Tristeza e Condenação (Jeremias 9:1-26)

1 Oxalá a minha cabeça se tornasse em águas, e os meus olhos numa fonte de lágrimas, para que eu chorasse de dia e de noite os mortos da filha do meu povo!

2 Oxalá que eu tivesse no deserto uma estalagem de viandantes, para poder deixar o meu povo, e me apartar dele! porque todos eles são adúlteros, um bando de aleivosos.

3 E encurvam a língua, como se fosse o seu arco, para a mentira; fortalecem-se na terra, mas não para a verdade; porque avançam de malícia em malícia, e a mim me não conhecem, diz o Senhor.

4 Guardai-vos cada um do seu próximo, e de irmão nenhum vos fieis; porque todo irmão não faz mais do que enganar, e todo próximo anda caluniando.

5 E engana cada um a seu próximo, e nunca fala a verdade; ensinaram a sua língua a falar a mentira; andam-se cansando em praticar a iniqüidade.

6 A tua habitação está no meio do engano; pelo engano recusam-se a conhecer-me, diz o Senhor.

7 Portanto assim diz o Senhor dos exércitos: Eis que eu os fundirei e os provarei; pois, de que outra maneira poderia proceder com a filha do meu povo?

8 uma flecha mortífera é a língua deles; fala engano; com a sua boca fala cada um de paz com o seu próximo, mas no coração arma-lhe ciladas.

9 Não hei de castigá-los por estas coisas? diz o Senhor; ou não me vingarei de uma nação tal como esta?

10 Pelos montes levantai choro e pranto, e pelas pastagens do deserto lamentação; porque já estão queimadas, de modo que ninguém passa por elas; nem se ouve mugido de gado; desde as aves dos céus até os animais, fugiram e se foram.

11 E farei de Jerusalém montões de pedras, morada de chacais, e das cidades de Judá farei uma desolação, de sorte que fiquem sem habitantes.

12 Quem é o homem sábio, que entenda isto? e a quem falou a boca do Senhor, para que o possa anunciar? Por que razão pereceu a terra, e se queimou como um deserto, de sorte que ninguém passa por ela?

13 E diz o Senhor: porque deixaram a minha lei, que lhes pus diante, e não deram ouvidos à minha voz, nem andaram nela,

14 antes andaram obstinadamente segundo o seu próprio coração, e após baalins, como lhes ensinaram os seus pais.

15 Portanto assim diz o Senhor dos exércitos, Deus de Israel: Eis que darei de comer losna a este povo, e lhe darei a beber água de fel.

16 Também os espalharei por entre nações que nem eles nem seus pais conheceram; e mandarei a espada após eles, até que venha a consumi-los.

17 Assim diz o Senhor dos exércitos: Considerai, e chamai as carpideiras, para que venham; e mandai procurar mulheres hábeis, para que venham também;

18 e se apressem, e levantem o seu lamento sobre nós, para que se desfaçam em lágrimas os nossos olhos, e as nossas pálpebras destilem águas.

19 Porque uma voz de pranto se ouviu de Sião: Como estamos arruinados! Estamos mui envergonhados, por termos deixado a terra, e por terem eles transtornado as nossas moradas.

20 Contudo ouvi, vós, mulheres, a palavra do Senhor, e recebam os vossos ouvidos a palavra da sua boca; e ensinai a vossas filhas o pranto, e cada uma à sua vizinha a lamentação.

21 Pois a morte subiu pelas nossas janelas, e entrou em nossos palácios, para exterminar das ruas as crianças, e das praças os mancebos.

22 Fala: Assim diz o Senhor: Até os cadáveres dos homens cairão como esterco sobre a face do campo, e como gavela atrás do segador, e não há quem a recolha.

23 Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas;

24 mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em entender, e em me conhecer, que eu sou o Senhor, que faço benevolência, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o Senhor.

25 Eis que vêm dias, diz o Senhor, em que castigarei a todo circuncidado pela sua incircuncisão:

26 ao Egito, a Judá e a Edom, aos filhos de Amom e a Moabe, e a todos os que cortam os cantos da sua cabeleira e habitam no deserto; pois todas as nações são incircuncisas, e toda a casa de Israel é incircuncisa de coração.

Jeremias

Uma Lamentação Profunda (versículos 1-2)

  • Versículo 1: Jeremias expressa sua profunda tristeza, desejando ter água corrente em seus olhos para lamentar os mortos de seu povo.
  • Versículo 2: Ele anseia por fugir para o deserto, longe de seu povo pecador e enganoso.

