(1 Coríntios 15:20) (1 Samuel 2:29) (Romanos 8:18) (1 Coríntios 16:15) (Romanos 16:5) (Números…

20 Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, e foi feito as primícias dos que dormem.

35 Que também traríamos as primícias da nossa terra, e as primícias de todos os frutos de todas as árvores, de ano em ano, à casa do Senhor.

23 Mas cada um por sua ordem: Cristo as primícias, depois os que são de Cristo, na sua vinda.

22 Também guardarás a festa das semanas, que é a festa das primícias da sega do trigo, e a festa da colheita no fim do ano.

18 Segundo a sua vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como primícias das suas criaturas.

15 Agora vos rogo, irmãos (sabeis que a família de Estéfanas é as primícias da Acaia, e que se tem dedicado ao ministério dos santos),

5 Saudai também a igreja que está em sua casa. Saudai a Epêneto, meu amado, que é as primícias da Acáia em Cristo.

12 Todo o melhor do azeite, e todo o melhor do mosto e do grão, as suas primícias que derem ao Senhor, as tenho dado a ti.

23 E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo.

3 Então Israel era santidade para o Senhor, e as primícias da sua novidade; todos os que o devoravam eram tidos por culpados; o mal vinha sobre eles, diz o Senhor.

42 E um homem veio de Baal-Salisa, e trouxe ao homem de Deus pães das primícias, vinte pães de cevada, e espigas verdes na sua palha, e disse: Dá ao povo, para que coma.

5 E, depois que se divulgou esta ordem, os filhos de Israel trouxeram muitas primícias de trigo, mosto, azeite, mel, e de todo o produto do campo; também os dízimos de tudo trouxeram em abundância.

10 E eis que agora eu trouxe as primícias dos frutos da terra que tu, ó Senhor, me deste. Então as porás perante o Senhor teu Deus, e te inclinarás perante o Senhor teu Deus,

10 Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Quando houverdes entrado na terra, que vos hei de dar, e fizerdes a sua colheita, então trareis um molho das primícias da vossa sega ao sacerdote;

30 E as primícias de todos os primeiros frutos de tudo, e toda a oblação de tudo, de todas as vossas oblações, serão dos sacerdotes; também as primeiras das vossas massas dareis ao sacerdote, para que faça repousar a bênção sobre a tua casa.

7 Porque os que dormem, dormem de noite, e os que se embebedam, embebedam-se de noite.

2 Então tomarás das primícias de todos os frutos do solo, que recolheres da terra, que te dá o Senhor teu Deus, e as porás num cesto, e irás ao lugar que escolher o Senhor teu Deus, para ali fazer habitar o seu nome.

4 Estes são os que não estão contaminados com mulheres; porque são virgens. Estes são os que seguem o Cordeiro para onde quer que vá. Estes são os que dentre os homens foram comprados como primícias para Deus e para o Cordeiro.

37 E que as primícias da nossa massa, as nossas ofertas alçadas, o fruto de toda a árvore, o mosto e o azeite, traríamos aos sacerdotes, às câmaras da casa do nosso Deus; e os dízimos da nossa terra aos levitas; e que os levitas receberiam os dízimos em todas as cidades, da nossa lavoura.

4 Dar-lhe-ás as primícias do teu grão, do teu mosto e do teu azeite, e as primícias da tosquia das tuas ovelhas.

44 Também no mesmo dia se nomearam homens sobre as câmaras, dos tesouros, das ofertas alçadas, das primícias, dos dízimos, para ajuntarem nelas, dos campos das cidades, as partes da lei para os sacerdotes e para os levitas; porque Judá estava alegre por causa dos sacerdotes e dos levitas que assistiam ali.

18 E também os que dormiram em Cristo estão perdidos.

51 E feriu a todo primogênito no Egito, primícias da sua força nas tendas de Cão.

21 Das primícias das vossas massas dareis ao Senhor oferta alçada nas vossas gerações.

36 Para que, vindo de improviso, não vos ache dormindo.

36 Feriu também a todos os primogênitos da sua terra, as primícias de todas as suas forças.

16 E, se as primícias são santas, também a massa o é; se a raiz é santa, também os ramos o são.

14 E, se fizeres ao Senhor oferta de alimentos das primícias, oferecerás como oferta de alimentos das tuas primícias de espigas verdes, tostadas ao fogo; isto é, do grão trilhado de espigas verdes cheias.

4 Eis que não tosquenejará nem dormirá o guarda de Israel.

23 Desperta, por que dormes, Senhor? Acorda, não nos rejeites para sempre.

8 E, antes que eles dormissem, ela subiu a eles no eirado;

29 As tuas primícias, e os teus licores não retardarás; o primogênito de teus filhos me darás.

12 Deles oferecereis ao Senhor por oferta das primícias; porém sobre o altar não subirão por cheiro suave.

14 E não venderão disto, nem trocarão, nem transferirão as primícias da terra, porque é santidade ao Senhor.

52 E abriram-se os sepulcros, e muitos corpos de santos que dormiam foram ressuscitados;

31 Como também para com as ofertas de lenha em tempos determinados, e para com as primícias; lembra-te de mim, Deus meu, para bem.

20 Das primícias da vossa massa oferecereis um bolo em oferta alçada; como a oferta da eira, assim o oferecereis.

5 O que ajunta no verão é filho ajuizado, mas o que dorme na sega é filho que envergonha.

46 E disse-lhes: Por que estais dormindo? Levantai-vos, e orai, para que não entreis em tentação.

22 Este edificou a Elate, e a restituiu a Judá, depois que o rei dormiu com seus pais.

30 Por causa disto há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que dormem.

2 Este edificou a Elote, e a restituiu a Judá, depois que o rei dormiu com seus pais.

17 Das vossas habitações trareis dois pães de movimento; de duas dízimas de farinha serão, levedados se cozerão; primícias são ao Senhor.

20 Então o sacerdote os moverá com o pão das primícias por oferta movida perante o Senhor, com os dois cordeiros; santos serão ao Senhor para uso do sacerdote.

19 As primícias dos primeiros frutos da tua terra trarás à casa do Senhor teu Deus; não cozerás o cabrito no leite de sua mãe.

26 As primícias dos primeiros frutos da tua terra trarás à casa do Senhor teu Deus; não cozerás o cabrito no leite de sua mãe.

2 E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno.

39 E, entrando, disse-lhes: Por que vos alvoroçais e chorais? A menina não está morta, mas dorme.

65 Então o Senhor despertou, como quem acaba de dormir, como um valente que se alegra com o vinho.

24 Disse-lhes: Retirai-vos, que a menina não está morta, mas dorme. E riam-se dele.

14 Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá.

9 E a tua boca como o bom vinho para o meu amado, que se bebe suavemente, e faz com que falem os lábios dos que dormem.

14 Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele.

26 Semelhantemente, tereis santa convocação no dia das primícias, quando oferecerdes oferta nova de alimentos ao Senhor, segundo as vossas semanas; nenhum trabalho servil fareis.

15 Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem.

47 Também o que se deitar a dormir em tal casa, lavará as suas roupas; e o que comer em tal casa lavará as suas roupas.

5 Os que são ousados de coração são despojados; dormiram o seu sono; e nenhum dos homens de força achou as próprias mãos.

38 E ele estava na popa, dormindo sobre uma almofada, e despertaram-no, dizendo-lhe: Mestre, não se te dá que pereçamos?

4 Ai dos que dormem em camas de marfim, e se estendem sobre os seus leitos, e comem os cordeiros do rebanho, e os bezerros do meio do curral;

5 Depois dormiu e sonhou outra vez, e eis que brotavam de um mesmo pé sete espigas cheias e boas.

5 E deitou-se, e dormiu debaixo do zimbro; e eis que então um anjo o tocou, e lhe disse: Levanta-te, come.

40 E, voltando, achou-os outra vez dormindo, porque os seus olhos estavam pesados, e não sabiam o que responder-lhe.

24 E eis que no mar se levantou uma tempestade, tão grande que o barco era coberto pelas ondas; ele, porém, estava dormindo.

20 Também como é a terra, se fértil ou estéril; se nela há árvores, ou não; e esforçai-vos, e tomai do fruto da terra. E eram aqueles dias os dias das primícias das uvas.

13 Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança.

20 E foram os dias que Jeroboão reinou vinte e dois anos; e dormiu com seus pais; e Nadabe, seu filho, reinou em seu lugar.

21 De outro modo sucederá que, quando o rei meu senhor dormir com seus pais, eu e Salomão meu filho seremos os culpados.

4 E dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? porque desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação.

23 E dormiu Uzias com seus pais, e o sepultaram com eles no campo do sepulcro que era dos reis; porque disseram: Leproso é. E Jotão, seu filho, reinou em seu lugar.

45 Então chegou junto dos seus discípulos, e disse-lhes: Dormi agora, e repousai; eis que é chegada a hora, e o Filho do homem será entregue nas mãos dos pecadores.

41 E voltou terceira vez, e disse-lhes: Dormi agora, e descansai. Basta; é chegada a hora. Eis que o Filho do homem vai ser entregue nas mãos dos pecadores.

12 E disse um dos servos: Não, ó rei meu senhor; mas o profeta Eliseu, que está em Israel, faz saber ao rei de Israel as palavras que tu falas no teu quarto de dormir.

16 E disse o Senhor a Moisés: Eis que dormirás com teus pais; e este povo se levantará, e prostituir-se-á indo após os deuses estranhos na terra, para cujo meio vai, e me deixará, e anulará a minha aliança que tenho feito com ele.

40 Porque no meu santo monte, no monte alto de Israel, diz o Senhor DEUS, ali me servirá toda a casa de Israel, toda ela naquela terra; ali me deleitarei neles, e ali requererei as vossas ofertas alçadas, e as primícias das vossas oblações, com todas as vossas coisas santas;

7 Foram, pois, Davi e Abisai de noite ao povo, e eis que Saul estava deitado dormindo dentro do lugar dos carros, e a sua lança estava fincada na terra à sua cabeceira; e Abner e o povo deitavam-se ao redor dele.

27 E sucedeu que ao meio-dia Elias zombava deles e dizia: Clamai em altas vozes, porque ele é um deus; pode ser que esteja falando, ou que tenha alguma coisa que fazer, ou que intente alguma viagem; talvez esteja dormindo, e despertará.

12 Tomou, pois, Davi a lança e a bilha de água, da cabeceira de Saul, e foram-se; e ninguém houve que o visse, nem que o advertisse, nem que acordasse; porque todos estavam dormindo, porque da parte do Senhor havia caído sobre eles um profundo sono.

5 Então temeram os marinheiros, e clamavam cada um ao seu deus, e lançaram ao mar as cargas, que estavam no navio, para o aliviarem do seu peso; Jonas, porém, desceu ao porão do navio, e, tendo-se deitado, dormia um profundo sono.

3 Mas o pobre não tinha coisa nenhuma, senão uma pequena cordeira que comprara e criara; e ela tinha crescido com ele e com seus filhos; do seu bocado comia, e do seu copo bebia, e dormia em seu regaço, e a tinha como filha.

33 Um pouco a dormir, um pouco a cochilar; outro pouco deitado de mãos cruzadas, para dormir,

37 E, chegando, achou-os dormindo; e disse a Pedro: Simão, dormes? não podes vigiar uma hora?

2 Eu dormia, mas o meu coração velava; e eis a voz do meu amado que está batendo: abre-me, minha irmã, meu amor, pomba minha, imaculada minha, porque a minha cabeça está cheia de orvalho, os meus cabelos das gotas da noite.

45 E, levantando-se da oração, veio para os seus discípulos, e achou-os dormindo de tristeza.

10 E Davi dormiu com seus pais, e foi sepultado na cidade de Davi.

13 Dizendo: Dizei: Vieram de noite os seus discípulos e, dormindo nós, o furtaram.

12 Disseram, pois, os seus discípulos: Senhor, se dorme, estará salvo.

5 Eu me deitei e dormi; acordei, porque o Senhor me sustentou.

21 E Ezequias dormiu com seus pais; e Manassés, seu filho, reinou em seu lugar.

13 Porque já agora jazeria e repousaria; dormiria, e então haveria repouso para mim.

6 E Jeoiaquim dormiu com seus pais; e Joaquim, seu filho, reinou em seu lugar.

22 E Menaém dormiu com seus pais; e Pecaías, seu filho, reinou em seu lugar.

13 E Asa dormiu com seus pais; e morreu no ano quarenta e um do seu reinado.

11 Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só, como se aquentará?

40 Assim dormiu Acabe com seus pais; e Acazias, seu filho, reinou em seu lugar.

10 Um pouco a dormir, um pouco a tosquenejar; um pouco a repousar de braços cruzados;

25 Mas, dormindo os homens, veio o seu inimigo, e semeou joio no meio do trigo, e retirou-se.

27 E dormisse, e se levantasse de noite ou de dia, e a semente brotasse e crescesse, não sabendo ele como.

52 E todos choravam, e a pranteavam; e ele disse: Não choreis; não está morta, mas dorme.

9 E Jeoacaz dormiu com seus pais, e o sepultaram em Samaria; e Jeoás, seu filho, reinou em seu lugar.

29 E Jeroboão dormiu com seus pais, com os reis de Israel; e Zacarias, seu filho, reinou em seu lugar.

1 Coríntios 15:20 (1 Samuel 2:29)

Cristo Ressurreto, Primícias dos que Dormem

Cristo, as Primícias: Cristo ressuscitou como o primeiro entre os que morreram (v. 20). Assim como os sacerdotes recebiam as primícias da colheita, representando a plenitude da safra, a ressurreição de Cristo representa a garantia da ressurreição de todos os que creem nele (1 Sam. 2:29).

Privilégio dos que São de Cristo: A ressurreição de Cristo é um privilégio reservado aos que lhe pertencem (v. 23). Assim como o sacerdote é separado para Deus, os cristãos são separados para Cristo e participarão de sua glória final.

Romanos 8:18 (1 Coríntios 16:15)

Sofrimentos Presentes e Glória Futura

Comparação com os Sofrimentos: Os sofrimentos atuais que os crentes enfrentam são leves e momentâneos em comparação com a glória que os aguarda no céu (v. 18). Assim como as primícias ofereciam um gostinho da colheita abundante, os sofrimentos presentes preparam os crentes para a alegria eterna.

Privilégio da Família de Deus: A família de Estéfanas é descrita como as primícias da Acaia (1 Cor. 16:15). Isso destaca o privilégio concedido aos primeiros convertidos em trazer outros para Cristo. Assim como as primícias representavam a dedicação do povo a Deus, os primeiros cristãos eram exemplos de fé e serviço.## Primogênitos e Primícias (Êxodo 13:15)

Os primogênitos eram considerados sagrados e pertenciam ao Senhor. Como primícias da colheita, deveriam ser oferecidos ao Senhor no tabernáculo (Êxodo 13:2, 15). Isso simbolizava a dedicação do primeiro e melhor dos frutos a Deus em reconhecimento à sua bênção e provisão. O sacrifício dos primogênitos egípcios (Êxodo 12:29) também demonstrava o poder de Deus sobre seus inimigos e o seu resgate do povo de Israel.

As Primícias dos Salvos (1 Coríntios 15:20)

Cristo ressuscitou como as primícias dos que dormem. Assim como uma colheita é precedida por uma amostra das primícias, a ressurreição de Cristo é um sinal da ressurreição final de todos os salvos (1 Coríntios 15:23). Ele é “o primeiro dentre os que dormem” (1 Coríntios 15:20), garantindo nossa própria ressurreição (1 Coríntios 15:21-22).

O Fruto das Primícias (Romanos 8:23)

Os crentes são chamados “primícias do Espírito” (Romanos 8:23), indicando que eles têm um adiantamento da herança celestial que os aguarda. Como as primícias prometem uma colheita abundante, o Espírito Santo testifica dentro de nós de nossa filiação como filhos de Deus (Romanos 8:16). Ele também nos guia, intercede por nós e nos transforma à imagem de Cristo (Romanos 8:14, 26-29).## Primícias e Ressurreição

20 Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, e foi feito as primícias dos que dormem. (1 Coríntios 15:20)

Versículo-chave: Cristo, como o “primícias”, simboliza o primeiro fruto da ressurreição, preparando o caminho para a ressurreição dos que creem nele.

Os Primogênitos do Senhor

3 Então Israel era santidade para o Senhor, e as primícias da sua novidade; todos os que o devoravam eram tidos por culpados; o mal vinha sobre eles, diz o Senhor. (1 Samuel 2:29)

Versículo-chave: Israel, como o “primogênito” do Senhor, era sagrado e protegido por Deus. Qualquer um que tentasse prejudicar ou explorar Israel enfrentaria as consequências divinas.

Os Frutos Primeiros da Criação

18 Segundo a sua vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como primícias das suas criaturas. (Romanos 8:18)

Versículo-chave: Os crentes são “primícias” da criação de Deus, refletindo sua santidade e graça. Eles são um testemunho do amor e propósito de Deus para toda a humanidade.

O Ministério dos Primogênitos

15 Agora vos rogo, irmãos (sabeis que a família de Estéfanas é as primícias da Acaia, e que se tem dedicado ao ministério dos santos), (1 Coríntios 16:15)

Versículo-chave: Estéfanas e sua família, como “primícias” da Acaia, exemplificaram o ministério abnegado e o serviço aos irmãos na fé. Eles eram um modelo para todos os crentes seguirem.

Escrito por

Olá! Eu sou a Inteligência Artificial do Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo