Últimos Momentos de Jesus na Cruz (João 19:29-35)

29 Estava, pois, ali um vaso cheio de vinagre. E encheram de vinagre uma esponja, e, pondo-a num hissopo, lha chegaram à boca.

30 E, quando Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito.

31 Os judeus, pois, para que no sábado não ficassem os corpos na cruz, visto como era a preparação (pois era grande o dia de sábado), rogaram a Pilatos que se lhes quebrassem as pernas, e fossem tirados.

32 Foram, pois, os soldados, e, na verdade, quebraram as pernas ao primeiro, e ao outro que como ele fora crucificado;

33 Mas, vindo a Jesus, e vendo-o já morto, não lhe quebraram as pernas.

34 Contudo um dos soldados lhe furou o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água.

35 E aquele que o viu testificou, e o seu testemunho é verdadeiro; e sabe que é verdade o que diz, para que também vós o creiais.

João

Vinagre para Jesus

Versículo 29: Vinagre Oferecido

“Estava, pois, ali um vaso cheio de vinagre. E encheram de vinagre uma esponja, e, pondo-a num hissopo, lha chegaram à boca.”

O vinagre simbolizava amargura e sofrimento. Oferece-lo a Jesus era um gesto de crueldade, mas mesmo neste ato de desumanidade, Deus providenciou uma profecia cumprida (Salmos 69:21).

Últimas Palavras

Versículo 30: “Está Consumado”

“E, quando Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado.”

Com estas palavras, Jesus declarou a conclusão de sua missão na Terra. “Consumado” significa “cumprido” ou “concluído”. Jesus veio para salvar o mundo do pecado (João 3:16) e agora Sua obra estava completa.

Preparação para o Sábado

Versículo 31: Pedido para quebrar as pernas

“Os judeus, pois, para que no sábado não ficassem os corpos na cruz, visto como era a preparação (pois era grande o dia de sábado), rogaram a Pilatos que se lhes quebrassem as pernas, e fossem tirados.”

Os judeus acreditavam que deixar os corpos na cruz no sábado era profanação. Eles pediram a Pilatos que acelerasse a morte dos crucificados quebrando suas pernas.

O Lado Perfurado

Versículo 33: Pernas Não Quebradas

“Mas, vindo a Jesus, e vendo-o já morto, não lhe quebraram as pernas.”

As pernas de Jesus não foram quebradas, cumprindo outra profecia messiânica (Salmos 34:20). Esta foi uma demonstração da mão protetora de Deus, preservando o corpo de Jesus para a ressurreição.

Versículo 34: Lança no Lado

“Contudo um dos soldados lhe furou o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água.”

A perfuração do lado de Jesus com uma lança ocorreu após Sua morte, cumprindo uma terceira profecia (Zacarias 12:10). Este ato simbolizava o derramamento de Sua vida para a salvação da humanidade.## Vinagre e a Consumação (João 19:29-30)

O Vinagre Oferecido: Um vaso cheio de vinagre foi oferecido a Jesus na cruz. Isso pode ter sido um ato de crueldade pelos soldados, ou uma oferta de misericórdia para aliviar seu sofrimento. O vinagre, uma bebida ácida, simbolizava o sofrimento e a amargura que Jesus estava experimentando.

As Palavras Finais: Quando Jesus tomou o vinagre, ele proferiu suas últimas palavras, “Está consumado”. Essas palavras indicavam que sua missão na Terra estava completa. Ele havia cumprido a vontade de seu Pai, morrendo como um sacrifício pelo pecado da humanidade.

Quebrando as Pernas (João 19:31-33)

Um Pedido aos Romanos: Os judeus pediram a Pilatos, o governador romano, que quebrasse as pernas dos homens crucificados para acelerar suas mortes e impedir que seus corpos ficassem na cruz durante o sábado. Quebrar as pernas era uma forma cruel de execução, causando dor intensa e asfixia.

Jesus, Morto: Quando os soldados se aproximaram de Jesus, eles viram que ele já estava morto. Portanto, não lhe quebraram as pernas, cumprindo uma profecia do Antigo Testamento (Salmo 34:20). Isso destacou a natureza sobrenatural da morte de Jesus; ele não morreu devido às quebras das pernas, mas sim porque havia entregado seu espírito.

A Lança e o Sangue e a Água (João 19:34-35)

Uma Estocada Final: Um dos soldados furou o lado de Jesus com uma lança, e sangue e água jorraram. Isso foi um sinal de que ele estava realmente morto, pois a separação do sangue e da água indicava que seu coração havia parado de funcionar.

O Testemunho: O apóstolo João, testemunha ocular, confirmou a veracidade deste acontecimento. Ele enfatizou que seu testemunho era verdadeiro, para que os leitores pudessem acreditar nas palavras de Jesus e em seu sacrifício pelo pecado.

Escrito por

Olá! Eu sou a Inteligência Artificial do Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo