**Expiação do Santuário** (Levítico 16:1-34)

1 E falou o SENHOR a Moisés, depois da morte dos dois filhos de Arão, que morreram quando se chegaram diante do SENHOR.

2 Disse, pois, o Senhor a Moisés: Dize a Arão, teu irmão, que não entre no santuário em todo o tempo, para dentro do véu, diante do propiciatório que está sobre a arca, para que não morra; porque eu aparecerei na nuvem sobre o propiciatório.

3 Com isto Arão entrará no santuário: com um novilho, para expiação do pecado, e um carneiro para holocausto.

4 Vestirá ele a túnica santa de linho, e terá ceroulas de linho sobre a sua carne, e cingir-se-á com um cinto de linho, e se cobrirá com uma mitra de linho; estas são vestes santas; por isso banhará a sua carne na água, e as vestirá.

5 E da congregação dos filhos de Israel tomará dois bodes para expiação do pecado e um carneiro para holocausto.

6 Depois Arão oferecerá o novilho da expiação, que será para ele; e fará expiação por si e pela sua casa.

7 Também tomará ambos os bodes, e os porá perante o Senhor, à porta da tenda da congregação.

8 E Arão lançará sortes sobre os dois bodes; uma pelo Senhor, e a outra pelo bode emissário.

9 Então Arão fará chegar o bode, sobre o qual cair a sorte pelo Senhor, e o oferecerá para expiação do pecado.

10 Mas o bode, sobre que cair a sorte para ser bode emissário, apresentar-se-á vivo perante o Senhor, para fazer expiação com ele, a fim de enviá-lo ao deserto como bode emissário.

11 E Arão fará chegar o novilho da expiação, que será por ele, e fará expiação por si e pela sua casa; e degolará o novilho da sua expiação.

12 Tomará também o incensário cheio de brasas de fogo do altar, de diante do Senhor, e os seus punhos cheios de incenso aromático moído, e o levará para dentro do véu.

13 E porá o incenso sobre o fogo perante o Senhor, e a nuvem do incenso cobrirá o propiciatório, que está sobre o testemunho, para que não morra.

14 E tomará do sangue do novilho, e com o seu dedo espargirá sobre a face do propiciatório, para o lado oriental; e perante o propiciatório espargirá sete vezes do sangue com o seu dedo.

15 Depois degolará o bode, da expiação, que será pelo povo, e trará o seu sangue para dentro do véu; e fará com o seu sangue como fez com o sangue do novilho, e o espargirá sobre o propiciatório, e perante a face do propiciatório.

16 Assim fará expiação pelo santuário por causa das imundícias dos filhos de Israel e das suas transgressões, e de todos os seus pecados; e assim fará para a tenda da congregação que reside com eles no meio das suas imundícias.

17 E nenhum homem estará na tenda da congregação quando ele entrar para fazer expiação no santuário, até que ele saia, depois de feita expiação por si mesmo, e pela sua casa, e por toda a congregação de Israel.

18 Então sairá ao altar, que está perante o Senhor, e fará expiação por ele; e tomará do sangue do novilho, e do sangue do bode, e o porá sobre as pontas do altar ao redor.

19 E daquele sangue espargirá sobre o altar, com o seu dedo, sete vezes, e o purificará das imundícias dos filhos de Israel, e o santificará.

20 Havendo, pois, acabado de fazer expiação pelo santuário, e pela tenda da congregação, e pelo altar, então fará chegar o bode vivo.

21 E Arão porá ambas as suas mãos sobre a cabeça do bode vivo, e sobre ele confessará todas as iniqüidades dos filhos de Israel, e todas as suas transgressões, e todos os seus pecados; e os porá sobre a cabeça do bode, e enviá-lo-á ao deserto, pela mão de um homem designado para isso.

22 Assim aquele bode levará sobre si todas as iniqüidades deles à terra solitária; e deixará o bode no deserto.

23 Depois Arão virá à tenda da congregação, e despirá as vestes de linho, que havia vestido quando entrara no santuário, e ali as deixará.

24 E banhará a sua carne em água no lugar santo, e vestirá as suas vestes; então sairá e preparará o seu holocausto, e o holocausto do povo, e fará expiação por si e pelo povo.

25 Também queimará a gordura da expiação do pecado sobre o altar.

26 E aquele que tiver levado o bode emissário lavará as suas vestes, e banhará a sua carne em água; e depois entrará no arraial.

27 Mas o novilho da expiação, e o bode da expiação do pecado, cujo sangue foi trazido para fazer expiação no santuário, serão levados fora do arraial; porém as suas peles, a sua carne, e o seu esterco queimarão com fogo.

28 E aquele que os queimar lavará as suas vestes, e banhará a sua carne em água; e depois entrará no arraial.

29 E isto vos será por estatuto perpétuo: no sétimo mês, aos dez do mês, afligireis as vossas almas, e nenhum trabalho fareis nem o natural nem o estrangeiro que peregrina entre vós.

30 Porque naquele dia se fará expiação por vós, para purificar-vos; e sereis purificados de todos os vossos pecados perante o Senhor.

31 É um sábado de descanso para vós, e afligireis as vossas almas; isto é estatuto perpétuo.

32 E o sacerdote, que for ungido, e que for sagrado, para administrar o sacerdócio, no lugar de seu pai, fará a expiação, havendo vestido as vestes de linho, as vestes santas;

33 Assim fará expiação pelo santo santuário; também fará expiação pela tenda da congregação e pelo altar; semelhantemente fará expiação pelos sacerdotes e por todo o povo da congregação.

34 E isto vos será por estatuto perpétuo, para fazer expiação pelos filhos de Israel de todos os seus pecados, uma vez no ano. E fez Arão como o Senhor ordenara a Moisés.

Levítico

A Entrada no Santuário (Levítico 16:2-4)

Deus proibiu Arão de entrar no santuário sempre que quisesse, pois sua presença era tão santa que a entrada desprotegida resultaria em morte. No entanto, para fazer expiação, Arão poderia entrar uma vez por ano, seguindo estritas instruções: vestir vestes especiais de linho, lavar-se com água e oferecer um novilho e um carneiro.

Os Dois Bodes (Levítico 16:7-10)

Arão deveria escolher dois bodes: um seria oferecido como sacrifício pelo pecado e o outro, como bode emissário. O sorteio determinava qual bode seria oferecido a Deus e qual carregaria os pecados do povo para o deserto.

A Expiação Pelo Santuário (Levítico 16:11-19)

O novilho era sacrificado primeiro, e seu sangue era aspergido no propiciatório, o assento da misericórdia de Deus na arca da aliança. O sangue do bode também era aspergido no propiciatório e no altar, expiando os pecados cometidos contra o santuário e o povo.

A Expiação Pelo Povo (Levítico 16:20-22)

O bode emissário, após ter os pecados do povo colocados sobre sua cabeça, era enviado para o deserto, simbolizando a remoção de seus pecados da presença de Deus. Este processo representava a necessidade de separação entre Deus e o pecado e a provisão de uma expiação para que a comunhão fosse restaurada.## Instruções para a Expiação do Santuário (Levítico 16:1-34)

Restrições de Acesso ao Santuário (Levítico 16:1-3)

Deus instruiu Moisés a proibir Arão de entrar no Santuário em todo o tempo, exceto para o ritual de expiação. O sumo sacerdote deveria usar vestes santas e fazer expiação por si e por sua família com um novilho e um carneiro.

Ritual de Expiação (Levítico 16:4-19)

Arão deveria selecionar dois bodes e um carneiro. O novilho era para expiação por ele e sua casa, enquanto um bode era para expiação pelos pecados do povo e o outro para ser o bode emissário. O sangue do novilho e do bode seria aspergido no propiciatório e no Santuário para purificá-los.

Confissão dos Pecados (Levítico 16:20-22)

Arão colocaria as mãos sobre a cabeça do bode vivo, confessando os pecados do povo. O bode seria então enviado ao deserto, levando consigo as iniquidades de Israel. Arão retornaria ao Santuário, despir-se-ia e vestiria vestes novas antes de oferecer holocaustos.

Purificação do Povo (Levítico 16:23-28)

O bode emissário e o novilho seriam levados para fora do arraial e queimados. Qualquer pessoa que tocasse nesses animais precisaria se lavar e purificar. O Dia da Expiação era uma solenidade anual para purificar o povo de seus pecados e restaurar sua comunhão com Deus.A Santidade do Santuário (Levítico 16)

A Expiação Pessoal de Arão (Levítico 16:1-4)

Deus instrui Arão, o sumo sacerdote, a entrar no Lugar Santíssimo no Dia da Expiação. Arão deve vestir vestes especiais santas e entrar com um novilho para expiação por seus próprios pecados e pelos pecados de sua família. Esta é uma demonstração solene da santidade do santuário e da necessidade de purificação pessoal antes de se aproximar de Deus.

A Expiação pelo Povo (Levítico 16:5-10)

Arão também traz dois bodes e um carneiro para a expiação pelo povo. Ele lança sortes sobre os bodes, um para o Senhor e outro para o bode emissário. O bode do Senhor é sacrificado e seu sangue é aspergido no propiciatório no Lugar Santíssimo. O bode emissário é enviado ao deserto, simbolizando a remoção de todos os pecados do povo.

A Purificação do Santuário (Levítico 16:11-17)

Arão completa a expiação pelo santuário colocando incenso no propiciatório, asperindo sangue do novilho e do bode e purificando o altar. Ele também confessa os pecados do povo sobre a cabeça do bode emissário. Isso enfatiza a importância de purificar tanto o povo quanto o santuário da presença do pecado.

O Dia da Expiação (Levítico 16:29-34)

O Dia da Expiação é um evento anual no qual o povo se aflige e é purificado de seus pecados. É um lembrete do perdão de Deus e da importância da santidade. No Dia da Expiação, todos os pecados do povo são transferidos para o bode emissário e removidos, permitindo que o povo comece de novo com Deus.

Escrito por

Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo