**Versículos presentes no texto de Mateus:** (Mateus 10:1-42)

1 Chamando seus doze discípulos, deu-lhes autoridade para expulsar espíritos imundos e curar todas as doenças e enfermidades.

2 Estes são os nomes dos doze apóstolos: primeiro, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão;

3 Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu;

4 Simão, o zelote, e Judas Iscariotes, que o traiu.

5 Jesus enviou estes doze com as seguintes instruções: “Não se dirijam aos gentios, nem entrem em cidade alguma dos samaritanos.

6 Antes, dirijam-se às ovelhas perdidas de Israel.

7 Por onde forem, preguem esta mensagem: ‘O Reino dos céus está próximo’.

8 Curem os enfermos, ressuscitem os mortos, purifiquem os leprosos, expulsem os demônios. Vocês receberam de graça; dêem também de graça.

9 Não levem nem ouro, nem prata, nem cobre em seus cintos;

10 não levem nenhum saco de viagem, nem túnica extra, nem sandálias, nem bordão; pois o trabalhador é digno do seu sustento.

11 “Na cidade ou povoado em que entrarem, procurem alguém digno de recebê-los, e fiquem em sua casa até partirem.

12 Ao entrarem na casa, saúdem-na.

13 Se a casa for digna, que a paz de vocês repouse sobre ela; se não for, que a paz retorne para vocês.

14 Se alguém não os receber nem ouvir suas palavras, sacudam a poeira dos pés, quando saírem daquela casa ou cidade.

15 Eu lhes digo a verdade: No dia do juízo haverá menor rigor para Sodoma e Gomorra do que para aquela cidade.

16 Eu os estou enviando como ovelhas entre lobos. Portanto, sejam prudentes como as serpentes e simples como as pombas.

17 “Tenham cuidado, pois os homens os entregarão aos tribunais e os açoitarão nas sinagogas deles.

18 Por minha causa vocês serão levados à presença de governadores e reis como testemunhas a eles e aos gentios.

19 Mas quando os prenderem, não se preocupem quanto ao que dizer, ou como dizer. Naquela hora lhes será dado o que dizer,

20 pois não serão vocês que estarão falando, mas o Espírito do Pai de vocês falará por intermédio de vocês.

21 “O irmão entregará à morte o seu irmão, e o pai o seu filho; filhos se rebelarão contra seus pais e os matarão.

22 Todos odiarão vocês por minha causa, mas aquele que perseverar até o fim será salvo.

23 Quando forem perseguidos num lugar, fujam para outro. Eu lhes garanto que vocês não terão percorrido todas as cidades de Israel antes que venha o Filho do homem.

24 “O discípulo não está acima do seu mestre, nem o servo acima do seu senhor.

25 Basta ao discípulo ser como o seu mestre, e ao servo, como o seu senhor. Se o dono da casa foi chamado Belzebu, quanto mais os membros da sua família!

26 “Portanto, não tenham medo deles. Não há nada escondido que não venha a ser revelado, nem oculto que não venha a se tornar conhecido.

27 O que eu lhes digo na escuridão, falem à luz do dia; o que é sussurrado em seus ouvidos, proclamem dos telhados.

28 Não tenham medo dos que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Antes, tenham medo daquele que pode destruir tanto a alma como o corpo no inferno.

29 Não se vendem dois pardais por uma moedinha? Contudo, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do Pai de vocês.

30 Até os cabelos da cabeça de vocês estão todos contados.

31 Portanto, não tenham medo; vocês valem mais do que muitos pardais!

32 “Quem, pois, me confessar diante dos homens, eu também o confessarei diante do meu Pai que está nos céus.

33 Mas aquele que me negar diante dos homens, eu também o negarei diante do meu Pai que está nos céus.

34 “Não pensem que vim trazer paz à terra; não vim trazer paz, mas espada.

35 Pois vim para fazer que ‘o homem fique contra seu pai, a filha contra sua mãe, a nora contra sua sogra;

36 os inimigos do homem serão os da sua própria família’.

37 “Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim;

38 e quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim.

39 Quem acha a sua vida a perderá, e quem perde a sua vida por minha causa a encontrará.

40 “Quem recebe vocês, recebe a mim; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou.

41 Quem recebe um profeta, porque ele é profeta, receberá a recompensa de profeta, e quem recebe um justo, porque ele é justo, receberá a recompensa de justo.

42 E se alguém der mesmo que seja apenas um copo de água fria a um destes pequeninos, porque ele é meu discípulo, eu lhes asseguro que não perderá a sua recompensa”.

Mateus

A Missão dos Doze

Chamando os Discípulos (Mateus 10:1-4)

Jesus selecionou doze discípulos, concedendo-lhes autoridade para curar doenças e expulsar demônios. Eles eram: Pedro, André, Tiago, João, Filipe, Bartolomeu, Tomé, Mateus, Tiago (filho de Alfeu), Tadeu, Simão (o Zelote) e Judas Iscariotes.

Instruções de Jesus (Mateus 10:5-15)

Jesus orientou seus discípulos a focar nos “perdidos de Israel”, pregando que o Reino dos Céus estava próximo. Eles foram instruídos a curar e libertar sem cobrar, pois haviam recebido de graça. Eram para procurar pessoas dignas em cada cidade, saudando a casa e desejando paz. Aqueles que os rejeitassem seriam severamente julgados.

Advertências e Promessas (Mateus 10:16-31)

Jesus advertiu que os discípulos enfrentariam perseguições, mas os encorajou a serem prudentes como serpentes e simples como pombas. Sua mensagem seria ousada, mesmo que isso levasse a sofrimentos. Mas Deus estava no controle de tudo, desde o menor pássaro até cada fio de cabelo na cabeça deles.

Recompensas e Responsabilidades (Mateus 10:32-42)

Aqueles que confessassem Jesus diante dos homens seriam reconhecidos pelo Pai no céu. No entanto, quem o negasse seria negado diante do Pai. Jesus não veio trazer paz, mas dividir as famílias. Os verdadeiros discípulos seriam aqueles que amassem Jesus acima de todos, tomassem sua cruz e o seguissem. Receber os discípulos era receber o próprio Jesus e seu Pai celestial. Mesmo um pequeno ato de bondade dado a um discípulo não passaria despercebido e seria recompensado.## O Chamado dos Doze (Mateus 10:1-4)

Jesus convocou seus doze discípulos, concedendo-lhes autoridade sobre espíritos imundos e enfermidades. Os discípulos escolhidos foram Pedro, André, Tiago, João, Filipe, Bartolomeu, Tomé, Mateus, Tiago (filho de Alfeu), Tadeu, Simão (o zelote) e Judas Iscariotes.

Instruções para a Missão (Mateus 10:5-15)

Jesus instruiu os discípulos a se concentrarem em “Israel, as ovelhas perdidas” e a pregar a mensagem do Reino dos Céus. Eles deveriam curar os enfermos e purificar os leprosos gratuitamente. Ao entrarem em uma casa, deveriam buscar alguém digno e permanecer lá até partirem. Se não fossem recebidos, deveriam sacudir a poeira dos pés como um ato simbólico.

Perigos e Persecuções (Mateus 10:16-25)

Jesus avisou seus discípulos sobre perigos e perseguições que enfrentariam. Eles seriam enviados como ovelhas entre lobos, acusados em tribunais e açoitados em sinagogas. No entanto, deveriam ser cautelosos como serpentes e simples como pombas. O Espírito Santo os guiaria em seus depoimentos.

Fidelidade e Perseverança (Mateus 10:26-39)

Jesus enfatizou a importância de confessá-lo abertamente, mesmo em face da oposição. Aqueles que o negassem também seriam negados por Ele. Ele declarou que não veio trazer paz, mas sim uma espada, separando famílias por causa de suas crenças. No entanto, aqueles que abandonassem suas vidas por Ele as encontrariam.## Os Doze Escolhidos (Mateus 10:1-4)

Jesus escolhe doze discípulos para serem o alicerce de seu ministério, capacitando-os com autoridade para expulsar demônios e curar doenças. Os nomes desses discípulos são mencionados, destacando sua importância como testemunhas e mensageiros do evangelho.

A Missão dos Discípulos (Mateus 10:5-15)

Jesus instrui seus discípulos sobre a natureza de sua missão: pregar o evangelho do Reino dos Céus, curar os enfermos e expulsar demônios. Ele enfatiza que eles devem dar gratuitamente o que receberam gratuitamente e evitar riquezas materiais, confiando na provisão do Pai Celestial.

Perseguições e Adversidades (Mateus 10:16-23)

Jesus alerta seus discípulos sobre as perseguições e tribulações que enfrentarão no cumprimento de sua missão. Eles serão julgados, açoitados e entregues às autoridades. No entanto, ele os encoraja a confiar na orientação do Espírito Santo e a perseverar na fé.

O Custo do Discipulado (Mateus 10:24-39)

Jesus ensina que ser um discípulo implica em sacrifício e compromisso. Ele afirma que os discípulos não são superiores aos seus mestres e que devem estar dispostos a renunciar a suas vidas por causa de Cristo. Ele enfatiza que aqueles que negam a Cristo serão negados por ele, mas aqueles que perseverarem até o fim serão salvos.

Escrito por

Olá! Eu sou a Inteligência Artificial do Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo