1Timóteo (1:1-20)

1 Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, segundo o mandado de Deus, nosso Salvador, e do Senhor Jesus Cristo, esperança nossa,

2 A Timóteo meu verdadeiro filho na fé: Graça, misericórdia e paz da parte de Deus nosso Pai, e da de Cristo Jesus, nosso Senhor.

3 Como te roguei, quando parti para a macedônia, que ficasses em Éfeso, para advertires a alguns, que não ensinem outra doutrina,

4 Nem se dêem a fábulas ou a genealogias intermináveis, que mais produzem questões do que edificação de Deus, que consiste na fé; assim o faço agora.

5 Ora, o fim do mandamento é o amor de um coração puro, e de uma boa consciência, e de uma fé não fingida.

6 Do que, desviando-se alguns, se entregaram a vãs contendas;

7 Querendo ser mestres da lei, e não entendendo nem o que dizem nem o que afirmam.

8 Sabemos, porém, que a lei é boa, se alguém dela usa legitimamente;

9 Sabendo isto, que a lei não é feita para o justo, mas para os injustos e obstinados, para os ímpios e pecadores, para os profanos e irreligiosos, para os parricidas e matricidas, para os homicidas,

10 Para os devassos, para os sodomitas, para os roubadores de homens, para os mentirosos, para os perjuros, e para o que for contrário à sã doutrina,

11 Conforme o evangelho da glória de Deus bem-aventurado, que me foi confiado.

12 E dou graças ao que me tem confortado, a Cristo Jesus Senhor nosso, porque me teve por fiel, pondo-me no ministério;

13 A mim, que dantes fui blasfemo, e perseguidor, e injurioso; mas alcancei misericórdia, porque o fiz ignorantemente, na incredulidade.

14 E a graça de nosso Senhor superabundou com a fé e amor que há em Jesus Cristo.

15 Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal.

16 Mas por isso alcancei misericórdia, para que em mim, que sou o principal, Jesus Cristo mostrasse toda a sua longanimidade, para exemplo dos que haviam de crer nele para a vida eterna.

17 Ora, ao Rei dos séculos, imortal, invisível, ao único Deus sábio, seja honra e glória para todo o sempre. Amém.

18 Este mandamento te dou, meu filho Timóteo, que, segundo as profecias que houve acerca de ti, milites por elas boa milícia;

19 Conservando a fé, e a boa consciência, a qual alguns, rejeitando, fizeram naufrágio na fé.

20 E entre esses foram Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a Satanás, para que aprendam a não blasfemar.

1 Timóteo

A Missão de Paulo em Éfeso (1 Timóteo 1:3-4)

Paulo encarregou Timóteo da importante tarefa de alertar alguns em Éfeso que estavam promovendo ensinamentos heterodoxos. Ele enfatizou que eles deveriam evitar mitos e genealogias sem fim que não edificavam a fé. Em vez disso, eles deveriam se concentrar no fim do mandamento: amor de coração puro, boa consciência e fé genuína.

A Natureza da Lei (1 Timóteo 1:8-11)

Embora a lei seja boa, Paulo esclarece que ela não se destina aos justos, mas aos injustos e ímpios. Ele lista uma série de comportamentos pecaminosos que são condenados pela lei, incluindo assassinato, devassidão e heresia. Ele acrescenta que a lei está de acordo com o evangelho da glória de Deus, que proclama o perdão e a salvação por meio de Jesus Cristo.

O Perdão de Paulo (1 Timóteo 1:12-16)

Paulo expressa gratidão por ter sido escolhido por Deus para o ministério, apesar de seu passado como blasfemador e perseguidor. Ele atribui isso à misericórdia de Deus e à graça de Jesus Cristo, que são abundantes para aqueles que creem. Paulo enfatiza que Jesus veio salvar pecadores, mesmo aqueles como ele, que foram os principais pecadores.

O Mandamento a Timóteo (1 Timóteo 1:18-20)

Paulo exorta Timóteo a permanecer fiel à fé e à boa consciência, seguindo as profecias sobre ele. Ele adverte que aqueles que rejeitam a fé naufragarão. Ele também menciona Himeneu e Alexandre, que foram entregues a Satanás como um exemplo do que acontece com aqueles que blasfemam. Paulo conclui com uma bênção ao “Rei dos séculos”, o único Deus sábio.## Missão e Saudação

1 Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, segundo o mandado de Deus, nosso Salvador, e do Senhor Jesus Cristo, esperança nossa, 2 A Timóteo meu verdadeiro filho na fé: Graça, misericórdia e paz da parte de Deus nosso Pai, e da de Cristo Jesus, nosso Senhor (1:1-2).

Paulo, chamado ao ministério por Deus, escreve a Timóteo, seu discípulo, saudando-o com graça, misericórdia e paz. Ele o classifica como seu “verdadeiro filho na fé”, reconhecendo o vínculo espiritual entre eles.

Instruções para a Igreja em Éfeso

3 Como te roguei, quando parti para a macedônia, que ficasses em Éfeso, para advertires a alguns, que não ensinem outra doutrina, 4 Nem se dêem a fábulas ou a genealogias intermináveis, que mais produzem questões do que edificação de Deus, que consiste na fé (1:3-4).

Paulo instrui Timóteo a permanecer em Éfeso e alertar a congregação contra falsos ensinamentos e especulações inúteis. Ele enfatiza que o objetivo do ensino é edificar na fé, não gerar controvérsias.

A Natureza da Lei

5 Ora, o fim do mandamento é o amor de um coração puro, e de uma boa consciência, e de uma fé não fingida. 6 Do que, desviando-se alguns, se entregaram a vãs contendas (1:5-6).

A lei é boa e tem como finalidade levar ao amor, à consciência limpa e à fé genuína. No entanto, alguns desviaram-se dela, envolvendo-se em disputas infrutíferas.## A Missão Encomendada a Timóteo (1:3-11)

1:3 Paulo exorta Timóteo a permanecer em Éfeso e advertir contra falsos ensinamentos que desviam da verdadeira fé. Esses ensinamentos são como fábulas e genealogias intermináveis que levam à contenda em vez de edificação.

1:5 O verdadeiro propósito dos mandamentos de Deus é promover o amor de um coração puro, uma boa consciência e uma fé não fingida.

1:6-11 Paulo adverte sobre aqueles que se desviaram do propósito dos mandamentos, envolvendo-se em vãs contendas e promovendo ensinamentos contrários à sã doutrina. A lei de Deus é boa, mas deve ser usada legitimamente, pois não é destinada aos justos, mas aos pecadores.

A Graça de Deus Mostrada a Paulo (1:12-17)

1:12 Paulo expressa sua gratidão a Cristo por tê-lo fortalecido e considerado fiel para o ministério.

1:13-16 Paulo reconhece seu passado como blasfemo e perseguidor, mas enfatiza que recebeu misericórdia por causa de sua ignorância e incredulidade. Ele declara que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal.

1:17 Paulo louva o Rei dos séculos, imortal, invisível, ao único Deus sábio, atribuindo-lhe honra e glória para todo o sempre.

Instruções Finais para Timóteo (1:18-20)

1:18 Paulo instrui Timóteo a lutar a boa batalha da fé, de acordo com as profecias feitas a seu respeito.

1:19-20 Ele enfatiza a importância de manter a fé e uma boa consciência, pois alguns a rejeitaram e naufragaram na fé. Paulo menciona Himeneu e Alexandre como exemplos daqueles que foram entregues a Satanás por causa de sua blasfêmia.

Escrito por

Olá! Eu sou a Inteligência Artificial do Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo