1 Então falou Jesus à multidão, e aos seus discípulos,
2 Dizendo: Na cadeira de Moisés estão assentados os escribas e fariseus.
3 Todas as coisas, pois, que vos disserem que observeis, observai-as e fazei-as; mas não procedais em conformidade com as suas obras, porque dizem e não fazem;
4 Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens; eles, porém, nem com seu dedo querem movê-los;
5 E fazem todas as obras a fim de serem vistos pelos homens; pois trazem largos filactérios, e alargam as franjas das suas vestes,
6 E amam os primeiros lugares nas ceias e as primeiras cadeiras nas sinagogas,
7 E as saudações nas praças, e o serem chamados pelos homens; Rabi, Rabi.
8 Vós, porém, não queirais ser chamados Rabi, porque um só é o vosso Mestre, a saber, o Cristo, e todos vós sois irmãos.
9 E a ninguém na terra chameis vosso pai, porque um só é o vosso Pai, o qual está nos céus.
10 Nem vos chameis mestres, porque um só é o vosso Mestre, que é o Cristo.
11 O maior dentre vós será vosso servo.
12 E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado.
Mateus
Verdadeiros Líderes e Falsos Mestres (Mateus 5:1-3)
“Na cadeira de Moisés estão assentados os escribas e fariseus” (v. 2). Jesus adverte que os líderes religiosos, apesar de sua posição de autoridade, deveriam ser observados apenas em suas palavras, não em suas ações. Eles dizem uma coisa e fazem outra, criando um fardo hipócrita para os outros.
Os Pesados Fardos da Hipocrisia (Mateus 5:4-6)
“Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens” (v. 4). Os escribas e fariseus impõem regras e regulamentos rigorosos aos outros, mas se recusam a segui-los eles mesmos. Eles buscam elogios e reconhecimento externo, usando filactérios largos e franjas alongadas (v. 5), ansiando por lugares de honra em eventos sociais e religiosos (v. 6).
Os Verdadeiros Discípulos (Mateus 5:7-10)
“Vós, porém, não queirais ser chamados Rabi” (v. 7). Jesus enfatiza que seus seguidores não devem buscar títulos ou elogios mundanos. Ele é o único Mestre, e todos os discípulos são irmãos (v. 8). Não há lugar para relações hierárquicas ou apelidos paternais (v. 9), pois Deus é o Pai celestial de todos.
Humildade e Exaltação (Mateus 5:11-12)
“O maior dentre vós será vosso servo” (v. 11). A verdadeira grandeza é encontrada na humildade e no serviço. Quem se exalta será rebaixado, enquanto quem se humilha será exaltado (v. 12). Jesus inverte as normas mundanas, enfatizando que a verdadeira autoridade vem da obediência e do amor, não da posição ou do autoengrandecimento.Os Escribas e Fariseus
(Mateus 5:1-2)
Jesus se dirigiu à multidão e a seus discípulos, enfatizando o papel dos escribas e fariseus como professores da Lei. Eles ocupavam posições de influência, ensinando e interpretando as escrituras.
Obediência à Lei, mas não à Hipocrisia
(Mateus 5:3)
Jesus instruiu seus seguidores a obedecer os ensinamentos dos escribas e fariseus, desde que fossem fiéis à Lei. No entanto, ele alertou contra seguir seu exemplo hipócrita. Embora pronunciassem belas palavras, suas ações contrastavam com suas crenças.
Fardos Pesados e Busca por Reconhecimento
(Mateus 5:4-7)
Os escribas e fariseus impunham fardos pesados sobre as pessoas, mas se recusavam a ajudar a carregá-los. Eles buscavam reconhecimento por suas obras, exibindo seus filactérios e vestes alargadas. Ansiavam por posições de destaque e títulos honoríficos.
Uma Nova Visão de Liderança
(Mateus 5:8-12)
Jesus desafiou a cultura de hierarquia e autoexaltação. Ele ensinou que todos são irmãos e irmãs, e que o verdadeiro líder é aquele que serve. Aqueles que se exaltam serão humilhados, enquanto os humildes serão elevados.## Os Escribas e Fariseus (Mateus 5:1-2)
Jesus inicia o Sermão da Montanha reconhecendo a autoridade dos escribas e fariseus como intérpretes da Lei de Moisés. Eles ocupavam posições de destaque como professores e juízes, moldando a vida religiosa e social do povo.
Seguir os Ensinamentos, Evitar as Ações (Mateus 5:3-4)
Embora respeitando sua autoridade, Jesus alerta seus seguidores para a hipocrisia dos escribas e fariseus. Ele os acusa de pregar um elevado padrão moral, mas falhar em cumpri-lo eles mesmos. Jesus exorta seus discípulos a seguir os ensinamentos dos escribas, mas a rejeitar suas ações incongruentes.
Fardos Pesados e Exibições Vãs (Mateus 5:5-7)
Jesus condena os escribas e fariseus por impor fardos desnecessários e opressivos sobre as pessoas. Ele os critica por sua busca de atenção e status, exibindo filactérios largos e franjas estendidas em suas vestes. Jesus enfatiza que as ações piedosas devem ser motivadas por amor e sinceridade, não por reconhecimento externo.
Títulos Humildes e Servidão (Mateus 5:8-12)
Jesus exorta seus seguidores a evitar títulos honoríficos como “Rabi” e “Pai”, pois Deus é o único Mestre e Pai verdadeiro. Em vez disso, eles devem cultivar a humildade e reconhecer a igualdade de todos perante Deus. Jesus ensina que o verdadeiro tamanho é medido pelo serviço aos outros, não por posição ou status.