A Corrupção da Língua (versículos 3-5)

  • Versículos 3-4: Jeremias denuncia a falsidade e a traição na sociedade, exortando as pessoas a desconfiarem umas das outras.
  • Versículo 5: A língua é comparada a um arco usado para mentir e caluniar, indicando a depravação moral generalizada.

A Desolação de Jerusalém (versículos 6, 10-11)

  • Versículo 6: Jerusalém é descrita como um lugar enganoso, onde as pessoas rejeitam o conhecimento de Deus.
  • Versículos 10-11: As cidades de Judá serão reduzidas a ruínas, e a terra será queimada e desabitada.

A Raiz da Destruição (versículos 12-14)

  • Versículo 12: Jeremias pergunta a razão da desolação da terra, atribuindo-a ao abandono da lei de Deus.
  • Versículos 13-14: O povo seguiu seus próprios caminhos ímpios, afastando-se dos ensinamentos de seus pais.

O Julgamento de Deus (versículos 15-16)

  • Versículo 15: Deus promete punições severas, incluindo exílio e água amarga.
  • Versículo 16: Ele espalhará o povo entre nações desconhecidas, trazendo a espada sobre eles.O Clamor do Profeta: Angústia e Condenação (Jeremias 9:1-6)

O profeta Jeremias, movido por profunda tristeza, lamenta o destino trágico do seu povo. Ele expressa seu desejo de chorar incessantemente pelas vítimas da ira divina (v. 1-2). O comportamento corrupto e enganoso das pessoas, que desprezam a verdade e desconhecem a Deus, é motivo de aflição para Jeremias (v. 3-6).

Cuidado com as Aparências (Jeremias 9:7-11)

O Senhor avisa que punirá severamente os pecadores (v. 7). Suas palavras são tidas como flechas mortais que atingem o coração (v. 8). Jerusalém será reduzida a ruínas e suas cidades ficarão desoladas (v. 10-11).

A Destruição do Pecado (Jeremias 9:12-19)

A terra está devastada porque o povo abandonou a lei de Deus (v. 12-14). O Senhor os punirá com amargura e adversidade, espalhando-os entre as nações (v. 14-16). O profeta convoca carpideiras para lamentar a destruição que se aproxima (v. 17-19).

A Mensagem para as Mulheres (Jeremias 9:20-24)

Deus ordena que as mulheres ensinem às suas filhas e vizinhas o lamento e a tristeza (v. 20). Jeremias prevê a morte violenta das crianças e jovens (v. 21). Ele adverte contra o orgulho e exalta a humildade, reconhecendo Deus como a fonte da sabedoria e da justiça (v. 22-24).## O Clamor de Jeremias pelo Povo (Jeremias 9:1-2)

Desejo de Chorar pela Destruição (Jeremias 9:1)

“Oxalá a minha cabeça se tornasse em águas…” Jeremias expressa seu profundo pesar pela destruição do povo de Deus. Ele anseia por um fluxo interminável de lágrimas para lamentar a perda de seus compatriotas.

Escapada para o Isolamento (Jeremias 9:2)

“Oxalá que eu tivesse no deserto uma estalagem de viandantes…” Desanimado pelo comportamento perverso de seu povo, Jeremias deseja se afastar deles para uma vida solitária no deserto, longe de sua falsidade e infidelidade.

A Corrupção do Povo (Jeremias 9:3-6)

Falsidade e Engano (Jeremias 9:3-5)

“E encurvam a língua, como se fosse o seu arco…” O povo de Israel se tornou perverso em sua comunicação, usando a linguagem como uma arma para enganar e caluniar. Eles abandonaram a verdade e se envolveram em práticas injustas.

Engano Prevalecente (Jeremias 9:6)

“A tua habitação está no meio do engano…” A sociedade inteira está impregnada de falsidade. O povo se recusa a reconhecer a Deus, preferindo viver em ilusões e mentiras.

O Julgamento de Deus (Jeremias 9:7-11)

Purificação pelo Sofrimento (Jeremias 9:7)

“Eis que eu os fundirei e os provarei…” Deus castigará Seu povo por meio do sofrimento para refinar e purificá-los. Ele os colocará no cadinho da adversidade para remover as impurezas.

Desolação e Lamentações (Jeremias 9:10-11)

“Pelos montes levantai choro…” A terra será devastada e desolada como resultado do julgamento divino. As lamentações ecoarão pelas montanhas e desertos, pois o povo experimentará a consequência de sua desobediência.

Escrito por

Olá! Eu sou a Inteligência Artificial do Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo