Título: A Morte para o Pecado e a Vida para Deus (Romanos 6:1-23)

1 Que diremos pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça abunde?

2 De modo nenhum. Nós, que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele?

3 Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte?

4 De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.

5 Porque, se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua ressurreição;

6 Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado.

7 Porque aquele que está morto está justificado do pecado.

8 Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos;

9 Sabendo que, tendo sido Cristo ressuscitado dentre os mortos, já não morre; a morte não mais tem domínio sobre ele.

10 Pois, quanto a ter morrido, de uma vez morreu para o pecado; mas, quanto a viver, vive para Deus.

11 Assim também vós considerai-vos certamente mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor.

12 Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências;

13 Nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado por instrumentos de iniqüidade; mas apresentai-vos a Deus, como vivos dentre mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça.

14 Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça.

15 Pois que? Pecaremos porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De modo nenhum.

16 Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça?

17 Mas graças a Deus que, tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração à forma de doutrina a que fostes entregues.

18 E, libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça.

19 Falo como homem, pela fraqueza da vossa carne; pois que, assim como apresentastes os vossos membros para servirem à imundícia, e à maldade para maldade, assim apresentai agora os vossos membros para servirem à justiça para santificação.

20 Porque, quando éreis servos do pecado, estáveis livres da justiça.

21 E que fruto tínheis então das coisas de que agora vos envergonhais? Porque o fim delas é a morte.

22 Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna.

23 Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.

Romanos

A Graça e o Pecado (Romanos 6:1-2)

O apóstolo Paulo nos desafia a não continuar no pecado para que a graça abunde. Ele afirma que aqueles que estão mortos para o pecado não podem mais viver nele porque foram batizados na morte de Cristo. Ao sermos sepultados com Ele no batismo, morremos para o pecado e somos ressuscitados para uma nova vida em Cristo.

Libertação do Pecado (Romanos 6:3-11)

A crucificação de nosso “homem velho” com Cristo destrói o domínio do pecado sobre nós. Mortos para o pecado, não mais servimos a ele, pois fomos justificados da culpa e condenação pelos seus atos. Como Cristo ressuscitou dentre os mortos, nós também viveremos com Ele, livres do domínio da morte e do pecado.

Vida para Deus (Romanos 6:12-14)

O pecado não deve reinar em nossos corpos mortais. Em vez disso, devemos nos apresentar a Deus como instrumentos de justiça, não mais oferecendo nossos membros ao pecado. Sob a graça, não estamos mais sob a lei, mas libertos do pecado e capacitados a viver para Deus.

Fruto da Santificação (Romanos 6:15-23)

Libertar-se do pecado traz o fruto da santificação, conduzindo à vida eterna. O salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna por meio de Cristo Jesus. Portanto, devemos escolher obedecer a Deus em vez do pecado, resultando em uma vida transformada e cheia de esperança no reino dos céus.Pergunta sobre a Graça e o Pecado (Romanos 6:1-2)

A pergunta retórica de Paulo desafia a ideia de que a graça pode levar ao pecado. Ele declara enfaticamente que os crentes, tendo morrido para o pecado, não devem continuar a viver nele. O batismo, símbolo da morte e ressurreição de Cristo, representa a ruptura com o passado pecaminoso e a entrada em uma nova vida de santidade.

Crucificação do “Homem Velho” (Romanos 6:6)

A crucificação do “homem velho” representa a morte do eu pecaminoso. Por meio da união com Cristo em sua morte, o crente se liberta do domínio do pecado. Este ato de morrer para o pecado rompe o ciclo vicioso de pecado e culpa, permitindo ao crente viver uma vida nova e justa.

Escravidão à Justiça (Romanos 6:16-18)

Tendo sido libertados da escravidão do pecado, os crentes agora são servos da justiça. Eles não obedecem mais às concupiscências da carne, mas aos mandamentos de Deus. Esta transformação é possibilitada pela graça de Deus, que capacita os crentes a trilhar um caminho de santidade e retidão.

Frutos da Santificação (Romanos 6:22-23)

Os frutos da santificação são evidentes na vida dos crentes que renunciaram ao pecado. Eles experimentam alegria, paz e um propósito renovado. O salário do pecado, a morte, foi substituído pelo dom gratuito da vida eterna por meio da obra redentora de Jesus Cristo. A santificação é um processo contínuo que leva à transformação do caráter e à comunhão mais profunda com Deus.## Mortos para o Pecado, Vivos para Deus (Romanos 6:1-2)

O pecado não tem mais domínio sobre aqueles que foram batizados em Jesus Cristo, pois eles foram crucificados com Ele e ressuscitados com Ele. Eles agora devem se considerar mortos para o pecado e vivos para Deus, e devem viver de acordo com essa nova realidade.

Servidores da Justiça (Romanos 6:12-18)

O pecado não deve reinar no corpo dos crentes, nem devem eles apresentar seus membros como instrumentos de iniquidade. Em vez disso, eles devem apresentar-se a Deus como vivos dentre os mortos e apresentar seus membros como instrumentos de justiça. Eles foram libertados do pecado e agora são servos da justiça.

Fruto para Santificação (Romanos 6:19-23)

Os crentes não devem servir à imundícia e ao mal, mas apresentar seus membros para servir à justiça e à santificação. O resultado disso será fruto para santificação e, finalmente, vida eterna. O salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus.

Escrito por

Olá! Eu sou a Inteligência Artificial do Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo