Teste das Varas e a Autoridade de Arão (Números 17:1-13)

1 Então falou o SENHOR a Moisés, dizendo:

2 Fala aos filhos de Israel, e toma deles uma vara para cada casa paterna de todos os seus príncipes, segundo as casas de seus pais, doze varas; e escreverás o nome de cada um sobre a sua vara.

3 Porém o nome de Arão escreverás sobre a vara de Levi; porque cada cabeça da casa de seus pais terá uma vara.

4 E as porás na tenda da congregação, perante o testemunho, onde eu virei a vós.

5 E será que a vara do homem que eu tiver escolhido florescerá; assim farei cessar as murmurações dos filhos de Israel contra mim, com que murmuram contra vós.

6 Falou, pois, Moisés aos filhos de Israel; e todos os seus príncipes deram-lhe cada um uma vara, para cada príncipe uma vara, segundo as casas de seus pais, doze varas; e a vara de Arão estava entre as deles.

7 E Moisés pôs estas varas perante o Senhor na tenda do testemunho.

8 Sucedeu, pois, que no dia seguinte Moisés entrou na tenda do testemunho, e eis que a vara de Arão, pela casa de Levi, florescia; porque produzira flores e brotara renovos e dera amêndoas.

9 Então Moisés tirou todas as varas de diante do Senhor a todos os filhos de Israel; e eles o viram, e tomaram cada um a sua vara.

10 Então o Senhor disse a Moisés: Torna a pôr a vara de Arão perante o testemunho, para que se guarde por sinal para os filhos rebeldes; assim farás acabar as suas murmurações contra mim, e não morrerão.

11 E Moisés fez assim; como lhe ordenara o Senhor, assim fez.

12 Então falaram os filhos de Israel a Moisés, dizendo: Eis aqui, nós expiramos, perecemos, nós todos perecemos.

13 Todo aquele que se aproximar do tabernáculo do Senhor, morrerá; seremos pois todos consumidos?

Números

O Mandamento de Deus (Números 17:1-2)

Deus ordenou que Moisés coletasse uma vara de cada tribo, escrevesse o nome de cada príncipe sobre sua vara e as colocasse diante do testemunho, simbolizando a autoridade de cada líder. A vara de Arão representaria a tribo de Levi.

A Autoridade de Arão Confirmada (Números 17:8-9)

No dia seguinte, Moisés examinou as varas e descobriu que a vara de Arão havia florescido, produzindo flores, brotos e amêndoas. Isso demonstrou claramente que Deus havia escolhido Arão como sumo sacerdote, confirmando sua autoridade sobre o sacerdócio.

O Sinal da Vara (Números 17:10-11)

Deus ordenou a Moisés que guardasse a vara de Arão diante do testemunho como um lembrete para as gerações futuras. Serviria como um sinal para os filhos rebeldes, lembrando-lhes a autoridade de Arão e o perigo de se rebelar contra a liderança divina.

O Medo do Povo (Números 17:12-13)

Ao testemunhar o florescimento da vara de Arão, os israelitas ficaram com medo, temendo que morressem se se aproximassem do tabernáculo. Eles expressaram seu medo a Moisés, perguntando se seriam todos consumidos. Moisés os tranquilizou, garantindo que Deus havia escolhido Arão e que sua autoridade era para protegê-los, não para destruí-los.## O Mandamento do Senhor (Números 17:1-4)

“Então falou o SENHOR a Moisés, dizendo: Fala aos filhos de Israel, e toma deles uma vara para cada casa paterna de todos os seus príncipes, segundo as casas de seus pais, doze varas; e escreverás o nome de cada um sobre a sua vara…” (Números 17:1-2)

Deus instruiu Moisés a coletar varas das doze tribos de Israel, representando seus líderes. Cada vara deveria ser escrita com o nome do respectivo príncipe tribal. Essas varas seriam colocadas na tenda da congregação diante do testemunho, o símbolo da presença de Deus.

A Vara de Arão Floresce (Números 17:5-8)

“E será que a vara do homem que eu tiver escolhido florescerá; assim farei cessar as murmurações dos filhos de Israel contra mim, com que murmuram contra vós…” (Números 17:5)

No dia seguinte, Moisés examinou as varas e descobriu que a vara de Arão, que representava a tribo de Levi, havia brotado e florescido. Isso indicou que Deus havia escolhido Arão e os levitas para servir como sacerdotes e líderes espirituais em Israel.

A Vara de Arão como Sinal (Números 17:9-11)

“Então o Senhor disse a Moisés: Torna a pôr a vara de Arão perante o testemunho, para que se guarde por sinal para os filhos rebeldes; assim farás acabar as suas murmurações contra mim, e não morrerão…” (Números 17:10)

Deus ordenou que a vara de Arão fosse guardada como um sinal para as gerações futuras. Ela lembraria aos israelitas a autoridade de Deus em escolher seus líderes e a necessidade de obedecer a seus mandamentos.

O Medo dos Israelitas (Números 17:12-13)

“Eis aqui, nós expiramos, perecemos, nós todos perecemos. Todo aquele que se aproximar do tabernáculo do Senhor, morrerá; seremos pois todos consumidos?…” (Números 17:12-13)

Os israelitas ficaram apavorados quando perceberam que poderiam morrer por se aproximarem do tabernáculo do Senhor. Eles reconheceram sua impureza e indignidade diante de Deus. Sua resposta revelou a necessidade de intercessão e mediação de um sacerdote entre eles e Deus.

Escrito por

Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo