1 Depois disse o SENHOR a Moisés: Fala aos sacerdotes, filhos de Arão, e dize-lhes: O sacerdote não se contaminará por causa de um morto entre o seu povo,
2 Salvo por seu parente mais chegado: por sua mãe, e por seu pai, e por seu filho, e por sua filha, e por seu irmão.
3 E por sua irmã virgem, chegada a ele, que ainda não teve marido; por ela também se contaminará.
4 Ele sendo principal entre o seu povo, não se contaminará, pois que se profanaria.
5 Não farão calva na sua cabeça, e não raparão as extremidades da sua barba, nem darão golpes na sua carne.
6 Santos serão a seu Deus, e não profanarão o nome do seu Deus, porque oferecem as ofertas queimadas do Senhor, e o pão do seu Deus; portanto serão santos.
7 Não tomarão mulher prostituta ou desonrada, nem tomarão mulher repudiada de seu marido; pois santo é a seu Deus.
8 Portanto o santificarás, porquanto oferece o pão do teu Deus; santo será para ti, pois eu, o Senhor que vos santifica, sou santo.
9 E quando a filha de um sacerdote começar a prostituir-se, profana a seu pai; com fogo será queimada.
10 E o sumo sacerdote entre seus irmãos, sobre cuja cabeça foi derramado o azeite da unção, e que for consagrado para vestir as vestes, não descobrirá a sua cabeça nem rasgará as suas vestes;
11 E não se chegará a cadáver algum, nem por causa de seu pai nem por sua mãe se contaminará;
12 Nem sairá do santuário, para que não profane o santuário do seu Deus, pois a coroa do azeite da unção do seu Deus está sobre ele. Eu sou o Senhor.
13 E ele tomará por esposa uma mulher na sua virgindade.
14 Viúva, ou repudiada ou desonrada ou prostituta, estas não tomará; mas virgem do seu povo tomará por mulher.
15 E não profanará a sua descendência entre o seu povo; porque eu sou o Senhor que o santifico.
16 Falou mais o Senhor a Moisés, dizendo:
17 Fala a Arão, dizendo: Ninguém da tua descendência, nas suas gerações, em que houver algum defeito, se chegará a oferecer o pão do seu Deus.
18 Pois nenhum homem em quem houver alguma deformidade se chegará; como homem cego, ou coxo, ou de nariz chato, ou de membros demasiadamente compridos,
19 Ou homem que tiver quebrado o pé, ou a mão quebrada,
20 Ou corcunda, ou anão, ou que tiver defeito no olho, ou sarna, ou impigem, ou que tiver testículo mutilado.
21 Nenhum homem da descendência de Arão, o sacerdote, em quem houver alguma deformidade, se chegará para oferecer as ofertas queimadas do Senhor; defeito nele há; não se chegará para oferecer o pão do seu Deus.
22 Ele comerá do pão do seu Deus, tanto do santíssimo como do santo.
23 Porém até ao véu não entrará, nem se chegará ao altar, porquanto defeito há nele, para que não profane os meus santuários; porque eu sou o Senhor que os santifico.
24 E Moisés falou isto a Arão e a seus filhos, e a todos os filhos de Israel.
Levítico
Santidade dos Sacerdotes
Santidade Familiar e Ritual (Levítico 21:1-4)
Deus ordena aos sacerdotes que evitem contatos com cadáveres, exceto pelos seus familiares próximos. Isso simboliza sua separação ritual e pureza.
Aparência Pessoal (Levítico 21:5-6)
Os sacerdotes não podem se cortar ou desfigurar, pois devem representar a santidade de Deus. Eles são chamados a “ser santos”, pois oferecem sacrifícios e são responsáveis pelo pão de Deus.
Pureza Moral (Levítico 21:7-9)
Deus proíbe os sacerdotes de se casarem com mulheres impuras ou divorciadas. Isso garante a pureza da linhagem sacerdotal e a evita de ser profanada por transgressões morais.
Limitações dos Sacerdotes
Imperfeições Físicas (Levítico 21:17-20)
Os sacerdotes com deformidades físicas não podem oferecer sacrifícios, pois são considerados impuros. Isso enfatiza a necessidade de perfeição física para representar a santidade de Deus.
Desqualificações Específicas (Levítico 21:21-23)
Mesmo sem deformidades, os sacerdotes com defeitos específicos, como enfermidades crônicas, não podem entrar no santuário ou se aproximar do altar. Eles ainda podem comer a comida do templo, mas são limitados em seus deveres sacerdotais.## Instruções para os Sacerdotes (Levítico 21:1-9)
Santidade dos Sacerdotes (v. 1-4)
Deus instrui os sacerdotes a se abster de tocar em cadáveres, exceto de seus parentes mais próximos. Isso salienta a importância da santidade para aqueles que servem no sacerdócio, pois eles devem evitar qualquer impureza que possa profaná-los.
Respeito Físico (v. 5)
Os sacerdotes são proibidos de mutilar seus cabelos ou cortar sua barba, demonstrando respeito por seus corpos como templos do Espírito Santo.
Conduta Sexual (v. 6-9)
Os sacerdotes devem se abster de relações sexuais com mulheres impuras ou profanas, pois isso profanaria o nome de Deus. A prostituição da filha de um sacerdote é considerada uma desonra para seu pai e é punível com a morte.
Deveres e Limitações do Sumo Sacerdote (Levítico 21:10-15)
Santidade do Sumo Sacerdote (v. 10-12)
O sumo sacerdote possui a máxima santidade e deve evitar qualquer impureza. Ele não pode rasgar suas roupas, entrar em contato com cadáveres ou deixar o santuário.
Casamento do Sumo Sacerdote (v. 13-15)
O sumo sacerdote só pode se casar com uma virgem de seu próprio povo. Ele não pode se casar com uma viúva, divorciada ou prostituta, pois isso profanaria sua linhagem.
Limitações Físicas para o Sacerdócio (Levítico 21:16-24)
Defeitos Físicos (v. 17-21)
Indivíduos com certos defeitos físicos são proibidos de servir como sacerdotes, pois esses defeitos podem simbolizar impureza.
Restrições no Santuário (v. 22-23)
Indivíduos com defeitos físicos podem comer do pão do santuário, mas não podem entrar no Lugar Santíssimo ou se aproximar do altar.## Santidade dos Sacerdotes (Levítico 21:1-8)
O Senhor ordena aos sacerdotes que evitem se contaminar com cadáveres, exceto por parentes próximos. Eles devem ser santos e não profanar o Senhor, evitando comportamentos como fazer calvície, aparar a barba ou cortar a carne. Eles devem casar-se com mulheres virtuosas e evitar prostitutas, pois o pão que oferecem é santo.
Limitações do Sumo Sacerdote (Levítico 21:10-15)
O sumo sacerdote tem restrições adicionais: ele não deve descobrir sua cabeça ou rasgar suas roupas, nem se aproximar de cadáveres ou sair do santuário. Ele deve se casar com uma virgem e não profanar sua descendência.
Defeitos Físicos e o Serviço Sacerdotal (Levítico 21:16-24)
Indivíduos com defeitos físicos são proibidos de oferecer sacrifícios. Defeitos como cegueira, claudicação, nariz achatado ou membros alongados os desqualificam. Eles podem comer do pão do Senhor, mas não se aproximar do altar ou entrar no santuário.