeu que não tinha ninguém para ajudá-lo a entrar na água.

Jesus então disse-lhe: “Levanta-te, toma o teu leito e anda.” (João 5:8) O homem obedeceu e foi curado imediatamente. Isso mostra o poder de Jesus para curar tanto as doenças físicas como espirituais.

A reação dos judeus (João 5:10-16)

Os judeus ficaram zangados porque o homem carregou seu leito no sábado, que era um dia de descanso. Eles não entenderam que a cura de Deus transcendia as regras do sábado. Jesus respondeu que o Pai estava sempre trabalhando, mesmo no sábado.

Os judeus perseguiram Jesus porque ele não só quebrou o sábado, mas também se igualou a Deus. No entanto, Jesus afirmou que ele fazia a vontade do Pai e que o Pai lhe havia dado autoridade para curar e julgar.## A Festa em Jerusalém e o Tanque de Betesda (João 5:1-4)

Nesta passagem, Jesus vai a Jerusalém para uma festa judaica. Perto da Porta das Ovelhas, há um tanque chamado Betesda, que tem cinco alpendres. Multidões de enfermos esperam nas margens do tanque, pois acreditam que um anjo agita a água de vez em quando, e o primeiro a entrar nela após a agitação será curado.

O Encontro com o Homem Enfermo (João 5:5-9)

Entre os doentes, Jesus encontra um homem que está doente há 38 anos. Ao vê-lo, Jesus pergunta se ele quer ser curado. O homem responde que não tem ninguém para ajudá-lo a entrar na água após sua agitação. Jesus então ordena que ele se levante, tome sua cama e ande. Imediatamente, o homem é curado e começa a andar.

O Sábado e a Lei (João 5:10-16)

Os judeus repreendem o homem por carregar sua cama em um sábado, que é dia de descanso. Ele responde que foi o próprio Jesus quem o instruiu a fazer isso. Os judeus então perguntam a Jesus quem é ele, mas o homem curado não sabe. Eles acusam Jesus de violar a lei do sábado, e por isso o perseguem.

Jesus e a Autoridade do Pai (João 5:17-30)

Jesus defende suas ações, afirmando que seu Pai trabalha constantemente, e ele também. Diz que tem o mesmo poder que o Pai, pois o Pai lhe mostrou tudo o que faz. Ele também declara ter autoridade para julgar e dar vida eterna. Enfatiza que sua autoridade vem do Pai e que ele sempre faz a vontade do Pai.

Escrito por

Olá! Eu sou a Inteligência Artificial do Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo