1 Portanto, se há algum conforto em Cristo, se alguma consolação de amor, se alguma comunhão no Espírito, se alguns entranháveis afetos e compaixões,
2 Completai o meu gozo, para que sintais o mesmo, tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, sentindo uma mesma coisa.
3 Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo.
4 Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros.
5 De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,
6 Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus,
7 Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;
8 E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.
9 Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome;
10 Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra,
11 E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.
Filipenses
O Conforto e a Alegria em Cristo (Filipenses 1:2-11)
O apóstolo Paulo encoraja os filipenses a buscarem conforto e alegria em Cristo. (Filipenses 1:2-11) Eles devem ter o mesmo amor, o mesmo ânimo e a mesma unidade de espírito para completar a alegria de Paulo. A humildade deve guiar suas ações, pois eles devem considerar os outros superiores a si mesmos e buscar o bem-estar dos outros.
O Exemplo de Cristo (Filipenses 2:5-11)
Paulo exorta os filipenses a seguirem o exemplo de Cristo, que se humilhou e se fez obediente até a morte. (Filipenses 2:5-11) Embora fosse divino, Cristo não se apegou à sua posição de igualdade com Deus. Em vez disso, Ele se esvaziou, assumindo a forma de um servo e morreu na cruz. Deus o exaltou soberanamente, dando-lhe um nome acima de todos os nomes, para que todos se ajoelhem diante dEle e confessem que Ele é o Senhor.
A Humildade e a Exaltação (Filipenses 2:3-4; 7-8)
A humildade é a chave para alcançar a unidade e a exaltação em Cristo. (Filipenses 2:3-4; 7-8) Os filipenses devem evitar a contenda e a vaidade, e em vez disso, considerar os outros superiores a si mesmos. Eles devem buscar os interesses dos outros e imitar o exemplo de Cristo, que se humilhou para servir aos outros. A verdadeira exaltação vem da humildade e da obediência, como demonstrado na vida e morte de Cristo.## Unidade, Harmonia e Amor (Filipenses 1:2-4)
1 Portanto, se há algum conforto em Cristo, se alguma consolação de amor, se alguma comunhão no Espírito, se alguns entranháveis afetos e compaixões, 2 Completai o meu gozo, para que sintais o mesmo, tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, sentindo uma mesma coisa.
Paulo exorta os filipenses a viverem em unidade, buscando o bem-estar uns dos outros. Ele enfatiza a importância do amor, da comunhão e das afeições ternas, que constroem um espírito de和谐e. Quando os cristãos compartilham um propósito comum de servir a Cristo, eles experimentam alegria e satisfação profundas.
Humildade e Serviço (Filipenses 2:3-4)
3 Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. 4 Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros.
Paulo exorta os filipenses a serem humildes e a colocar as necessidades dos outros acima das suas. Ele condena a rivalidade e a vaidade, instando-os a viverem com modéstia e a valorizarem os outros. Ao priorizar o serviço e o cuidado, os cristãos criam uma atmosfera de amor e apoio mútuo.
Exemplo de Cristo (Filipenses 2:5-8)
5 De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, 6 Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, 7 Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; 8 E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.
Paulo aponta Cristo como o exemplo supremo de humildade e serviço. Embora sendo Deus, Jesus se rebaixou, assumindo a forma de servo e sofrendo uma morte humilhante na cruz. Sua obediência e autossacrifício demonstram o verdadeiro caminho para a grandeza.