(Lucas 14:1-6)

1 Certo sábado, entrando Jesus para comer na casa de um fariseu importante, observavam-no atentamente.

2 À frente dele estava um homem doente, com o corpo inchado.

3 Jesus perguntou aos fariseus e peritos na lei: “É permitido ou não curar no sábado? “

4 Mas eles ficaram em silêncio. Assim, tomando o homem pela mão, Jesus o curou e o mandou embora.

5 Então ele lhes perguntou: “Se um de vocês tiver um filho ou um boi, e este cair num poço no dia de sábado, não irá tirá-lo imediatamente? “

6 E eles nada puderam responder.

7 Quando notou como os convidados escolhiam os lugares de honra à mesa, Jesus lhes contou esta parábola:

8 “Quando alguém o convidar para um banquete de casamento, não ocupe o lugar de honra, pois pode ser que tenha sido convidado alguém de maior honra do que você.

9 Se for assim, aquele que convidou os dois virá e lhe dirá: ‘Dê o lugar a este’. Então, humilhado, você precisará ocupar o lugar menos importante.

10 Mas quando você for convidado, ocupe o lugar menos importante, de forma que, quando vier aquele que o convidou, diga-lhe: ‘Amigo, passe para um lugar mais importante’. Então você será honrado na presença de todos os convidados.

11 Pois todo o que se exalta será humilhado, e o que se humilha será exaltado”.

12 Então Jesus disse ao que o tinha convidado: “Quando você der um banquete ou jantar, não convide seus amigos, irmãos ou parentes, nem seus vizinhos ricos; se o fizer, eles poderão também, por sua vez, convidá-lo, e assim você será recompensado.

13 Mas, quando der um banquete, convide os pobres, os aleijados, os mancos, e os cegos.

14 Feliz será você, porque estes não têm como retribuir. A sua recompensa virá na ressurreição dos justos”.

15 Ao ouvir isso, um dos que estavam à mesa com Jesus, disse-lhe: “Feliz será aquele que comer no banquete do Reino de Deus”.

16 Jesus respondeu: “Certo homem estava preparando um grande banquete e convidou muitas pessoas.

17 Na hora de começar, enviou seu servo para dizer aos que haviam sido convidados: ‘Venham, pois tudo já está pronto’.

18 “Mas eles começaram, um por um, a apresentar desculpas. O primeiro disse: ‘Acabei de comprar uma propriedade, e preciso ir vê-la. Por favor, desculpe-me’.

19 “Outro disse: ‘Acabei de comprar cinco juntas de bois e estou indo experimentá-las. Por favor, desculpe-me’.

20 “Ainda outro disse: ‘Acabo de me casar, por isso não posso ir’.

21 “O servo voltou e relatou isso ao seu senhor. Então o dono da casa irou-se e ordenou ao seu servo: ‘Vá rapidamente para as ruas e becos da cidade e traga os pobres, os aleijados, os cegos e os mancos’.

22 “Disse o servo: ‘O que o senhor ordenou foi feito, e ainda há lugar’.

23 “Então o senhor disse ao servo: ‘Vá pelos caminhos e valados e obrigue-os a entrar, para que a minha casa fique cheia.

24 Eu lhes digo: nenhum daqueles que foram convidados provará do meu banquete’ “.

25 Uma grande multidão ia acompanhando Jesus; este, voltando-se para ela, disse:

26 “Se alguém vem a mim e ama o seu pai, sua mãe, sua mulher, seus filhos, seus irmãos e irmãs, e até sua própria vida mais do que a mim, não pode ser meu discípulo.

27 E aquele que não carrega sua cruz e não me segue não pode ser meu discípulo.

28 “Qual de vocês, se quiser construir uma torre, primeiro não se assenta e calcula o preço, para ver se tem dinheiro suficiente para completá-la?

29 Pois, se lançar o alicerce e não for capaz de terminá-la, todos os que a virem rirão dele,

30 dizendo: ‘Este homem começou a construir e não foi capaz de terminar’.

31 “Ou, qual é o rei que, pretendendo sair à guerra contra outro rei, primeiro não se assenta e pensa se com dez mil homens é capaz de enfrentar aquele que vem contra ele com vinte mil?

32 Se não for capaz, enviará uma delegação, enquanto o outro ainda está longe, e pedirá um acordo de paz.

33 Da mesma forma, qualquer de vocês que não renunciar a tudo o que possui não pode ser meu discípulo.

34 “O sal é bom, mas se ele perder o sabor, como restaurá-lo?

35 Não serve nem para o solo nem para adubo; é jogado fora. “Aquele que tem ouvidos para ouvir, ouça”.

Lucas

Curando no Sábado (Lucas 14:1-6)

Jesus curou um homem doente no sábado, desafiando as rígidas regras dos fariseus. Ele questionou sua hipocrisia em priorizar leis religiosas ao invés da compaixão humana. A cura milagrosa mostrou o poder de Deus e expôs a inquisição dos líderes religiosos.

A Parábola dos Convidados (Lucas 14:7-14)

Jesus criticou a busca por honra e reconhecimento, contando uma parábola sobre escolher o lugar menos importante em um banquete de casamento. Ele ensinou que a verdadeira honra vem da humildade e serviço aos outros. Ele também aconselhou a convidar os marginalizados e necessitados para festas, prometendo uma recompensa na ressurreição dos justos.

O Grande Banquete (Lucas 14:15-24)

Jesus contou uma parábola sobre um grande banquete para o qual muitos foram convidados. No entanto, eles se recusaram a participar, dando desculpas egoístas. O dono da casa convidou os pobres e marginalizados, enchendo sua casa com aqueles que estavam dispostos a aceitar sua oferta de salvação.

Seguindo Jesus (Lucas 14:25-35)

Jesus estabeleceu condições exigentes para ser seu discípulo: amar a Deus acima de tudo, negar a si mesmo e carregar a cruz. Ele advertiu que seguir a ele exigiria sacrifício e renúncia. Ele concluiu com uma metáfora sobre o sal, que perde seu propósito se perder seu sabor, lembrando aos ouvintes que suas vidas deveriam ser um reflexo da graça e verdade divinas.## A Cura no Sábado (Lucas 14:1-6)

Permissão para Curar (Lucas 14:1-4)

Em um sábado, Jesus visitou a casa de um fariseu proeminente. Os fariseus, conhecidos por sua estrita observância da lei sabática, observavam Jesus atentamente. A presença de um homem doente com inchaço chamou a atenção. Jesus perguntou aos fariseus e escribas se era lícito curar no sábado. Seu silêncio indicava hesitação. Tomando a iniciativa, Jesus curou o homem e o dispensou.

Priorizar a Compaixão (Lucas 14:5-6)

Jesus desafiou ainda mais os fariseus, perguntando se eles resgatariam um filho ou um boi que caiu em um poço no sábado. Eles não podiam responder, pois a compaixão e o bem-estar vinham antes das regras sabáticas. Jesus usou esse exemplo para enfatizar que a misericórdia e o amor superavam as tradições religiosas.

Humildade e Hospitalidade (Lucas 14:7-14)

Humildade na Mesa (Lucas 14:7-11)

Jesus observou os convidados escolhendo os melhores lugares à mesa. Ele os aconselhou a escolher o lugar mais humilde, pois a verdadeira honra vem da humildade. Quem se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado.

Hospitalidade Inclusiva (Lucas 14:12-14)

Jesus exortou os anfitriões a convidar os pobres, aleijados, coxos e cegos para suas refeições. Isso desafiou as normas sociais de convidar apenas aqueles que poderiam retribuir. Ele prometeu uma recompensa na ressurreição para aqueles que mostrassem compaixão pelos necessitados.

O Banquete do Reino (Lucas 14:15-24)

O Convite e as Desculpas (Lucas 14:15-20)

Um dos convidados profetizou a felicidade daqueles que comeriam no banquete do Reino de Deus. Jesus, em resposta, contou uma parábola sobre um homem que preparou um grande banquete. Os convidados convidados deram desculpas esfarrapadas para não comparecer.

Os Excluídos Incluídos (Lucas 14:21-24)

O anfitrião ordenou ao servo que trouxesse os pobres, aleijados, cegos e coxos para o banquete. Apesar de não poderem retribuir, eles seriam abençoados. O banquete representa a salvação oferecida por Jesus, que acolhe todos, independentemente de sua condição.

Escrito por

Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo