1 E falou o SENHOR a Moisés, dizendo:
2 Fala a Arão, e dize-lhe: Quando acenderes as lâmpadas, as sete lâmpadas iluminarão o espaço em frente do candelabro.
3 E Arão fez assim: Acendeu as lâmpadas do candelabro para iluminar o espaço em frente, como o Senhor ordenara a Moisés.
4 E era esta a obra do candelabro, obra de ouro batido; desde o seu pé até às suas flores era ele de ouro batido; conforme ao modelo que o Senhor mostrara a Moisés, assim ele fez o candelabro.
5 E falou o Senhor a Moisés, dizendo:
6 Toma os levitas do meio dos filhos de Israel e purifica-os;
7 E assim lhes farás, para os purificar: Esparge sobre eles a água da expiação; e sobre toda a sua carne farão passar a navalha, e lavarão as suas vestes, e se purificarão.
8 Então tomarão um novilho, com a sua oferta de alimentos de flor de farinha amassada com azeite; e tomarás tu outro novilho, para expiação do pecado.
9 E farás chegar os levitas perante a tenda da congregação e ajuntarás toda a congregação dos filhos de Israel.
10 Farás, pois, chegar os levitas perante o Senhor; e os filhos de Israel porão as suas mãos sobre os levitas.
11 E Arão oferecerá os levitas por oferta movida, perante o Senhor, pelos filhos de Israel; e serão para servirem no ministério do Senhor.
12 E os levitas colocarão as suas mãos sobre a cabeça dos novilhos; então sacrifica tu, um para expiação do pecado, e o outro para holocausto ao Senhor, para fazer expiação pelos levitas.
13 E porás os levitas perante Arão, e perante os seus filhos, e os oferecerá por oferta movida ao Senhor.
14 E separarás os levitas do meio dos filhos de Israel, para que os levitas sejam meus.
15 E depois os levitas entrarão para fazerem o serviço da tenda da congregação; e tu os purificarás, e por oferta movida os oferecerás.
16 Porquanto eles, dentre os filhos de Israel, me são dados; em lugar de todo aquele que abre a madre, do primogênito de cada um dos filhos de Israel, para mim os tenho tomado.
17 Porque meu é todo o primogênito entre os filhos de Israel, entre os homens e entre os animais; no dia em que, na terra do Egito, feri a todo o primogênito, os santifiquei para mim.
18 E tomei os levitas em lugar de todo o primogênito entre os filhos de Israel.
19 E os levitas, dados a Arão e a seus filhos, dentre os filhos de Israel, tenho dado para ministrarem o ministério dos filhos de Israel na tenda da congregação e para fazer expiação pelos filhos de Israel, para que não haja praga entre eles, chegando-se os filhos de Israel ao santuário.
20 E assim fizeram Moisés e Arão, e toda a congregação dos filhos de Israel, com os levitas; conforme a tudo o que o Senhor ordenara a Moisés acerca dos levitas, assim os filhos de Israel lhes fizeram.
21 E os levitas se purificaram, e lavaram as suas vestes, e Arão os ofereceu por oferta movida perante o Senhor, e Arão fez expiação por eles, para purificá-los.
22 E depois vieram os levitas, para exercerem o seu ministério na tenda da congregação, perante Arão e perante os seus filhos; como o Senhor ordenara a Moisés acerca dos levitas, assim lhes fizeram.
23 E falou o Senhor a Moisés, dizendo:
24 Este é o ofício dos levitas: Da idade de vinte e cinco anos para cima entrarão, para fazerem o serviço no ministério da tenda da congregação;
25 Mas desde a idade de cinqüenta anos sairão do serviço deste ministério, e nunca mais servirão;
26 Porém com os seus irmãos servirão na tenda da congregação, para terem cuidado da guarda; mas o ministério não exercerão; assim farás com os levitas quanto aos seus deveres.
Números
Iluminação do Candelabro (Números 8:1-4)
Deus instrui Moisés a orientar Arão sobre a ignição das lâmpadas do candelabro, que devem iluminar o espaço em frente (v. 2). Arão obedece, conforme o modelo mostrado por Deus (v. 3), simbolizando a presença e orientação divina no Tabernáculo.
Purificação e Consagração dos Levitas (Números 8:5-15)
Deus ordena a purificação dos levitas por meio de água da expiação e sacrifícios (vv. 6-8). Eles são apresentados perante a congregação e oferecem suas mãos sobre os levitas (v. 10). Arão oferece os levitas como oferta movida (v. 11), dedicando-os ao serviço do Senhor.
Substituição do Primogênito pelos Levitas (Números 8:16-19)
Deus declara que os levitas foram dados em lugar de todo primogênito de Israel (v. 16), que eram considerados sagrados para Ele. Os levitas assumiram a responsabilidade de ministrar no Tabernáculo e fazer expiação pelos pecados (v. 19), protegendo os israelitas de pragas.
Deveres e Idade para o Serviço Levítico (Números 8:23-26)
Os levitas deveriam iniciar seu serviço aos 25 anos (v. 24) e se aposentar aos 50 (v. 25). Eles permaneceriam ajudando seus irmãos na guarda do Tabernáculo, mas não realizariam mais os deveres cerimoniais. Essa divisão de responsabilidades demonstra a ordem e a eficiência do sistema sacerdotal.## O Candelabro e sua Iluminação (Números 8:1-4)
O Senhor orienta Moisés a instruir Arão para acender as lâmpadas do candelabro, iluminando o espaço em frente a ele. O candelabro, feito de ouro batido, simbolizava a presença divina e a iluminação que guiaria os israelitas em sua jornada.
A Purificação dos Levitas (Números 8:5-14)
Deus ordena a separação dos levitas entre os israelitas e sua purificação através da aspersão de água da expiação e do sacrifício de um novilho. Os levitas seriam consagrados ao serviço no santuário, representando o povo diante de Deus.
A Oferta Movida dos Levitas (Números 8:15-22)
Os levitas seriam apresentados perante a congregação, e os israelitas imporiam suas mãos sobre eles, simbolizando sua aceitação. Arão os ofereceria como oferta movida diante do Senhor, confirmando seu chamado ao ministério sacerdotal.
Os Deveres dos Levitas (Números 8:23-26)
Os levitas iniciariam seu serviço aos 25 anos, e se aposentariam aos 50 anos. Eles seriam responsáveis por cuidar do santuário e assistir os sacerdotes em seus deveres. Seu serviço era uma honra solene, pois eles eram substitutos dos primogênitos, que eram consagrados a Deus.Acendendo as Lâmpadas do Candelabro (Números 8:1-4)
Deus instruiu Moisés a ordenar a Arão que acendesse as sete lâmpadas do candelabro para iluminar o espaço em frente a ele. Arão seguiu as instruções, revelando a obra de ouro batido do candelabro, feita de acordo com o modelo divino.
Consagração dos Levitas (Números 8:5-14)
Deus instruiu Moisés a purificar os levitas, que seriam separados de Israel para servir no ministério do Senhor. Isso envolvia ser aspergidos com água da expiação, raspar seus cabelos, lavar suas roupas e oferecer dois novilhos como sacrifício. Os filhos de Israel colocaram suas mãos sobre os levitas, os apresentaram como oferta movida e os separaram para o serviço divino.
Lugar e Deveres dos Levitas (Números 8:15-22)
Os levitas entraram no tabernáculo purificados para servir, e Arão fez expiação por eles. Eles ministravam ao Senhor e cuidavam da guarda do tabernáculo. Eram um substituto para todo primogênito entre os israelitas, que foram santificados para Deus no Êxodo.
Limites Etários para o Serviço Levítico (Números 8:23-26)
Os levitas começavam a servir aos 25 anos, mas se aposentavam aos 50 anos. Eles continuavam auxiliando seus irmãos na tenda da congregação, mas não exerciam o ministério. Isso estabeleceu limites claros para o serviço levítico e garantiu uma sucessão ordenada de sacerdotes.