(2 Reis 6:1-23) (2 Reis 6:24-33)

1 E disseram os filhos dos profetas a Eliseu: Eis que o lugar em que habitamos diante da tua face, nos é estreito.

2 Vamos, pois, até ao Jordão e tomemos de lá, cada um de nós, uma viga, e façamo-nos ali um lugar para habitar. E disse ele: Ide.

3 E disse um: Serve-te de ires com os teus servos. E disse: Eu irei.

4 E foi com eles; e, chegando eles ao Jordão, cortaram madeira.

5 E sucedeu que, derrubando um deles uma viga, o ferro caiu na água; e clamou, e disse: Ai, meu senhor! ele era emprestado.

6 E disse o homem de Deus: Onde caiu? E mostrando-lhe ele o lugar, cortou um pau, e o lançou ali, e fez flutuar o ferro.

7 E disse: Levanta-o. Então ele estendeu a sua mão e o tomou.

8 E o rei da Síria fazia guerra a Israel; e consultou com os seus servos, dizendo: Em tal e tal lugar estará o meu acampamento.

9 Mas o homem de Deus enviou ao rei de Israel, dizendo: Guarda-te de passares por tal lugar; porque os sírios desceram ali.

10 Por isso o rei de Israel enviou àquele lugar, de que o homem de Deus lhe dissera, e de que o tinha avisado, e se guardou ali, não uma nem duas vezes.

11 Então se turbou com este incidente o coração do rei da Síria, chamou os seus servos, e lhes disse: Não me fareis saber quem dos nossos é pelo rei de Israel?

12 E disse um dos servos: Não, ó rei meu senhor; mas o profeta Eliseu, que está em Israel, faz saber ao rei de Israel as palavras que tu falas no teu quarto de dormir.

13 E ele disse: Vai, e vê onde ele está, para que envie, e mande trazê-lo. E fizeram-lhe saber, dizendo: Eis que está em Dotã.

14 Então enviou para lá cavalos, e carros, e um grande exército, os quais chegaram de noite, e cercaram a cidade.

15 E o servo do homem de Deus se levantou muito cedo e saiu, e eis que um exército tinha cercado a cidade com cavalos e carros; então o seu servo lhe disse: Ai, meu senhor! Que faremos?

16 E ele disse: Não temas; porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles.

17 E orou Eliseu, e disse: Senhor, peço-te que lhe abras os olhos, para que veja. E o Senhor abriu os olhos do moço, e viu; e eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu.

18 E, como desceram a ele, Eliseu orou ao Senhor e disse: Fere, peço-te, esta gente de cegueira. E feriu-a de cegueira, conforme a palavra de Eliseu.

19 Então Eliseu lhes disse: Não é este o caminho, nem é esta a cidade; segui-me, e guiar-vos-ei ao homem que buscais. E os guiou a Samaria.

20 E sucedeu que, chegando eles a Samaria, disse Eliseu: Ó Senhor, abre a estes os olhos para que vejam. O Senhor lhes abriu os olhos, para que vissem, e eis que estavam no meio de Samaria.

21 E, quando o rei de Israel os viu, disse a Eliseu: Feri-los-ei, feri-los-ei, meu pai?

22 Mas ele disse: Não os ferirás; feririas tu os que tomasses prisioneiros com a tua espada e com o teu arco? Põe-lhes diante pão e água, para que comam e bebam, e se vão para seu senhor.

23 E apresentou-lhes um grande banquete, e comeram e beberam; e os despediu e foram para seu senhor; e não entraram mais tropas de sírios na terra de Israel.

24 E sucedeu, depois disto, que Ben-Hadade, rei da Síria, ajuntou todo o seu exército; e subiu e cercou a Samaria.

25 E houve grande fome em Samaria, porque eis que a cercaram, até que se vendeu uma cabeça de um jumento por oitenta peças de prata, e a quarta parte de um cabo de esterco de pombas por cinco peças de prata.

26 E sucedeu que, passando o rei pelo muro, uma mulher lhe bradou, dizendo: Acode-me, ó rei meu senhor.

27 E ele lhe disse: Se o Senhor te não acode, donde te acudirei eu? Da eira ou do lagar?

28 Disse-lhe mais o rei: Que tens? E disse ela: Esta mulher me disse: Dá cá o teu filho, para que hoje o comamos, e amanhã comeremos o meu filho.

29 Cozemos, pois, o meu filho, e o comemos; mas dizendo-lhe eu ao outro dia: Dá cá o teu filho, para que o comamos; escondeu o seu filho.

30 E sucedeu que, ouvindo o rei as palavras desta mulher, rasgou as suas vestes, e ia passando pelo muro; e o povo viu que o rei trazia cilício por dentro, sobre a sua carne,

31 E disse: Assim me faça Deus, e outro tanto, se a cabeça de Eliseu, filho de Safate, hoje ficar sobre ele.

32 Estava então Eliseu assentado em sua casa, e também os anciãos estavam assentados com ele. E enviou o rei um homem adiante de si; mas, antes que o mensageiro viesse a ele, disse ele aos anciãos: Vistes como o filho do homicida mandou tirar-me a cabeça? Olhai pois que, quando vier o mensageiro, fechai-lhe a porta, e empurrai-o para fora com a porta; porventura não vem, após ele, o ruído dos pés de seu senhor?

33 E, estando ele ainda falando com eles, eis que o mensageiro descia a ele; e disse: Eis que este mal vem do Senhor, que mais, pois, esperaria do Senhor?

2 Reis

Expansão do Território dos Filhos dos Profetas (2 Reis 6:1-7)

Os discípulos de Eliseu buscavam expandir seu espaço, então partiram para o Jordão para cortar madeira e construir novas habitações. No entanto, um deles perdeu a ferramenta na água, e Eliseu usou seus poderes proféticos para recuperá-la. Esta demonstração de sua conexão divina encorajou os discípulos a seguirem sua liderança.

Eliseu Protege Israel dos Sírios (2 Reis 6:8-23)

O rei da Síria tramava contra Israel, mas Eliseu avisou o rei de Israel sobre seus planos, permitindo que o exército israelita ficasse alerta. O rei da Síria descobriu a traição de Eliseu e enviou um exército para capturá-lo. Eliseu cegou o exército sírio e os guiou para Samaria, onde o rei de Israel os perdoou e os alimentou.

Eliseu Alimenta o Povo Faminto (2 Reis 6:24-33)

A fome atingiu Samaria, e o rei culpou Eliseu pela situação. Desesperada, uma mulher contou ao rei que ela e sua amiga comeram seus próprios filhos. O rei ficou enfurecido e enviou um mensageiro para matar Eliseu, mas Eliseu previu a chegada do mensageiro e instruiu seus discípulos a impedirem sua entrada. Então, o rei concluiu que Deus era a causa do sofrimento e que Eliseu era impotente para detê-lo.## Os Profetas Constroem um Novo Lar (2 Reis 6:1-7)

Os discípulos de Eliseu pediram sua permissão para construir um novo local de habitação perto do rio Jordão, pois o espaço onde viviam havia se tornado exíguo. Eliseu concordou e, enquanto cortavam madeira, um deles perdeu o machado na água. Em resposta à oração de Eliseu, o machado flutuou de volta à superfície, evidenciando o poder de Deus sobre a natureza.

Eliseu Protege Israel dos Sírios (2 Reis 6:8-23)

O rei da Síria planejou atacar Israel, mas Eliseu alertou o rei de Israel sobre seus planos por meio de uma mensagem. O rei da Síria ficou furioso e enviou um exército para capturar Eliseu. Seu servo ficou apavorado, mas Eliseu garantiu-lhe que tinha mais aliados do que inimigos. Ele orou para que os olhos do servo fossem abertos, revelando um exército celestial ao seu redor. Eliseu então feriu os sírios de cegueira e os conduziu a Samaria, onde o rei de Israel os poupou e os alimentou.

A Fome em Samaria (2 Reis 6:24-33)

Ben-Hadade sitiou Samaria, causando uma fome terrível. Uma mulher pediu ajuda ao rei, contando que ela e sua vizinha haviam concordado em comer seus filhos para sobreviver. O rei ficou horrorizado e rasgou suas vestes. Ele culpou Eliseu pela fome, mas Eliseu profetizou que haveria comida abundante em breve. Um mensageiro chegou para tirar a vida de Eliseu, mas Eliseu previu sua chegada e ordenou que lhe fechassem a porta.## Os Filhos dos Profetas Precisam de um Lugar Maior (2 Reis 6:1-7)

  • Os discípulos de Eliseu informam que seu espaço atual é insuficiente.
  • Eliseu sugere construir um novo local no Jordão.
  • Um machado emprestado cai na água, mas Eliseu milagrosamente o faz flutuar.

Eliseu Protege Israel do Rei da Síria (2 Reis 6:8-23)

  • O rei da Síria planeja um ataque a Israel.
  • Eliseu alerta o rei de Israel sobre os planos.
  • O exército sírio cerca Eliseu, mas ele os cega milagrosamente.
  • Eliseu os conduz a Samaria e os alimenta antes de liberá-los.

Eliseu Enfrenta Fome e Canibalismo em Samaria (2 Reis 6:24-33)

  • Os sírios cercam Samaria, causando fome extrema.
  • Uma mulher canibaliza seu próprio filho.
  • O rei culpa Eliseu pela tragédia.
  • Eliseu profetiza o fim do cerco e a morte do rei da Síria.

Escrito por

Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo