O Casamento, o Divórcio e a Salvação (Mateus 19:1-30)

1 Tendo acabado de dizer essas coisas, Jesus saiu da Galiléia e foi para a região da Judéia, no outro lado do Jordão.

2 Grandes multidões o seguiam, e ele as curou ali.

3 Alguns fariseus aproximaram-se dele para pô-lo à prova. E perguntaram-lhe: “É permitido ao homem divorciar-se de sua mulher por qualquer motivo? “

4 Ele respondeu: “Vocês não leram que, no princípio, o Criador ‘os fez homem e mulher’

5 e disse: ‘Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne’?

6 Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, ninguém o separe”.

7 Perguntaram eles: “Então, por que Moisés mandou dar uma certidão de divórcio à mulher e mandá-la embora? “

8 Jesus respondeu: “Moisés lhes permitiu divorciar-se de suas mulheres por causa da dureza de coração de vocês. Mas não foi assim desde o princípio.

9 Eu lhes digo que todo aquele que se divorciar de sua mulher, exceto por imoralidade sexual, e se casar com outra mulher, estará cometendo adultério”.

10 Os discípulos lhe disseram: “Se esta é a situação entre o homem e sua mulher, é melhor não casar”.

11 Jesus respondeu: “Nem todos têm condições de aceitar esta palavra; somente aqueles a quem isso é dado.

12 Alguns são eunucos porque nasceram assim; outros foram feitos assim pelos homens; outros ainda se fizeram eunucos por causa do Reino dos céus. Quem puder aceitar isso, aceite”.

13 Depois trouxeram crianças a Jesus, para que lhes impusesse as mãos e orasse por elas. Mas os discípulos os repreendiam.

14 Então disse Jesus: “Deixem vir a mim as crianças e não as impeçam; pois o Reino dos céus pertence aos que são semelhantes a elas”.

15 Depois de lhes impor as mãos, partiu dali.

16 Eis que alguém se aproximou de Jesus e lhe perguntou: “Mestre, que farei de bom para ter a vida eterna? “

17 Respondeu-lhe Jesus: “Por que você me pergunta sobre o que é bom? Há somente um que é bom. Se você quer entrar na vida, obedeça aos mandamentos”.

18 “Quais? “, perguntou ele. Jesus respondeu: ” ‘Não matarás, não adulterarás, não furtarás, não darás falso testemunho,

19 honra teu pai e tua mãe’ e ‘amarás o teu próximo como a ti mesmo’”.

20 Disse-lhe o jovem: “A tudo isso tenho obedecido. O que me falta ainda? “

21 Jesus respondeu: “Se você quer ser perfeito, vá, venda os seus bens e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu. Depois, venha e siga-me”.

22 Ouvindo isso, o jovem afastou-se triste, porque tinha muitas riquezas.

23 Então Jesus disse aos discípulos: “Digo-lhes a verdade: Dificilmente um rico entrará no Reino dos céus.

24 E lhes digo ainda: é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus”.

25 Ao ouvirem isso, os discípulos ficaram perplexos e perguntaram: “Neste caso, quem pode ser salvo? “

26 Jesus olhou para eles e respondeu: “Para o homem é impossível, mas para Deus todas as coisas são possíveis”.

27 Então Pedro lhe respondeu: “Nós deixamos tudo para seguir-te! Que será de nós? “

28 Jesus lhes disse: “Digo-lhes a verdade: Por ocasião da regeneração de todas as coisas, quando o Filho do homem se assentar em seu trono glorioso, vocês que me seguiram também se assentarão em doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel.

29 E todos os que tiverem deixado casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos ou campos, por minha causa, receberão cem vezes mais e herdarão a vida eterna.

30 Contudo, muitos primeiros serão últimos, e muitos últimos serão primeiros”.

Mateus

O Indivíduo e o Divórcio (Mateus 19:1-12)

Jesus ensina sobre o casamento, enfatizando a indissolubilidade do vínculo conjugal. Ele afirma que o divórcio é permitido apenas em casos de imoralidade sexual, pois representa uma quebra da união estabelecida por Deus.

Eunucos pelo Reino (Mateus 19:11-12)

Jesus indica que existem diferentes tipos de eunucos: aqueles que nascem assim, aqueles que são castrados e aqueles que se abstêm de casamento por causa do Reino dos Céus. Ele encoraja aqueles que são capazes a aceitar este chamado, reconhecendo o valor do celibato para se dedicar completamente ao serviço de Deus.

A Salvação e as Boas Obras (Mateus 19:16-30)

Um jovem rico pergunta a Jesus o que deve fazer para obter a vida eterna. Jesus o orienta a obedecer aos mandamentos, mas o jovem admite que já fez isso. Jesus então o desafia a vender seus bens, dar o dinheiro aos pobres e segui-lo. O jovem se entristece porque não consegue se desfazer de suas riquezas.

A Dificuldade para os Ricos (Mateus 19:23-26)

Jesus declara que é difícil para pessoas ricas entrarem no Reino dos Céus. Ele compara a entrada de um rico no Reino com a passagem de um camelo pelo fundo de uma agulha. Isso demonstra a dificuldade de conciliar a riqueza material com a humildade e o desapego necessários para a salvação.## O Ensino de Jesus sobre o Divórcio (Mateus 19:3-9)

Jesus enfatizou a santidade do casamento, afirmando que “o que Deus uniu, ninguém o separe” (v. 6). Ele reconheceu a dureza do coração humano e a concessão de Moisés ao divórcio, mas declarou que isso não era o ideal de Deus (v. 8). O divórcio é permitido apenas em caso de imoralidade sexual (v. 9), preservando a dignidade e a santidade do vínculo conjugal.

A Dificuldade de Ser Rico (Mateus 19:23-26)

Jesus afirmou que é “impossível para um rico entrar no Reino dos Céus” (v. 23). Esta declaração não condena a riqueza em si, mas sim o apego a ela (v. 22). A riqueza pode criar barreiras entre as pessoas e Deus, tornando difícil confiar e seguir seus mandamentos. No entanto, com Deus, todas as coisas são possíveis (v. 26), e aqueles que confiam nele podem superar as dificuldades da riqueza.

A Recompensa para os Discípulos Fiel (Mateus 19:27-30)

Os discípulos que seguem Jesus fielmente receberão grandes recompensas (v. 29). Eles serão recompensados cem vezes mais por seus sacrifícios e herdarão a vida eterna (v. 29). No entanto, Jesus adverte que os primeiros podem ser os últimos e os últimos podem ser os primeiros (v. 30). Isso reforça a soberania de Deus e a natureza imprevisível das recompensas celestiais.## O Casamento e o Divórcio (Mateus 19:1-12)

Jesus ensina a santidade do casamento, afirmando que o vínculo entre marido e mulher é inquebrável, exceto em casos de infidelidade conjugal. Ele enfatiza a importância de seguir os preceitos de Deus sobre o casamento, pois eles protegem a integridade e a estabilidade das famílias.

O Caminho da Vida Eterna (Mateus 19:16-30)

Quando questionado sobre como obter a vida eterna, Jesus orienta um homem rico a vender seus bens, dar o dinheiro aos pobres e segui-lo. Ao fazer isso, o homem estaria priorizando a espiritualidade acima da riqueza material. Jesus alerta que é difícil para os ricos entrarem no Reino dos Céus, pois suas riquezas podem criar obstáculos ao desapego e à humildade.

A Recompensa do Discipulado (Mateus 19:27-30)

Os discípulos expressam sua preocupação sobre o que receberão por terem deixado tudo para seguir Jesus. Ele os assegura que, na regeneração de todas as coisas, eles se sentarão em tronos ao lado dele, julgando as tribos de Israel. Além disso, aqueles que sacrificam suas posses e relacionamentos por causa de Jesus receberão cem vezes mais e herdarão a vida eterna. Ele também observa que muitos que são considerados primeiros serão últimos e vice-versa.

Escrito por

Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo