(Mateus 7:1-5) (Mateus 7:6) (Mateus 7:7-11) (Mateus 7:12) (Mateus 7:13-14) (Mateus 7:15-20) (Mateus…

1 “Não julguem, para que vocês não sejam julgados.

2 Pois da mesma forma que julgarem, vocês serão julgados; e a medida que usarem, também será usada para medir vocês.

3 “Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão, e não se dá conta da viga que está em seu próprio olho?

4 Como você pode dizer ao seu irmão: ‘Deixe-me tirar o cisco do seu olho’, quando há uma viga no seu?

5 Hipócrita, tire primeiro a viga do seu olho, e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão.

6 “Não dêem o que é sagrado aos cães, nem atirem suas pérolas aos porcos; caso contrário, estes as pisarão e, aqueles, voltando-se contra vocês, os despedaçarão”.

7 “Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta.

8 Pois todo o que pede, recebe; o que busca, encontra; e àquele que bate, a porta será aberta.

9 “Qual de vocês, se seu filho pedir pão, lhe dará uma pedra?

10 Ou se pedir peixe, lhe dará uma cobra?

11 Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai de vocês, que está nos céus, dará coisas boas aos que lhe pedirem!

12 Assim, em tudo, façam aos outros o que vocês querem que eles lhes façam; pois esta é a Lei e os Profetas”.

13 “Entrem pela porta estreita, pois larga é a porta e amplo o caminho que leva à perdição, e são muitos os que entram por ela.

14 Como é estreita a porta, e apertado o caminho que leva à vida! São poucos os que a encontram”.

15 “Cuidado com os falsos profetas. Eles vêm a vocês vestidos de peles de ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores.

16 Vocês os reconhecerão por seus frutos. Pode alguém colher uvas de um espinheiro ou figos de ervas daninhas?

17 Semelhantemente, toda árvore boa dá frutos bons, mas a árvore ruim dá frutos ruins.

18 A árvore boa não pode dar frutos ruins, nem a árvore ruim pode dar frutos bons.

19 Toda árvore que não produz bons frutos é cortada e lançada ao fogo.

20 Assim, pelos seus frutos vocês os reconhecerão!

21 “Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus.

22 Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres? ’

23 Então eu lhes direi claramente: ‘Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês, que praticam o mal! ’ “

24 “Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha.

25 Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha.

26 Mas quem ouve estas minhas palavras e não as pratica é como um insensato que construiu a sua casa sobre a areia.

27 Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela caiu. E foi grande a sua queda”.

28 Quando Jesus acabou de dizer essas coisas, as multidões estavam maravilhadas com o seu ensino,

29 porque ele as ensinava como quem tem autoridade, e não como os mestres da lei.

Mateus

Não Julgueis (Mateus 7:1-5)

Jesus adverte contra julgar os outros, pois aquele que julga será julgado da mesma forma. Ele destaca a hipocrisia de criticar os outros por pequenos erros enquanto ignora os próprios pecados. Enfatiza a importância da humildade e da autoavaliação antes de criticar os outros.

Não Deem O Que É Sagrado (Mateus 7:6)

Jesus aconselha a não compartilhar coisas sagradas com aqueles que não as apreciam ou respeitam. Isso pode se referir tanto a verdades espirituais quanto a relacionamentos íntimos. Ele adverte que aqueles que desprezam o sagrado podem se tornar hostis ou retaliar.

Peçam, Busquem, Batam (Mateus 7:7-11)

Jesus garante que Deus responderá às orações e esforços daqueles que pedem, buscam e batem. Ele usa exemplos de pais dando coisas boas a seus filhos para ilustrar o cuidado e a bondade de Deus. Enfatiza a necessidade da fé e da persistência na oração.

A Regra de Ouro (Mateus 7:12)

Jesus resume as implicações éticas de seus ensinamentos na Regra de Ouro: “Façam aos outros o que querem que eles façam a vocês”. Ele destaca a importância de tratar os outros com respeito, bondade e consideração, como gostaríamos de ser tratados.## Pedindo com Fé (Mateus 7:7-11)

Jesus nos incentiva a pedir, buscar e bater, pois Deus é um Pai amoroso que anseia por nos dar coisas boas. Quando pedimos com fé, acreditando que receberemos, abrimos as portas para o Seu poder e provisão operarem em nossas vidas.

Reconhecendo a Hipocrisia (Mateus 7:1-5)

Jesus adverte contra julgar os outros enquanto ignoramos nossos próprios erros. Antes de criticarmos, devemos remover a “viga” de nossos olhos, reconhecendo nossas próprias falhas. Somente assim podemos ajudar genuinamente os outros.

O Caminho Estreito (Mateus 7:13-14)

O caminho para a vida é estreito e difícil, enquanto o caminho para a perdição é largo e fácil. Muitos escolhem o caminho fácil, mas somente os que buscam a Deus com determinação encontrarão a porta estreita que leva à vida eterna.

Falsos Profetas e Frutos (Mateus 7:15-20)

Jesus alerta sobre os falsos profetas que se disfarçam de ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores. Podemos reconhecê-los por seus frutos, ou seja, suas ações e ensinamentos. Uma árvore boa produz bons frutos, assim como uma pessoa verdadeira produz boas obras.## Não Julgue e Peça com Fé

“Não julguem, para que vocês não sejam julgados” (Mateus 7:1). Julgar os outros sem misericórdia pode invocar o mesmo julgamento sobre nós. Em vez disso, devemos nos concentrar em corrigir nossos próprios defeitos antes de criticar os dos outros (Mateus 7:5).

Devemos pedir, buscar e bater com fé (Mateus 7:7). Deus é um Pai amoroso que deseja conceder nossos pedidos que estão de acordo com sua vontade. Ele não nos dará coisas prejudiciais, assim como os pais humanos não dariam pedras ou cobras a seus filhos (Mateus 7:9-11).

A Regra de Ouro e o Caminho Estreito

“Façam aos outros o que vocês querem que eles lhes façam” (Mateus 7:12). Esta Regra de Ouro resume a essência da ética cristã, encorajando-nos a tratar os outros com o mesmo respeito e bondade que desejamos para nós mesmos.

Entrar no Reino dos Céus requer esforço (Mateus 7:13-14). A porta é estreita e o caminho difícil, mas é o único que leva à vida eterna. Devemos estar preparados para abandonar nossos desejos egoístas e seguir o caminho estreito que Jesus traçou para nós.

Escrito por

Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo