(João 1:1) (João 3:17)

Quadragésimo terceiro livro da Bíblia e quarto do Novo Testamento, no evangelho de João acompanhamos os esforços do apóstolo João em levar a palavra do Senhor para as pessoas num período conturbado, onde os cristãos eram perseguidos e de dúvidas em relação à verdade sobre Jesus Cristo. A autoria do livro é atribuída a João, que se refere a si mesmo como “o discípulo a quem Jesus amava”.

Ao longo dos 21 capítulos podemos conhecer um pouco da história do apóstolo. João era filho de Zebedeu, um homem próspero, e trabalhava como pescador ao lado do irmão, Tiago, antes de se tornar um apóstolo de Jesus.

João teve como principal missão apresentar Jesus Cristo como sendo o Filho de Deus e O Próprio Deus, portanto, Ele é apresentado sem genealogia, pois não tem início e nem fim. Tudo isso para que as pessoas viessem a crer nEle como o Salvador, tendo, assim, a vida eterna e o Seu amor.

João revela a divindade de Cristo através de alguns eventos ocorridos: apresenta Cristo desde o princípio (“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus”. João 1:1); Ao se tornar carne, demonstrando Sua pré-existência; Sua vinda para nos salvar dos nossos pecados e Seu ministério; Sua vida entregue na cruz, Seus feitos por amor a nós e a Sua ressureição, confirmando que Ele é o Filho de Deus e o verdadeiro Messias.

O apóstolo apresenta também sete dos diversos milagres realizados por Jesus, como: a transformação da água em vinho durante um casamento; com a aproximação da páscoa, mostra a multiplicação de cinco pães e dois peixinhos em alimento suficiente para 5 mil pessoas que seguiam Jesus pela Galileia; a ressuscitação de Lázaro, entre outros.

Portanto, neste livro podemos acompanhar os esforços do apóstolo João para mostrar a todos que Cristo é o Filho de Deus e que devemos crer nEle como nosso Salvador. Além disso, entendemos um pouco mais sobre o sacrifício de Cristo para nos conceder a vida eterna e todo o Seu amor por nós. “Porque

Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.” (João 3:17).

O Evangelho de João: Uma Revelação da Divindade

(João 1:1) – O Verbo Encarnado

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. (João 1:1)

João inicia seu evangelho declarando a divindade pré-existente de Jesus Cristo. Ele o identifica como o “Verbo”, o princípio eterno que estava com Deus e era Deus. Esta afirmação fundamental estabelece a base para a compreensão de João sobre a natureza de Jesus como Filho de Deus e Salvador da humanidade.

(João 3:17) – A Missão Salvadora

Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. (João 3:17)

No capítulo 3, João enfatiza a missão salvadora de Jesus. Ele veio não para condenar, mas para redimir o mundo. Através do sacrifício de Cristo na cruz, todos que creem nele podem receber perdão, vida eterna e uma relação restaurada com Deus. Esta passagem é uma declaração central da mensagem do evangelho: que Deus ama o mundo e enviou seu Filho para nos salvar.## Jesus, o Verbo Encarnado
* João 1:1
“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.”

João inicia seu evangelho proclamando que Jesus é o Verbo eterno, que existia desde o princípio. Sua natureza divina se manifestou na encarnação, tornando-se um com Deus e plenamente humano. Ao crer em Jesus, os crentes recebem a vida eterna e o amor de Deus.

O Propósito da Missão de Jesus

  • João 3:17
    “Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.”

Este versículo revela o propósito central da missão de Jesus: salvar o mundo da condenação. Deus não enviou Jesus para julgar, mas para oferecer perdão e reconciliação por meio do sacrifício de Jesus na cruz. Ao crer em Jesus, os crentes escapam do julgamento e recebem a salvação eterna.

Os Milagres de Jesus

João destaca vários milagres realizados por Jesus, demonstrando seu poder e autoridade divinos. Esses milagres foram sinais de que Jesus era o Messias prometido e que veio para fazer a vontade de Deus. Os crentes são encorajados a testemunhar esses milagres e a confiar neles como prova da verdade de Jesus e sua missão de salvação.

A Ressurreição de Jesus

A ressurreição de Jesus é o testemunho final de sua divindade e vitória sobre a morte. Através de sua ressurreição, Jesus conquistou a morte e abriu o caminho para a vida eterna para todos os que creem. Os crentes são chamados a colocar sua fé em Jesus, o Salvador ressurreto, e a esperar por sua segunda vinda e a promessa de uma nova vida.## João 1:1

  • O Verbo, a Palavra:
    >“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.” (João 1:1)

Este versículo apresenta a eternidade e divindade de Jesus Cristo como o próprio Deus. O “Verbo” refere-se à Palavra de Deus, que estava presente desde o início, possuindo atributos divinos e a natureza de Deus.

João 3:17

  • O Enviado do Pai:
    >“Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.” (João 3:17)

Deus enviou Jesus Cristo ao mundo não para condená-lo, mas para oferecer salvação a todos. Jesus veio para pagar o preço de nossos pecados, sacrificando-se na cruz, para que possamos ter vida eterna. Sua mensagem é de amor, esperança e redenção.

João 10:10

  • Vida Abundante:
    >“O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.” (João 10:10)

Jesus oferece uma vida abundante, plena e significativa. Ele veio para nos libertar da escravidão do pecado e oferecer-nos uma vida de propósito, paz e alegria. Ao segui-lo, podemos experimentar a verdadeira plenitude que só vem Dele.

João 14:6

  • O Caminho, a Verdade e a Vida:
    >“Respondeu-lhe Jesus: ‘Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.'” (João 14:6)

Jesus é o único caminho para Deus. Ele é a verdade que revela o Pai e a vida que nos traz salvação. Por meio Dele, podemos ter acesso a Deus e experimentar a vida eterna. Ao segui-lo, encontramos o propósito e o significado de nossas vidas.

Escrito por

Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo