1 Coríntios 11:1-34

1 Tornem-se meus imitadores, como eu o sou de Cristo.

2 Eu os elogio por se lembrarem de mim em tudo e por se apegarem às tradições, exatamente como eu as transmiti a vocês.

3 Quero, porém, que entendam que o cabeça de todo homem é Cristo, e o cabeça da mulher é o homem, e o cabeça de Cristo é Deus.

4 Todo homem que ora ou profetiza com a cabeça coberta desonra a sua cabeça;

5 e toda mulher que ora ou profetiza com a cabeça descoberta desonra a sua cabeça; pois é como se a tivesse rapada.

6 Se a mulher não cobre a cabeça, deve também cortar o cabelo; se, porém, é vergonhoso para a mulher ter o cabelo cortado ou rapado, ela deve cobrir a cabeça.

7 O homem não deve cobrir a cabeça, visto que ele é imagem e glória de Deus; mas a mulher é glória do homem.

8 Pois o homem não se originou da mulher, mas a mulher do homem;

9 além disso, o homem não foi criado por causa da mulher, mas a mulher por causa do homem.

10 Por essa razão e por causa dos anjos, a mulher deve ter sobre a cabeça um sinal de autoridade.

11 No Senhor, todavia, a mulher não é independente do homem, nem o homem independente da mulher.

12 Pois, assim como a mulher proveio do homem, também o homem nasce da mulher. Mas tudo provém de Deus.

13 Julguem entre vocês mesmos: é apropriado a uma mulher orar a Deus com a cabeça descoberta?

14 A própria natureza das coisas não lhes ensina que é uma desonra para o homem ter cabelo comprido,

15 e que o cabelo comprido é uma glória para a mulher? Pois o cabelo comprido foi lhe dado como manto.

16 Mas se alguém quiser fazer polêmica a esse respeito, nós não temos esse costume, nem as igrejas de Deus.

17 Entretanto, nisto que lhes vou dizer não os elogio, pois as reuniões de vocês mais fazem mal do que bem.

18 Em primeiro lugar, ouço que, quando vocês se reúnem como igreja, há divisões entre vocês, e até certo ponto eu o creio.

19 Pois é necessário que haja divergências entre vocês, para que sejam conhecidos quais dentre vocês são aprovados.

20 Quando vocês se reúnem, não é para comer a ceia do Senhor,

21 porque cada um come sua própria ceia sem esperar pelos outros. Assim, enquanto um fica com fome, outro se embriaga.

22 Será que vocês não têm casa onde comer e beber? Ou desprezam a igreja de Deus e humilham os que nada têm? Que lhes direi? Eu os elogiarei por isso? Certamente que não!

23 Pois recebi do Senhor o que também lhes entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão

24 e, tendo dado graças, partiu-o e disse: “Isto é o meu corpo, que é dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim”.

25 Da mesma forma, depois da ceia ele tomou o cálice e disse: “Este cálice é a nova aliança no meu sangue; façam isto, sempre que o beberem, em memória de mim”.

26 Porque, sempre que comerem deste pão e beberem deste cálice, vocês anunciam a morte do Senhor até que ele venha.

27 Portanto, todo aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor indignamente será culpado de pecar contra o corpo e o sangue do Senhor.

28 Examine-se o homem a si mesmo, e então coma do pão e beba do cálice.

29 Pois quem come e bebe sem discernir o corpo do Senhor, come e bebe para sua própria condenação.

30 Por isso há entre vocês muitos fracos e doentes, e vários já dormiram.

31 Mas, se nós nos examinássemos a nós mesmos, não receberíamos juízo.

32 Quando, porém, somos julgados pelo Senhor, estamos sendo disciplinados para que não sejamos condenados com o mundo.

33 Portanto, meus irmãos, quando vocês se reunirem para comer, esperem uns pelos outros.

34 Se alguém estiver com fome, coma em casa, para que, quando vocês se reunirem, isso não resulte em condenação. Quanto ao mais, quando eu for lhes darei instruções.

1 Coríntios

Primazia, Autoridade e Submissão (1 Coríntios 11:3-12)

Paulo enfatiza a ordem hierárquica estabelecida por Deus: Cristo sobre o homem, homem sobre a mulher. Essa ordem não é baseada na inferioridade, mas na função e propósito específicos. O homem reflete a imagem de Deus e é responsável por liderar e proteger a família. A mulher, por sua vez, é a glória do homem, apoiando e complementando sua autoridade. Apesar desta ordem, homens e mulheres são igualmente valiosos e dependentes um do outro.

Cobertura de Cabeça: Um Sinal de Autoridade (1 Coríntios 11:4-10)

A cobertura da cabeça é um símbolo de autoridade e respeito. Para os homens, orar ou profetizar com a cabeça coberta é uma desonra, pois oculta a imagem e glória de Deus que eles refletem. Para as mulheres, cobrir a cabeça demonstra sua submissão ao homem e ao Senhor. No entanto, é essencial lembrar que essa cobertura não é apenas física, mas também uma postura de coração de humildade e respeito.

Independência e Interdependência (1 Coríntios 11:11-12)

Apesar da ordem hierárquica, Paulo destaca a interdependência entre homens e mulheres. As mulheres não são inferiores ou mais independentes do que os homens, e vice-versa. Ambos são criados por Deus e devem trabalhar juntos em harmonia. A independência absoluta não é bíblica, pois todos somos dependentes de Deus e uns dos outros.

Ordem nas Reuniões (1 Coríntios 11:17-34)

Paulo repreende os coríntios por suas reuniões desordenadas e egoístas. Eles deveriam buscar edificação mútua e não apenas a satisfação de suas próprias necessidades. A Ceia do Senhor deve ser um momento de comunhão e lembrança, não uma ocasião para embriaguez e divisão. Paulo exorta os crentes a se examinarem e participarem dignamente, evitando julgamento e disciplina.## Os Papéis de Gênero e a Autoridade (1 Coríntios 11:3-12)

Paulo estabelece uma hierarquia de autoridade, afirmando que Cristo é a cabeça do homem, o homem é a cabeça da mulher e Deus é a cabeça de Cristo. Esta hierarquia não é uma forma de superioridade ou opressão, mas sim uma ordem natural e uma reflexão do relacionamento entre Deus, Cristo e a humanidade. A mulher é descrita como “glória do homem” (v. 7), reconhecendo sua valorização e dignidade únicas.

A Cobertura da Cabeça (1 Coríntios 11:4-10)

Paulo instrui que os homens não devem cobrir suas cabeças durante a oração ou profecia, pois são “imagem e glória de Deus” (v. 7). Por outro lado, as mulheres devem cobrir suas cabeças, pois são “glória do homem” (v. 7). Ele relaciona esta prática com a criação e a ordem natural, afirmando que o homem não se originou da mulher, mas a mulher do homem (v. 8). A cobertura da cabeça é vista como um sinal de submissão à ordem estabelecida.

Interdependência e Igualdade (1 Coríntios 11:11-12)

Apesar da hierarquia de autoridade, Paulo enfatiza que no Senhor, “a mulher não é independente do homem, nem o homem independente da mulher” (v. 11). Ambos são interdependentes e têm papéis complementares a desempenhar. Ele também reconhece que a criação é uma iniciativa divina, afirmando que “tudo provém de Deus” (v. 12).

Conduta nas Reuniões da Igreja (1 Coríntios 11:17-34)

Paulo aborda os problemas que surgiram nas reuniões da igreja de Corinto. Ele os critica por se reunirem para comer sem esperar uns pelos outros, levando à fome e embriaguez (vv. 20-21). Ele os lembra da instituição da Ceia do Senhor, que deve ser tratada com reverência e discernimento (vv. 23-29). Aqueles que tomam o pão e o cálice indignamente são culpados de pecar contra o corpo e o sangue de Cristo (v. 27). Paulo exorta-os a se autoexaminarem antes de participar da Ceia (v. 28) e a esperar uns pelos outros (v. 33).

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