Santificação dos Primogênitos e Memorial do Êxodo (Êxodo 13:1-22)

1 Então falou o SENHOR a Moisés, dizendo:

2 Santifica-me todo o primogênito, o que abrir toda a madre entre os filhos de Israel, de homens e de animais; porque meu é.

3 E Moisés disse ao povo: Lembrai-vos deste mesmo dia, em que saístes do Egito, da casa da servidão; pois com mão forte o Senhor vos tirou daqui; portanto não comereis pão levedado.

4 Hoje, no mês de Abibe, vós saís.

5 E acontecerá que, quando o Senhor te houver introduzido na terra dos cananeus, e dos heteus, e dos amorreus, e dos heveus, e dos jebuseus, a qual jurou a teus pais que te daria, terra que mana leite e mel, guardarás este culto neste mês.

6 Sete dias comerás pães ázimos, e ao sétimo dia haverá festa ao Senhor.

7 Sete dias se comerá pães ázimos, e o levedado não se verá contigo, nem ainda fermento será visto em todos os teus termos.

8 E naquele mesmo dia farás saber a teu filho, dizendo: Isto é pelo que o Senhor me tem feito, quando eu saí do Egito.

9 E te será por sinal sobre tua mão e por lembrança entre teus olhos, para que a lei do Senhor esteja em tua boca; porquanto com mão forte o Senhor te tirou do Egito.

10 Portanto tu guardarás este estatuto a seu tempo, de ano em ano.

11 Também acontecerá que, quando o Senhor te houver introduzido na terra dos cananeus, como jurou a ti e a teus pais, quando ta houver dado,

12 Separarás para o Senhor tudo o que abrir a madre e todo o primogênito dos animais que tiveres; os machos serão do Senhor.

13 Porém, todo o primogênito da jumenta resgatarás com um cordeiro; e se o não resgatares, cortar-lhe-ás a cabeça; mas todo o primogênito do homem, entre teus filhos, resgatarás.

14 E quando teu filho te perguntar no futuro, dizendo: Que é isto? Dir-lhe-ás: O Senhor nos tirou com mão forte do Egito, da casa da servidão.

15 Porque sucedeu que, endurecendo-se Faraó, para não nos deixar ir, o Senhor matou todos os primogênitos na terra do Egito, desde o primogênito do homem até o primogênito dos animais; por isso eu sacrifico ao Senhor todos os primogênitos, sendo machos; porém a todo o primogênito de meus filhos eu resgato.

16 E será isso por sinal sobre tua mão, e por frontais entre os teus olhos; porque o Senhor, com mão forte, nos tirou do Egito.

17 E aconteceu que, quando Faraó deixou ir o povo, Deus não os levou pelo caminho da terra dos filisteus, que estava mais perto; porque Deus disse: Para que porventura o povo não se arrependa, vendo a guerra, e volte ao Egito.

18 Mas Deus fez o povo rodear pelo caminho do deserto do Mar Vermelho; e armados, os filhos de Israel subiram da terra do Egito.

19 E Moisés levou consigo os ossos de José, porquanto havia este solenemente ajuramentado os filhos de Israel, dizendo: Certamente Deus vos visitará; fazei, pois, subir daqui os meus ossos convosco.

20 Assim partiram de Sucote, e acamparam-se em Etã, à entrada do deserto.

21 E o Senhor ia adiante deles, de dia numa coluna de nuvem para os guiar pelo caminho, e de noite numa coluna de fogo para os iluminar, para que caminhassem de dia e de noite.

22 Nunca tirou de diante do povo a coluna de nuvem, de dia, nem a coluna de fogo, de noite.

Êxodo

Santificação dos Primogênitos e Memorial do Êxodo: O Significado do Sinal (Êxodo 13:2)

Deus ordenou que todo primogênito fosse santificado, pois pertenciam a Ele. ‘Santifica-me todo o primogênito, o que abrir toda a madre entre os filhos de Israel, de homens e de animais; porque meu é.’ Esta santificação servia como um lembrete do poder e da misericórdia de Deus.

O Memorial da Libertação: A Páscoa (Êxodo 13:3)

Moisés instruiu o povo a lembrar o dia de sua libertação do Egito. ‘Lembrai-vos deste mesmo dia, em que saístes do Egito, da casa da servidão; pois com mão forte o Senhor vos tirou daqui; portanto não comereis pão levedado.’ A Páscoa, uma festa de sete dias com pão ázimo, tornou-se uma lembrança anual desse evento transformador.

A Lei do Senhor: Um Sinal Constante (Êxodo 13:9)

O Senhor ordenou que Seu povo colocasse ‘um sinal sobre tua mão e um frontais entre teus olhos’ como um lembrete constante de Seu poder libertador. Eles deveriam ensinar seus filhos sobre o significado desses sinais, para que a lei do Senhor permanecesse em seus corações.

A Proteção Divina na Jornada (Êxodo 13:21)

No deserto, Deus protegeu Seu povo com ‘uma coluna de nuvem para os guiar pelo caminho, e de noite numa coluna de fogo para os iluminar’. Esta presença constante demonstrava a fidelidade e o cuidado do Senhor.## Santificação dos Primogênitos (Êxodo 13:1-2)

  • Santifica-me todo o primogênito… porque meu é. (Êxodo 13:2)*

Deus reivindica todos os primogênitos como seus, pois eles representam o início e o vigor da criação. Os primogênitos dos humanos pertenciam a Deus, enquanto os dos animais eram oferecidos como sacrifícios.

Lembrança do Êxodo

  • Lembrai-vos deste mesmo dia, em que saístes do Egito, da casa da servidão; (Êxodo 13:3)*

Moisés enfatiza a importância de lembrar o Êxodo, pois ele marca o início do relacionamento especial de Israel com Deus. O festival dos pães ázimos serviria como um memorial desse evento.

Pães Ázimos (Êxodo 13:3-10)

  • Portanto tu guardarás este estatuto a seu tempo, de ano em ano. (Êxodo 13:10)*

Os pães ázimos eram um lembrete do pão sem fermento que os israelitas comeram ao fugirem do Egito. Eles deveriam ser comidos durante sete dias todos os anos para comemorar a libertação da escravidão.

Resgate dos Primogênitos (Êxodo 13:11-16)

  • Mas todo o primogênito do homem, entre teus filhos, resgatarás. (Êxodo 13:13)*

Os primogênitos dos humanos precisavam ser resgatados com um cordeiro. Se isso não fosse possível, o primogênito deveria ser apresentado a Deus e sua cabeça seria cortada. Isso simbolizava a santidade dos primogênitos e a redenção da morte pelo derramamento de sangue.

Instruções aos Filhos (Êxodo 13:8, 14-16)

  • Isto é pelo que o Senhor me tem feito, quando eu saí do Egito. (Êxodo 13:8)*

Os pais deveriam ensinar seus filhos sobre o significado do Êxodo e a libertação do Egito. A Páscoa deveria ser um testemunho permanente da graça e proteção de Deus.

Escrito por

Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo