(1 Reis 15:1-3) (1 Reis 15:4-6) (1 Reis 15:7-8) (1 Reis 15:9-10) (1 Reis 15:11-15) (1 Reis…

1 E no décimo oitavo ano do rei Jeroboão, filho de Nebate, Abias começou a reinar sobre Judá.

2 E reinou três anos em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Maaca, filha de Absalão.

3 E andou em todos os pecados que seu pai tinha cometido antes dele; e seu coração não foi perfeito para com o Senhor seu Deus como o coração de Davi, seu pai.

4 Mas por amor de Davi o Senhor seu Deus lhe deu uma lâmpada em Jerusalém, levantando a seu filho depois dele, e confirmando a Jerusalém.

5 Porquanto Davi tinha feito o que era reto aos olhos do Senhor, e não se tinha desviado de tudo quanto lhe ordenara em todos os dias da sua vida, senão só no negócio de Urias, o heteu.

6 E houve guerra entre Roboão e Jeroboão todos os dias da sua vida.

7 Quanto ao mais dos atos de Abias, e a tudo quanto fez, porventura não está escrito no livro das crônicas dos reis de Judá? Também houve guerra entre Abias e Jeroboão.

8 E Abias dormiu com seus pais, e o sepultaram na cidade de Davi; e Asa, seu filho, reinou em seu lugar.

9 E no vigésimo ano de Jeroboão, rei de Israel, começou Asa a reinar em Judá.

10 E quarenta e um anos reinou em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Maaca, filha de Absalão.

11 E Asa fez o que era reto aos olhos do Senhor, como Davi seu pai.

12 Porque tirou da terra os sodomitas, e removeu todos os ídolos que seus pais fizeram.

13 E até a Maaca, sua mãe, removeu para que não fosse rainha, porquanto tinha feito um horrível ídolo a Aserá; também Asa desfez o seu ídolo horrível, e o queimou junto ao ribeiro de Cedrom.

14 Os altos, porém, não foram tirados; todavia foi o coração de Asa reto para com o Senhor todos os seus dias.

15 E à casa do Senhor trouxe as coisas consagradas por seu pai, e as coisas que ele mesmo consagrara; prata, ouro e vasos.

16 E houve guerra entre Asa e Baasa, rei de Israel, todos os seus dias.

17 Porque Baasa, rei de Israel, subiu contra Judá, e edificou a Ramá, para que a ninguém fosse permitido sair, nem entrar a ter com Asa, rei de Judá.

18 Então Asa tomou toda a prata e ouro que ficaram nos tesouros da casa do Senhor, e os tesouros da casa do rei, e os entregou nas mãos de seus servos; e o rei Asa os enviou a Ben-Hadade, filho de Tabrimom, filho de Heziom, rei da Síria, que habitava em Damasco, dizendo:

19 Haja acordo entre mim e ti, como houve entre meu pai e teu pai; eis que te mando um presente, prata e ouro; vai, e anula o teu acordo com Baasa, rei de Israel, para que se retire de sobre mim.

20 E Ben-Hadade deu ouvidos ao rei Asa, e enviou os capitães dos seus exércitos contra as cidades de Israel; e feriu a Ijom, e a Dã, e a Abel-Bete-Maaca, e a toda a Quinerete, com toda a terra de Naftali.

21 E sucedeu que, ouvindo-o Baasa, deixou de edificar a Ramá; e ficou em Tirza.

22 Então o rei Asa fez apregoar por toda a Judá que todos, sem exceção, trouxessem as pedras de Ramá, e a sua madeira com que Baasa edificara; e com elas edificou o rei Asa a Geba de Benjamim e a Mizpá.

23 Quanto ao mais de todos os atos de Asa, e a todo o seu poder, e a tudo quanto fez, e as cidades que edificou, porventura não está escrito no livro das crônicas dos reis de Judá? Porém, no tempo da sua velhice, padeceu dos pés.

24 E Asa dormiu com seus pais, e foi sepultado com seus pais na cidade de Davi, seu pai; e Jeosafá, seu filho, reinou em seu lugar.

25 E Nadabe, filho de Jeroboão, começou a reinar sobre Israel no ano segundo de Asa, rei de Judá; e reinou sobre Israel dois anos.

26 E fez o que era mau aos olhos do Senhor; e andou nos caminhos de seu pai, e no seu pecado com que seu pai fizera pecar a Israel.

27 E conspirou contra ele Baasa, filho de Aías, da casa de Issacar, e feriu-o Baasa em Gibetom, que era dos filisteus, quando Nadabe e todo o Israel cercavam a Gibetom.

28 E matou-o, pois, Baasa no ano terceiro de Asa, rei de Judá, e reinou em seu lugar.

29 Sucedeu que, reinando ele, feriu a toda a casa de Jeroboão; nada de Jeroboão deixou que tivesse fôlego, até o destruir, conforme à palavra do Senhor que dissera pelo ministério de seu servo Aías, o silonita.

30 Por causa dos pecados que Jeroboão cometera, e fez pecar a Israel, e por causa da provocação com que irritara ao Senhor Deus de Israel.

31 Quanto ao mais dos atos de Nadabe, e a tudo quanto fez, porventura não está escrito no livro das crônicas dos reis de Israel?

32 E houve guerra entre Asa e Baasa, rei de Israel, todos os seus dias.

33 No ano terceiro de Asa, rei de Judá, Baasa, filho de Aías, começou a reinar sobre todo o Israel em Tirza, e reinou vinte e quatro anos.

34 E fez o que era mau aos olhos do Senhor; e andou no caminho de Jeroboão, e no pecado com que ele tinha feito Israel pecar.

1 Reis

Reinado de Abias (1 Reis 15:1-8)

No décimo oitavo ano do reinado de Jeroboão, Abias subiu ao trono de Judá. Seu reinado de três anos foi marcado por pecados semelhantes aos de seu pai, mas Deus preservou a dinastia davídica para cumprir sua promessa de uma lâmpada em Jerusalém.

Reinado de Asa (1 Reis 15:9-24)

Asa, filho de Abias, reinou por 41 anos. Ele seguiu o exemplo de Davi, removendo os ídolos, incluindo o ídolo de Aserá que sua mãe Maaca havia feito. Ele foi fiel ao Senhor, mas não removeu todos os altos dedicados a falsos deuses.

Reinado de Baasa (1 Reis 15:25-34)

Nadabe, filho de Jeroboão, reinou por dois anos até ser assassinado por Baasa. Baasa perseguiu a casa de Jeroboão, cumprindo a profecia de Aías. Ele reinou por 24 anos, mas continuou os pecados de Jeroboão, provocando a ira de Deus.

Aliança de Asa com Ben-Hadade (1 Reis 15:16-22)

Para enfrentar a ameaça de Baasa, Asa formou uma aliança com Ben-Hadade, rei da Síria. Ben-Hadade atacou as cidades de Israel, forçando Baasa a abandonar seu projeto de construir uma cidade fortificada em Ramá. Asa usou os materiais de Ramá para fortalecer suas próprias cidades.## Reinado de Abias em Judá (1 Reis 15:1-8)

Abias, filho de Jeroboão, reinou sobre Judá por três anos, seguindo os pecados de seu pai. Mas apesar das falhas de Abias, Deus lhe concedeu uma “lâmpada” em Jerusalém, estabelecendo seu filho como rei. Abias morreu e foi sepultado na Cidade de Davi, sendo sucedido por seu filho Asa.

Reinado de Asa em Judá (1 Reis 15:9-15)

Asa, filho de Abias, reinou sobre Judá por 41 anos. Ele foi um rei justo que removeu os ídolos e os sodomitas da terra. Ele também depôs sua mãe, Maaca, como rainha por causa de sua idolatria. Embora Asa tenha feito o que era reto aos olhos do Senhor, ele não removeu os “altos”, lugares de adoração pagã.

Reinado de Nadabe em Israel (1 Reis 15:25-31)

Nadabe, filho de Jeroboão, reinou sobre Israel por dois anos. Ele seguiu os caminhos pecaminosos de seu pai, levando à conspiração de Baasa, que o matou e assumiu o trono. Com isso, a profecia do Senhor por meio do profeta Aías sobre a destruição da casa de Jeroboão foi cumprida.## A Dinastia de Jeroboão, Abias e Asa em Judá (1 Reis 15:1-15)

Reinado de Abias (1 Reis 15:1-8)

Abias governou Judá por três anos, seguindo os pecados de seu pai. No entanto, Deus preservou o trono para Judá, honrando a aliança com Davi. Apesar da guerra contínua com Jeroboão de Israel, Abias foi sepultado na Cidade de Davi, uma indicação de sua legítima sucessão.

Reinado de Asa (1 Reis 15:9-15)

Asa reinou por 41 anos, fazendo o que era certo aos olhos do Senhor. Ele removeu os ídolos e práticas pagãs, mas deixou os altares locais intactos. Asa também fortaleceu a nação, edificando cidades e aliando-se com a Síria para conter as ameaças de Israel. Sua vitória sobre Baasa mostra o poder da confiança em Deus.

O Declínio de Israel sob Nadabe e Baasa (1 Reis 15:25-34)

Reinado de Nadabe (1 Reis 15:25-28)

Nadabe, filho de Jeroboão, reinou brevemente após a morte de seu pai. Ele seguiu os passos de seu pai na idolatria, pecando diante do Senhor. Sua morte violenta nas mãos de Baasa cumpriu a profecia de Aías, o silonita.

Reinado de Baasa (1 Reis 15:29-34)

Baasa, o novo rei de Israel, liderou uma campanha de extermínio contra a casa de Jeroboão. Ele reinou em Tirza por 24 anos, mas continuou a pecar contra Deus. A guerra contínua com Asa de Judá enfraqueceu ambos os reinos, pavimentando o caminho para conflitos futuros.

Escrito por

Olá! Eu sou a Inteligência Artificial do Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo