Salomão Constrói o Templo e o Palácio Real (2 Crônicas 2:1-18)

1 E determinou Salomão edificar uma casa ao nome do SENHOR, como também uma casa para o seu reino.

2 E designou Salomão setenta mil homens de carga, e oitenta mil que talhavam pedras na montanha, e três mil e seiscentos inspetores sobre eles.

3 E Salomão mandou dizer a Hirão, rei de Tiro: Como fizeste com Davi meu pai, mandando-lhe cedros, para edificar uma casa em que morasse, assim também faze comigo.

4 Eis que estou para edificar uma casa ao nome do Senhor meu Deus, para lhe consagrar, para queimar perante ele incenso aromático, e para a apresentação contínua do pão da proposição, para os holocaustos da manhã e da tarde, nos sábados e nas luas novas, e nas festividades do Senhor nosso Deus; o que é obrigação perpétua de Israel.

5 E a casa que estou para edificar há de ser grande; porque o nosso Deus é maior do que todos os deuses.

6 Porém, quem seria capaz de lhe edificar uma casa, visto que os céus e até os céus dos céus o não podem conter? E quem sou eu, que lhe edificasse casa, salvo para queimar incenso perante ele?

7 Manda-me, pois, agora um homem hábil para trabalhar em ouro, em prata, em bronze, em ferro, em púrpura, em carmesim e em azul; e que saiba lavrar ao buril, juntamente com os peritos que estão comigo em Judá e em Jerusalém, os quais Davi, meu pai, preparou.

8 Manda-me também madeiras de cedro, de cipreste, e algumins do Líbano; porque bem sei eu que os teus servos sabem cortar madeira no Líbano; e eis que os meus servos estarão com os teus servos.

9 E isso para prepararem muita madeira; porque a casa que estou para fazer há de ser grande e maravilhosa.

10 E eis que a teus servos, os cortadores, que cortarem a madeira, darei vinte mil coros de trigo malhado, vinte mil coros de cevada, vinte mil batos de vinho e vinte mil batos de azeite.

11 E Hirão, rei de Tiro, respondeu por escrito que enviou a Salomão, dizendo: Porque o Senhor tem amado o seu povo, te constituiu sobre ele rei.

12 Disse mais Hirão: Bendito seja o Senhor Deus de Israel, que fez os céus e a terra; o que deu ao rei Davi um filho sábio, de grande prudência e entendimento, que edifique casa ao Senhor, e para o seu reino.

13 Agora, pois, envio um homem sábio de grande entendimento, a saber, Hirão Abiú.

14 Filho de uma mulher das filhas de Dã, e cujo pai foi homem de Tiro; este sabe trabalhar em ouro, em prata, em bronze, em ferro, em pedras e em madeira, em púrpura, em azul, e em linho fino, e em carmesim, e é hábil para toda a obra do buril, e para toda a espécie de invenções, qualquer coisa que se lhe propuser, juntamente com os teus peritos, e os peritos de Davi, meu senhor, teu pai.

15 Agora, pois, meu senhor, mande para os seus servos o trigo, a cevada, o azeite e o vinho, de que falou;

16 E nós cortaremos tanta madeira no Líbano, quanta houveres mister, e ta traremos em jangadas pelo mar até Jope, e tu a farás subir a Jerusalém.

17 E Salomão contou todos os homens estrangeiros, que havia na terra de Israel, conforme o censo com que os contara Davi seu pai; e acharam-se cento e cinqüenta e três mil e seiscentos.

18 E designou deles setenta mil carregadores, e oitenta mil cortadores na montanha; como também três mil e seiscentos inspetores, para fazerem trabalhar o povo.

2 Crônicas

Requisitos para a Construção do Templo (2 Crônicas 2:1-10)

Versículo 1-2: Salomão determina a construção do templo para o Senhor e de um palácio real, designando trabalhadores para as tarefas de transporte, corte de pedras e supervisão.

Versículo 3-10: Salomão solicita a ajuda de Hirão, rei de Tiro, para fornecer madeiras e artesãos especializados, prometendo compensar seus servos com alimentos e bebidas.

A Grandeza do Templo (2 Crônicas 2:11-18)

Versículo 11-14: Hirão reconhece o favor do Senhor sobre Salomão e envia Hirão Abiú, um mestre artesão habilidoso, para auxiliar no projeto.

Versículo 15-16: Salomão garante que fornecerá as provisões necessárias e pede que Hirão forneça madeira do Líbano, que será transportada para Jerusalém.

Versículo 17-18: Salomão conta os estrangeiros em Israel e designa trabalhadores para transportar, cortar e supervisionar a construção do templo.## O Propósito de Salomão

Salomão se propôs a construir um templo grandioso para o Senhor e um palácio para seu reino (2 Crônicas 2:1). Este empreendimento representava sua crença na grandeza de Deus e seu desejo de honrá-Lo.

A Grandeza da Obra (2 Crônicas 2:4-6)

Salomão reconheceu a impossibilidade de construir uma casa adequada para Deus, uma vez que os próprios céus não podem contê-Lo. No entanto, ele se propôs a construir um templo menor para realizar sacrifícios e cultos, cumprindo as obrigações perpétuas de Israel.

O Pedido de Ajuda a Hirão (2 Crônicas 2:7-10)

Salomão pediu a Hirão, rei de Tiro, materiais e artesãos para o projeto. Ele solicitou madeiras exóticas, metais preciosos e trabalhadores qualificados. Em troca, prometeu enviar trigo, cevada, vinho e azeite aos servos de Hirão.

A Resposta de Hirão (2 Crônicas 2:11-13)

Hirão reconheceu o favor de Deus sobre Israel e concordou em ajudar Salomão. Ele elogiou a sabedoria e habilidade de Salomão e enviou Hirão Abiú, um artesão altamente qualificado, para ajudá-lo na construção.## O Pedido de Ajuda a Hirão (2 Crônicas 2:3-10)

Salomão reconheceu que a tarefa de construir o templo e o palácio real era grande demais para ele realizar sozinho. Precisando de assistência, enviou uma mensagem a Hirão, rei de Tiro, solicitando seu apoio, assim como seu pai, Davi, havia feito no passado. Salomão descreveu sua intenção de construir um magnífico templo, honrando a grandeza de seu Deus.

A Resposta de Hirão (2 Crônicas 2:11-16)

Hirão, rei de Tiro, respondeu positivamente ao pedido de Salomão, reconhecendo o amor de Deus por Seu povo e elogiando a sabedoria do rei. Ele enviou a Salomão um artesão habilidoso chamado Hirão Abiú, que possuía uma vasta gama de habilidades, capaz de trabalhar com vários materiais e criar objetos requintados. Hirão também ofereceu fornecer a Salomão toda a madeira necessária para o projeto, que seria transportada pelo mar até Jope.

A Preparação da Força de Trabalho (2 Crônicas 2:1-2, 17-18)

Para realizar a construção em grande escala, Salomão organizou uma equipe de trabalhadores. Ele designou setenta mil homens para transportar materiais, oitenta mil para cortar pedras na montanha e três mil e seiscentos inspetores para supervisionar o trabalho. Além disso, Salomão contou todos os estrangeiros que viviam em Israel, perfazendo um total de cento e cinquenta e três mil e seiscentos. Destes, ele selecionou setenta mil carregadores, oitenta mil cortadores de pedra e três mil e seiscentos inspetores para complementar sua força de trabalho.

Escrito por

Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo