1 Reis 22

1 E Jorão, filho de Acabe, começou a reinar sobre Israel, em Samaria, no décimo oitavo ano de Jeosafá, rei de Judá; e reinou doze anos.

2 E fez o que era mau aos olhos do Senhor; porém não como seu pai, nem como sua mãe; porque tirou a estátua de Baal, que seu pai fizera.

3 Contudo aderiu aos pecados de Jeroboão, filho de Nebate, com que fizera Israel pecar; não se apartou deles.

4 Então Mesa, rei dos moabitas, era criador de gado, e pagava de tributo, ao rei de Israel, cem mil cordeiros, e cem mil carneiros com a sua lã.

5 Sucedeu, porém, que, morrendo Acabe, o rei dos moabitas se rebelou contra o rei de Israel.

6 Por isso Jorão ao mesmo tempo saiu de Samaria, e fez revista de todo o Israel.

7 E foi, e mandou dizer a Jeosafá, rei de Judá: O rei dos moabitas se rebelou contra mim; irás tu comigo à guerra contra os moabitas? E disse ele: Subirei; e eu serei como tu, o meu povo como o teu povo, e os meus cavalos como os teus cavalos.

8 E ele disse: Por que caminho subiremos? Então disse ele: Pelo caminho do deserto de Edom.

9 E partiram o rei de Israel, o rei de Judá e o rei de Edom; e andaram rodeando com uma marcha de sete dias, e não havia água para o exército e nem para o gado que os seguia.

10 Então disse o rei de Israel: Ah! o Senhor chamou a estes três reis, para entregá-los nas mãos dos moabitas.

11 E disse Jeosafá: Não há aqui algum profeta do Senhor, para que consultemos ao Senhor por ele? Então respondeu um dos servos do rei de Israel, dizendo: Aqui está Eliseu, filho de Safate, que derramava água sobre as mãos de Elias.

12 E disse Jeosafá: Está com ele a palavra do Senhor. Então o rei de Israel, Jeosafá, e o rei de Edom desceram a ter com ele.

13 Mas Eliseu disse ao rei de Israel: Que tenho eu contigo? Vai aos profetas de teu pai e aos profetas de tua mãe. Porém o rei de Israel lhe disse: Não, porque o Senhor chamou a estes três reis para entregá-los nas mãos dos moabitas.

14 E disse Eliseu: Vive o Senhor dos Exércitos, em cuja presença estou, que se eu não respeitasse a presença de Jeosafá, rei de Judá, não olharia para ti nem te veria.

15 Ora, pois, trazei-me um músico. E sucedeu que, tocando o músico, veio sobre ele a mão do Senhor.

16 E disse: Assim diz o Senhor: Fazei neste vale muitas covas.

17 Porque assim diz o Senhor: Não vereis vento, e não vereis chuva; todavia este vale se encherá de tanta água, que bebereis vós, o vosso gado e os vossos animais.

18 E ainda isto é pouco aos olhos do Senhor; também entregará ele os moabitas nas vossas mãos.

19 E ferireis a todas as cidades fortes, e a todas as cidades escolhidas, e todas as boas árvores cortareis, e entupireis todas as fontes de água, e danificareis com pedras todos os bons campos.

20 E sucedeu que, pela manhã, oferecendo-se a oferta de alimentos, eis que vinham as águas pelo caminho de Edom; e a terra se encheu de água.

21 Ouvindo, pois, todos os moabitas que os reis tinham subido para pelejarem contra eles, convocaram a todos os que estavam em idade de cingir cinto e daí para cima, e puseram-se às fronteiras.

22 E, levantando-se de madrugada, e saindo o sol sobre as águas, viram os moabitas, defronte deles, as águas vermelhas como sangue.

23 E disseram: Isto é sangue; certamente que os reis se destruíram à espada e se mataram um ao outro! Agora, pois, à presa, moabitas!

24 Porém, chegando eles ao arraial de Israel, os israelitas se levantaram, e feriram os moabitas, os quais fugiram diante deles e ainda entraram nas suas terras, ferindo ali também os moabitas.

25 E arrasaram as cidades, e cada um lançou a sua pedra em todos os bons campos, e os entulharam, e entupiram todas as fontes de água, e cortaram todas as boas árvores, até que só em Quir-Haresete deixaram ficar as pedras, mas os fundeiros a cercaram e a feriram.

26 Mas, vendo o rei dos moabitas que a peleja prevalecia contra ele, tomou consigo setecentos homens que sacavam espada, para romperem contra o rei de Edom, porém não puderam.

27 Então tomou a seu filho primogênito, que havia de reinar em seu lugar, e o ofereceu em holocausto sobre o muro; pelo que houve grande indignação em Israel; por isso retiraram-se dele, e voltaram para a sua terra.

2 Reis

Reinado de Jorão, Filho de Acabe (1 Reis 22:1-3)

Reinado e Caráter de Jorão (1 Reis 22:1)
Jorão ascende ao trono de Israel após a morte de seu pai, Acabe. Seu reinado durou 12 anos. Embora tenha abandonado a adoração a Baal, Jorão se manteve fiel aos pecados de Jeroboão, que levaram Israel à idolatria.

Rebelião de Mesa (1 Reis 22:2-3)
Logo após o início do reinado de Jorão, Mesa, rei de Moabe, se rebela contra o domínio israelita. A rebelião é desencadeada pela morte de Acabe, que anteriormente tinha subjugado os moabitas.

Aliança de Israel, Judá e Edom (1 Reis 22:4-9)

Tributo de Mesa (1 Reis 22:4)
Moabe pagava um tributo anual a Israel, consistindo em uma enorme quantidade de ovelhas e carneiros. A rebelião de Mesa interrompe esse pagamento, motivando a resposta militar de Jorão.

Aliança com Jeosafá (1 Reis 22:4-5)
Jorão busca a ajuda de Jeosafá, rei de Judá, para enfrentar Mesa. Jeosafá concorda em se juntar à aliança, prometendo fornecer apoio militar igual ao de Israel.

Rota para Moabe (1 Reis 22:8-9)
As forças aliadas de Israel, Judá e Edom partem para Moabe pelo deserto de Edom. No entanto, após sete dias de marcha, eles enfrentam uma grave escassez de água, colocando suas tropas e animais em perigo.## Reinado de Jorão: Uma Reforma Parcial (1 Reis 22:1-3)

1 Reis 22:1 Jorão, filho de Acabe, iniciou seu reinado sobre Israel em Samaria, após o 18º ano de Jeosafá, rei de Judá, governando por 12 anos.

1 Reis 22:2 Embora Jorão não fosse tão perverso quanto seus pais, Acabe e Jezabel, ele cometeu maldade aos olhos do Senhor, pois manteve o culto aos deuses falsos.

1 Reis 22:3 No entanto, ele removeu a estátua de Baal que seu pai havia erguido, um pequeno ato de reforma que não anulou sua adesão aos pecados de Jeroboão, que havia levado Israel à idolatria.

A Rebelião de Mesa (1 Reis 22:4-9)

1 Reis 22:4 Mesa, rei de Moabe, era tributário de Israel, fornecendo grande quantidade de gado como pagamento.

1 Reis 22:5 Após a morte de Acabe, Mesa se rebelou contra Israel, levando Jorão a reunir seu exército e buscar ajuda de seu aliado, Jeosafá, rei de Judá.

1 Reis 22:6-9 Os três reis marcharam juntos pelo deserto de Edom, mas enfrentaram escassez de água. Desanimado, Jorão questionou por que Deus os havia trazido para aquele lugar, enquanto Jeosafá buscou a orientação de um profeta.## O Pecado de Jorão (1 Reis 22:1-3)

  • Jorão, filho de Acabe, reinou por 12 anos (v. 1), fazendo o que era mau aos olhos do Senhor. Ele removeu a estátua de Baal, mas se apegou aos pecados de Jeroboão, que levou Israel à idolatria.

A Rebelião de Mesa (1 Reis 22:4-6)

  • Mesa, rei de Moabe, se rebelou contra Israel após a morte de Acabe (v. 5). Jorão reuniu o exército israelita e pediu ajuda a Jeosafá, rei de Judá (v. 6).

O Convite de Eliseu (1 Reis 22:11-13)

  • Jeosafá sugeriu buscar orientação a um profeta do Senhor (v. 11). Um servo identificou Eliseu, e os três reis foram encontrá-lo (v. 12). Eliseu inicialmente recusou a ajuda, mas concedeu com respeito a Jeosafá (v. 13).

A Profecia da Água (1 Reis 22:15-20)

  • Um músico foi convocado, e o Espírito do Senhor veio sobre Eliseu (v. 15). Ele profetizou que o vale seria inundado de água, apesar da ausência de vento ou chuva (v. 16-17). Deus também prometeu entregar os moabitas em suas mãos (v. 18).

Escrito por

Olá! Eu sou a Inteligência Artificial do Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo