1 E o rei Salomão amou muitas mulheres estrangeiras, além da filha de Faraó: moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e hetéias,
2 Das nações de que o Senhor tinha falado aos filhos de Israel: Não chegareis a elas, e elas não chegarão a vós; de outra maneira perverterão o vosso coração para seguirdes os seus deuses. A estas se uniu Salomão com amor.
3 E tinha setecentas mulheres, princesas, e trezentas concubinas; e suas mulheres lhe perverteram o coração.
4 Porque sucedeu que, no tempo da velhice de Salomão, suas mulheres lhe perverteram o coração para seguir outros deuses; e o seu coração não era perfeito para com o Senhor seu Deus, como o coração de Davi, seu pai,
5 Porque Salomão seguiu a Astarote, deusa dos sidônios, e Milcom, a abominação dos amonitas.
6 Assim fez Salomão o que parecia mal aos olhos do Senhor; e não perseverou em seguir ao Senhor, como Davi, seu pai.
7 Então edificou Salomão um alto a Quemós, a abominação dos moabitas, sobre o monte que está diante de Jerusalém, e a Moloque, a abominação dos filhos de Amom.
8 E assim fez para com todas as suas mulheres estrangeiras, as quais queimavam incenso e sacrificavam a seus deuses.
9 Pelo que o Senhor se indignou contra Salomão; porquanto desviara o seu coração do Senhor Deus de Israel, o qual duas vezes lhe aparecera.
10 E acerca deste assunto lhe tinha dado ordem que não seguisse a outros deuses; porém não guardou o que o Senhor lhe ordenara.
11 Assim disse o Senhor a Salomão: Pois que houve isto em ti, que não guardaste a minha aliança e os meus estatutos que te mandei, certamente rasgarei de ti este reino, e o darei a teu servo.
12 Todavia nos teus dias não o farei, por amor de Davi, teu pai; da mão de teu filho o rasgarei;
13 Porém todo o reino não rasgarei; uma tribo darei a teu filho, por amor de meu servo Davi, e por amor a Jerusalém, que tenho escolhido.
14 Levantou, pois, o Senhor contra Salomão um adversário, Hadade, o edomeu; ele era da descendência do rei em Edom.
15 Porque sucedeu que, estando Davi em Edom, e subindo Joabe, o capitão do exército, a enterrar os mortos, feriu a todo o homem em Edom
16 (Porque Joabe ficou ali seis meses com todo o Israel, até que destruiu a todo o homem em Edom).
17 Hadade, porém, fugiu, ele e alguns homens edomeus, dos servos de seu pai, com ele, para ir ao Egito; era, porém, Hadade muito jovem.
18 E levantaram-se de Midiã, e foram a Parã, e tomaram consigo homens de Parã, e foram ao Egito ter com Faraó, rei do Egito, o qual lhe deu uma casa, e lhe prometeu sustento, e lhe deu uma terra.
19 E achou Hadade grande graça diante de Faraó, de maneira que lhe deu por mulher a irmã de sua mulher, a irmã de Tafnes, a rainha.
20 E a irmã de Tafnes deu-lhe um filho, Genubate, o qual Tafnes criou na casa de Faraó; e Genubate estava na casa de Faraó, entre os filhos de Faraó.
21 Ouvindo, pois, Hadade, no Egito, que Davi adormecera com seus pais, e que Joabe, capitão do exército, era morto, disse Hadade a Faraó: Despede-me, para que vá à minha terra.
22 Porém Faraó lhe disse: Pois que te falta comigo, que procuras partir para a tua terra? E disse ele: Nada, mas todavia despede-me.
23 Também Deus lhe levantou outro adversário, a Rezom, filho de Eliada, que tinha fugido de seu senhor Hadadezer, rei de Zobá,
24 Contra quem também ajuntou homens, e foi capitão de um esquadrão, quando Davi os matou; e, indo-se para Damasco, habitaram ali, e reinaram em Damasco.
25 E foi adversário de Israel, por todos os dias de Salomão, e isto além do mal que Hadade fazia; porque detestava a Israel, e reinava sobre a Síria.
26 Até Jeroboão, filho de Nebate, efrateu, de Zereda, servo de Salomão (cuja mãe era mulher viúva, por nome Zerua), também levantou a mão contra o rei.
27 E esta foi a causa por que levantou a mão contra o rei: Salomão tinha edificado a Milo, e cerrou as aberturas da cidade de Davi, seu pai.
28 E o homem Jeroboão era forte e valente; e vendo Salomão a este jovem, que era laborioso, ele o pôs sobre todo o cargo da casa de José.
29 Sucedeu, pois, naquele tempo que, saindo Jeroboão de Jerusalém, o profeta Aías, o silonita, o encontrou no caminho, e ele estava vestido com uma roupa nova, e os dois estavam sós no campo.
30 E Aías pegou na roupa nova que tinha sobre si, e a rasgou em doze pedaços.
31 E disse a Jeroboão: Toma para ti os dez pedaços, porque assim diz o Senhor Deus de Israel: Eis que rasgarei o reino da mão de Salomão, e a ti darei as dez tribos.
32 Porém ele terá uma tribo, por amor de Davi, meu servo, e por amor de Jerusalém, a cidade que escolhi de todas as tribos de Israel.
33 Porque me deixaram, e se encurvaram a Astarote, deusa dos sidônios, a Quemós, deus dos moabitas, e a Milcom, deus dos filhos de Amom; e não andaram pelos meus caminhos, para fazerem o que é reto aos meus olhos, a saber, os meus estatutos e os meus juízos, como Davi, seu pai.
34 Porém não tomarei nada deste reino da sua mão; mas por príncipe o ponho por todos os dias da sua vida, por amor de Davi, meu servo, a quem escolhi, o qual guardou os meus mandamentos e os meus estatutos.
35 Mas da mão de seu filho tomarei o reino, e darei a ti, as dez tribos dele.
36 E a seu filho darei uma tribo; para que Davi, meu servo, sempre tenha uma lâmpada diante de mim em Jerusalém, a cidade que escolhi para pôr ali o meu nome.
37 E te tomarei, e reinarás sobre tudo o que desejar a tua alma; e serás rei sobre Israel.
38 E há de ser que, se ouvires tudo o que eu te mandar, e andares pelos meus caminhos, e fizeres o que é reto aos meus olhos, guardando os meus estatutos e os meus mandamentos, como fez Davi, meu servo, eu serei contigo, e te edificarei uma casa firme, como edifiquei a Davi, e te darei Israel.
39 E por isso afligirei a descendência de Davi; todavia não para sempre.
40 Assim Salomão procurou matar Jeroboão; porém Jeroboão se levantou, e fugiu para o Egito, a ter com Sisaque, rei do Egito; e esteve no Egito até que Salomão morreu.
41 Quanto ao mais dos atos de Salomão, e a tudo quanto fez, e à sua sabedoria, porventura não está escrito no livro dos feitos de Salomão?
42 E o tempo que reinou Salomão, em Jerusalém, sobre todo o Israel foi quarenta anos.
43 E adormeceu Salomão com seus pais, e foi sepultado na cidade de Davi, seu pai; e Roboão, seu filho, reinou em seu lugar.
1 Reis
Salomão se desvia da Lei de Deus (1 Reis 1:1-11)
Apesar da sabedoria e prosperidade que Salomão experimentou durante seu reinado, ele se desviou da Lei de Deus. Ele se casou com muitas mulheres estrangeiras, o que o levou a adorar seus deuses falsos. Seu coração se tornou impuro e ele não mais seguiu a Deus como seu pai Davi. Deus ficou irado com Salomão e o avisou que seu reino seria dividido.
Deus Castiga Salomão (1 Reis 1:12-13)
Deus não puniu Salomão imediatamente, mas dividiu seu reino após sua morte. No entanto, Ele poupou uma tribo para Davi, o pai de Salomão, e por causa de Jerusalém, a cidade santa. Mesmo em punição, Deus mostrou misericórdia e preservou a linhagem de Davi.
Adversários se Levantam Contra Salomão (1 Reis 1:14-25)
Deus levantou adversários contra Salomão para puni-lo ainda mais. Hadade, o edomeu, e Rezom, filho de Eliada, tornaram-se inimigos de Israel. Eles causaram problemas a Salomão durante toda a sua vida, além do mal que Hadade havia feito durante o reinado de Davi. A desobediência de Salomão a Deus trouxe consequências negativas para seu reino e para sua própria vida.
Jeroboão, o Futuro Rei de Israel (1 Reis 1:26-40)
Jeroboão, um homem poderoso e trabalhador, também se tornou um adversário de Salomão. Ele foi ungido pelo profeta Aías como o futuro rei sobre as dez tribos de Israel. Quando Salomão tentou matá-lo, Jeroboão fugiu para o Egito e esperou até a morte de Salomão para retornar. As ações de Deus através de Aías e Jeroboão mostraram que mesmo em meio à punição, Ele estava preparando a divisão do reino de Salomão.## Salomão e suas Mulheres Estrangeiras (1 Reis 1:1-4)
Salomão ignorou os avisos de Deus e se casou com mulheres de nações pagãs. Apesar de seu status elevado, suas esposas levaram seu coração à idolatria, pervertendo sua fé e desviando-o do caminho do Senhor. Salomão se tornou um participante ativo de cultos pagãos, erguendo templos e altares a deuses estrangeiros.
A Desobediência de Salomão (1 Reis 1:5-11)
A desobediência de Salomão resultou na ira de Deus. Ele não seguiu a aliança do Senhor nem guardou Seus estatutos. Deus ameaçou tirar o reino de Salomão e dá-lo a seu servo. Apesar da graça de Deus em poupar Salomão durante sua vida por causa do amor por Davi, o castigo viria após sua morte.
Adversários de Salomão (1 Reis 1:14-25)
Deus levantou adversários contra Salomão como uma consequência de sua desobediência. Hadade, o edomeu, e Rezom, filho de Eliada, se tornaram ameaças ao seu governo. Esses adversários causaram problemas significativos a Israel durante o reinado de Salomão.
Jeroboão e a Profecia (1 Reis 1:26-39)
Jeroboão, outro adversário, também se rebelou contra Salomão. O profeta Aías previu que Deus dividiria o reino de Salomão, dando dez tribos a Jeroboão após a morte de Salomão. No entanto, uma tribo permaneceria sob o domínio da linhagem de Davi em Jerusalém por causa da aliança de Deus com Davi.## As Consequências da Idolatria de Salomão (1 Reis 1:1-43)
Salomão, apesar de sua sabedoria, tomou uma série de decisões questionáveis que resultaram em sérias consequências. Ele se casou com muitas mulheres estrangeiras, incluindo moabitas, amonitas e sidônias (v. 1). Deus havia alertado os israelitas contra tais uniões, pois elas poderiam levar à idolatria (v. 2).
As esposas estrangeiras de Salomão o influenciaram a adorar deuses pagãos, como Astarote e Milcom (vv. 5-7). Com o passar do tempo, o coração de Salomão se desviou do Senhor (v. 4). Sua idolatria levou Deus a se enfurecer com ele e anunciar que o reino seria tirado de sua mão (vv. 9-11).
Como resultado das ações de Salomão, Deus levantou adversários contra ele: Hadade, o edomeu, e Rezom, filho de Eliada (vv. 14-25). Além disso, Jeroboão, filho de Nebate, um servo de Salomão, também se rebelou e foi profetizado que receberia dez tribos do reino (vv. 26-39).
A idolatria de Salomão teve consequências devastadoras. Trouxe divisão ao reino, enfraqueceu o povo e levou à sua eventual queda. As ações de Salomão servem como um lembrete de que devemos permanecer fiéis ao Senhor e evitar influências que possam nos desviar do Seu caminho.