Primeira Oração e Ordenação dos Diáconos (Atos 6:1-15)

1 Ora, naqueles dias, crescendo o número dos discípulos, houve uma murmuração dos gregos contra os hebreus, porque as suas viúvas eram desprezadas no ministério cotidiano.

2 E os doze, convocando a multidão dos discípulos, disseram: Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas.

3 Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio.

4 Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra.

5 E este parecer contentou a toda a multidão, e elegeram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, e Filipe, e Prócoro, e Nicanor, e Timão, e Parmenas e Nicolau, prosélito de Antioquia;

6 E os apresentaram ante os apóstolos, e estes, orando, lhes impuseram as mãos.

7 E crescia a palavra de Deus, e em Jerusalém se multiplicava muito o número dos discípulos, e grande parte dos sacerdotes obedecia à fé.

8 E Estêvão, cheio de fé e de poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo.

9 E levantaram-se alguns que eram da sinagoga chamada dos libertinos, e dos cireneus e dos alexandrinos, e dos que eram da Cilícia e da Asia, e disputavam com Estêvão.

10 E não podiam resistir à sabedoria, e ao Espírito com que falava.

11 Então subornaram uns homens, para que dissessem: Ouvimos-lhe proferir palavras blasfemas contra Moisés e contra Deus.

12 E excitaram o povo, os anciãos e os escribas; e, investindo contra ele, o arrebataram e o levaram ao conselho.

13 E apresentaram falsas testemunhas, que diziam: Este homem não cessa de proferir palavras blasfemas contra este santo lugar e a lei;

14 Porque nós lhe ouvimos dizer que esse Jesus Nazareno há de destruir este lugar e mudar os costumes que Moisés nos deu.

15 Então todos os que estavam assentados no conselho, fixando os olhos nele, viram o seu rosto como o rosto de um anjo.

Atos

O Problema das Viúvas (Atos 6:1)

Versículo 1: O crescimento da igreja trouxe um problema: as viúvas gregas eram negligenciadas na distribuição diária de alimentos.

A Solução dos Apóstolos (Atos 6:2-4)

Versículos 2-4: Os apóstolos reconheceram que não era apropriado negligenciar a pregação da palavra de Deus para servir às mesas. Eles propuseram a escolha de sete homens para essa tarefa, para que os apóstolos pudessem se concentrar na oração e no ministério da palavra.

A Escolha dos Diáconos (Atos 6:5-6)

Versículo 5: A multidão escolheu sete homens qualificados: Estêvão, Filipe, Prócoro, Nicanor, Timão, Parmenas e Nicolau.

Versículo 6: Os apóstolos oraram e impuseram as mãos aos diáconos recém-escolhidos, dando-lhes autoridade e poder para servir.

O Crescimento da Igreja (Atos 6:7)

Versículo 7: Com a ajuda dos diáconos, a palavra de Deus cresceu e o número de discípulos aumentou em Jerusalém. Até mesmo muitos sacerdotes aceitaram a fé.

O Ministério de Estêvão (Atos 6:8)

Versículo 8: Estêvão, o primeiro dos diáconos, foi cheio de fé e poder, realizando prodígios e sinais entre o povo.

A Oposição dos Judeus (Atos 6:9-15)

Versículos 9-10: Estêvão enfrentou oposição de judeus helenistas, que não conseguiam resistir à sua sabedoria e ao Espírito com que ele falava.

Versículos 11-15: Seus oponentes subornaram falsas testemunhas para acusá-lo de blasfêmia e levou-o ao conselho. Mesmo diante de acusações falsas, Estêvão permaneceu firme em sua fé, e aqueles que o julgaram viram seu rosto como o rosto de um anjo, refletindo a glória de Deus.## Conflito e Crescimento na Igreja Primitiva (Atos 6:1-6)

A igreja primitiva enfrentou um conflito inicial entre os discípulos hebreus e gregos devido à negligência das viúvas gregas na distribuição diária de alimentos. Para resolver o problema, os apóstolos delegaram a responsabilidade de cuidar dos assuntos práticos a sete homens piedosos e capazes, liberando os apóstolos para se concentrarem na oração e na pregação.

Eleição e Ordenação dos Diáconos (Atos 6:3-6)

Os sete homens escolhidos foram Estêvão, Filipe, Prócoro, Nicanor, Timão, Parmenas e Nicolau. Eles eram homens de “boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria” (v. 3). Após sua eleição, eles foram apresentados aos apóstolos para oração e imposição de mãos, um ato simbólico que os ordenou para o ministério.

Impacto do Ministério de Estêvão (Atos 6:8-15)

Estêvão, em particular, emergiu como um líder influente na igreja. Cheio de fé e poder, ele realizou milagres e sinais entre o povo. No entanto, seu ministério também provocou a oposição de certos grupos judaicos que se sentiram ameaçados por sua mensagem. Eles espalharam falsidades e falsos testemunhos, levando à prisão e eventual martírio de Estêvão.## Crescimento da Igreja Primitiva e Murmuração (Atos 6:1)

À medida que o número de discípulos crescia, surgiu uma murmuração entre os discípulos de língua grega (helenistas) contra os discípulos de língua hebraica (hebreus). As viúvas helenistas estavam sendo negligenciadas na distribuição diária de alimentos.

Estabelecimento dos Sete Diáconos (Atos 6:2-6)

Os doze apóstolos reconheceram a necessidade de abordar a murmuração. Eles convocaram a multidão dos discípulos e designaram sete homens cheios do Espírito Santo e de sabedoria para supervisionar o ministério de distribuição de alimentos. Esses homens eram Estêvão, Filipe, Prócoro, Nicanor, Timão, Parmenas e Nicolau. Os apóstolos oraram sobre os homens e impuseram as mãos sobre eles, concedendo-lhes autoridade para seu papel.

O Ministério dos Sete Diáconos (Atos 6:7-8)

Com o estabelecimento dos sete diáconos, a palavra de Deus se espalhou ainda mais, e o número de discípulos em Jerusalém aumentou significativamente. Entre os diáconos, Estêvão se destacou por sua fé e poder, realizando prodígios e grandes sinais entre o povo.

Escrito por

Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo