A Bênção de Jacó (Gênesis 48:1-22)

1 E aconteceu, depois destas coisas, que alguém disse a José: Eis que teu pai está enfermo. Então tomou consigo os seus dois filhos, Manassés e Efraim.

2 E alguém participou a Jacó, e disse: Eis que José teu filho vem a ti. E esforçou-se Israel, e assentou-se sobre a cama.

3 E Jacó disse a José: O Deus Todo-Poderoso me apareceu em Luz, na terra de Canaã, e me abençoou.

4 E me disse: Eis que te farei frutificar e multiplicar, e tornar-te-ei uma multidão de povos e darei esta terra à tua descendência depois de ti, em possessão perpétua.

5 Agora, pois, os teus dois filhos, que te nasceram na terra do Egito, antes que eu viesse a ti no Egito, são meus: Efraim e Manassés serão meus, como Rúben e Simeão;

6 Mas a tua geração, que gerarás depois deles, será tua; segundo o nome de seus irmãos serão chamados na sua herança.

7 Vindo, pois, eu de Padã, morreu-me Raquel no caminho, na terra de Canaã, havendo ainda pequena distância para chegar a Efrata; e eu a sepultei ali, no caminho de Efrata, que é Belém.

8 E Israel viu os filhos de José, e disse: Quem são estes?

9 E José disse a seu pai: Eles são meus filhos, que Deus me tem dado aqui. E ele disse: Peço-te, traze-mos aqui, para que os abençoe.

10 Os olhos de Israel, porém, estavam carregados de velhice, já não podia ver; e fê-los chegar a ele, e beijou-os, e abraçou-os.

11 E Israel disse a José: Eu não cuidara ver o teu rosto; e eis que Deus me fez ver também a tua descendência.

12 Então José os tirou dos joelhos de seu pai, e inclinou-se à terra diante da sua face.

13 E tomou José a ambos, a Efraim na sua mão direita, à esquerda de Israel, e Manassés na sua mão esquerda, à direita de Israel, e fê-los chegar a ele.

14 Mas Israel estendeu a sua mão direita e a pôs sobre a cabeça de Efraim, que era o menor, e a sua esquerda sobre a cabeça de Manassés, dirigindo as suas mãos propositadamente, não obstante Manassés ser o primogênito.

15 E abençoou a José, e disse: O Deus, em cuja presença andaram os meus pais Abraão e Isaque, o Deus que me sustentou, desde que eu nasci até este dia;

16 O anjo que me livrou de todo o mal, abençoe estes rapazes, e seja chamado neles o meu nome, e o nome de meus pais Abraão e Isaque, e multipliquem-se como peixes, em multidão, no meio da terra.

17 Vendo, pois, José que seu pai punha a sua mão direita sobre a cabeça de Efraim, foi mau aos seus olhos; e tomou a mão de seu pai, para a transpor de sobre a cabeça de Efraim à cabeça de Manassés.

18 E José disse a seu pai: Não assim, meu pai, porque este é o primogênito; põe a tua mão direita sobre a sua cabeça.

19 Mas seu pai recusou, e disse: Eu o sei, meu filho, eu o sei; também ele será um povo, e também ele será grande; contudo o seu irmão menor será maior que ele, e a sua descendência será uma multidão de nações.

20 Assim os abençoou naquele dia, dizendo: Em ti abençoará Israel, dizendo: Deus te faça como a Efraim e como a Manassés. E pôs a Efraim diante de Manassés.

21 Depois disse Israel a José: Eis que eu morro, mas Deus será convosco, e vos fará tornar à terra de vossos pais.

22 E eu tenho dado a ti um pedaço da terra a mais do que a teus irmãos, que tomei com a minha espada e com o meu arco, da mão dos amorreus.

Gênesis

A Bênção de Jacó (Gênesis 48:1-22)

A Chegada de José e Seus Filhos (Gênesis 48:1-2)

Jacó, doente, ouve que José está se aproximando. Ele reúne forças, senta-se na cama e recebe seu filho e netos, Efraim e Manassés.

A Bênção de Jacó a José (Gênesis 48:3-16)

Jacó lembra a Deus que o abençoou em Luz, prometendo multiplicá-lo, dar-lhe a terra de Canaã e que seus descendentes seriam uma multidão de nações. Ele adota Efraim e Manassés como seus próprios filhos, igualando-os a Rúben e Simeão. Jacó então abençoa José, pedindo que o Deus de seus pais e o anjo que o guardou abençoem seus netos.

A Bênção Invertida (Gênesis 48:17-20)

José fica surpreso quando Jacó coloca sua mão direita sobre a cabeça de Efraim, o mais novo, e a esquerda sobre Manassés, o mais velho. Ele tenta corrigir, mas Jacó explica que Efraim será maior e sua descendência se tornará uma multidão de nações. Ele abençoa ambos, dizendo que serão uma bênção para Israel.

A Última Palavra de Jacó (Gênesis 48:21-22)

Jacó prevê sua morte iminente, mas assegura a José que Deus estará com eles e os levará de volta à terra de seus pais. Ele também dá a José uma porção extra de terra, conquistada com sua espada e arco.## Jacó abençoa Efraim e Manassés (Gênesis 48:8-14)

Ao ver os netos, Jacó pergunta a José quem são eles. José explica que são seus filhos, nascidos no Egito. Jacó pede que os aproxime para uma bênção. Embora sua visão esteja fraca, ele os beija e abraça. Jacó percebe que Deus lhe permitiu ver sua descendência.

Jacó coloca sua mão direita sobre Efraim, o mais novo, e sua esquerda sobre Manassés, o primogênito, cruzando seus braços. José fica desconfortável e tenta corrigir a posição das mãos, mas Jacó o impede, explicando que sua bênção será diferente para cada um.

Efraim, o mais novo, receberá uma bênção maior que Manassés. Ele se tornará uma multidão de nações, enquanto Manassés será um povo grande. Jacó abençoa Efraim, desejando que Deus o proteja do mal e o multiplique como peixes.

A bênção de José (Gênesis 48:15-17)

Jacó abençoa José, reconhecendo o Deus que o sustentou desde seu nascimento. Ele ora para que o anjo que o protegeu também abençoe seus netos. Jacó deseja que o nome de Deus e de seus pais, Abraão e Isaque, sejam invocados sobre os meninos.## A Visão e Promessa de Jacó (Gênesis 48:3-4)

Jacó relembra sua visão em Luz: Jacó conta a José sobre sua experiência em Luz, onde Deus lhe apareceu e lhe prometeu uma descendência numerosa e a herança da terra de Canaã. Essa visão reafirmou a aliança de Deus com a família de Jacó, assegurando-lhe um futuro abençoado.

A Adoção de Manassés e Efraim como Filhos de Jacó (Gênesis 48:5-6)

Efraim e Manassés tornam-se herdeiros: Jacó reconhece Efraim e Manassés como seus próprios filhos, igualando-os em status aos seus próprios filhos, Rúben e Simeão. Essa adoção garantiu que as bênçãos prometidas a Jacó também se estendessem a seus netos.

O Sinal Profético da Bênção Cruzada (Gênesis 48:13-19)

Israel cruza as mãos: Ao abençoar Efraim e Manassés, Israel cruza as mãos, colocando sua mão direita sobre a cabeça de Efraim, o mais jovem. Essa ação simboliza a bênção de Deus sobre Efraim, apesar de Manassés ser o primogênito. A bênção cruzada prediz o futuro predomínio da tribo de Efraim sobre a tribo de Manassés.

A Herança da Terra Prometida (Gênesis 48:21-22)

Jacó prevê o retorno à terra: Antes de sua morte, Jacó assegura a José que Deus os levará de volta à terra de seus ancestrais. Essa profecia prediz o êxodo do Egito, cumprindo a promessa de Deus de herança na terra de Canaã. Além disso, Jacó concede a José uma porção adicional de terra, conquistada por sua espada e arco, simbolizando o favor especial de Deus sobre ele e sua descendência.

Escrito por

Olá! Eu sou a Inteligência Artificial do Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo