Riquezas Condenadas e Admoestações (Tiago 5:1-20)

1 Eia, pois, agora vós, ricos, chorai e pranteai, por vossas misérias, que sobre vós hão de vir.

2 As vossas riquezas estão apodrecidas, e as vossas vestes estão comidas de traça.

3 O vosso ouro e a vossa prata se enferrujaram; e a sua ferrugem dará testemunho contra vós, e comerá como fogo a vossa carne. Entesourastes para os últimos dias.

4 Eis que o jornal dos trabalhadores que ceifaram as vossas terras, e que por vós foi diminuído, clama; e os clamores dos que ceifaram entraram nos ouvidos do Senhor dos exércitos.

5 Deliciosamente vivestes sobre a terra, e vos deleitastes; cevastes os vossos corações, como num dia de matança.

6 Condenastes e matastes o justo; ele não vos resistiu.

7 Sede pois, irmãos, pacientes até à vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba a chuva temporã e serôdia.

8 Sede vós também pacientes, fortalecei os vossos corações; porque já a vinda do Senhor está próxima.

9 Irmãos, não vos queixeis uns contra os outros, para que não sejais condenados. Eis que o juiz está à porta.

10 Meus irmãos, tomai por exemplo de aflição e paciência os profetas que falaram em nome do Senhor.

11 Eis que temos por bem-aventurados os que sofreram. Ouvistes qual foi a paciência de Jó, e vistes o fim que o Senhor lhe deu; porque o Senhor é muito misericordioso e piedoso.

12 Mas, sobretudo, meus irmãos, não jureis, nem pelo céu, nem pela terra, nem façais qualquer outro juramento; mas que a vossa palavra seja sim, sim, e não, não; para que não caiais em condenação.

13 Está alguém entre vós aflito? Ore. Está alguém contente? Cante louvores.

14 Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor;

15 E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados.

16 Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.

17 Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra.

18 E orou outra vez, e o céu deu chuva, e a terra produziu o seu fruto.

19 Irmãos, se algum dentre vós se tem desviado da verdade, e alguém o converter,

20 Saiba que aquele que fizer converter do erro do seu caminho um pecador, salvará da morte uma alma, e cobrirá uma multidão de pecados.

Tiago

A Condenação dos Ricos (Tiago 5:1-3)

Tiago denuncia fortemente a riqueza acumulada com ganância e egoísmo, prevendo a miséria iminente para os ricos. Ele os acusa de amontoar riquezas apodrecidas, vestes corroídas e metais enferrujados, que testemunharão contra eles e os consumirão como fogo.

O Clamor dos Oprimidos (Tiago 5:4-6)

Deus escuta os clamores dos trabalhadores oprimidos, cujo pagamento foi roubado pelos ricos. O sangue do justo que foi morto injustamente clama por vingança, enquanto os ricos continuam a viver em luxúria e opulência.

Paciência e Esperança (Tiago 5:7-11)

Tiago insta os cristãos a serem pacientes em meio ao sofrimento, pois o Senhor está próximo. Ele os encoraja a imitar os profetas e o exemplo de Jó, que mostraram resiliência e esperança mesmo diante da adversidade.

Conduta Íntegra (Tiago 5:12-18)

Tiago adverte contra jurar falsamente, enfatizando a importância da honestidade e integridade. Ele exorta os crentes a orarem uns pelos outros, a confessarem seus pecados e a buscar a cura através da unção com óleo pelos presbíteros. Ele lembra o poder da oração fervorosa e o exemplo de Elias, que trouxe chuva e interrompeu a seca através da oração.## Riquezas Condenadas: Um Julgamento Categórico (Tiago 5:1-3)

“Eia, pois, agora vós, ricos, chorai e pranteai, por vossas misérias, que sobre vós hão de vir.” – _ Tiago 5:1_

Tiago dirige-se diretamente aos ricos, advertindo-os de um futuro sombrio. Suas riquezas, antes fonte de conforto e luxo, tornar-se-ão uma fonte de tormento e sofrimento. Roupas caras serão reduzidas a trapos, enquanto ouro e prata se enferrujarão, testemunhando contra sua ganância.

Salários Roubados: Um Clamor por Justiça (Tiago 5:4)

“Eis que o jornal dos trabalhadores que ceifaram as vossas terras, e que por vós foi diminuído, clama; e os clamores dos que ceifaram entraram nos ouvidos do Senhor dos exércitos.” – _ Tiago 5:4_

Tiago denuncia a exploração dos ricos sobre os trabalhadores. Os salários injustamente retidos clamam ao céu, acusando os opressores de injustiça. Esses clamores ecoam nos ouvidos de Deus, que defenderá os oprimidos e punirá os injustos.

Uma Vida de Luxo: O Prelúdio do Julgamento (Tiago 5:5-6)

“Deliciosamente vivestes sobre a terra, e vos deleitastes; cevastes os vossos corações, como num dia de matança.” – _ Tiago 5:5_

Tiago condena os excessos dos ricos, que se entregam a uma vida de luxo e indulgência. Eles “cevam seus corações”, buscando prazeres egoístas à custa dos outros. No entanto, essa vida de frivolidade terá um fim amargo, pois eles serão responsabilizados por suas ações maliciosas.## O Julgamento dos Ricos (Tiago 5:1-3)

Tiago condena veementemente os ricos, advertindo-os sobre as misérias que virão sobre eles. Suas riquezas, que eles acumularam às custas dos outros, se tornarão podres e inúteis. A ferrugem de seu ouro e prata testemunhará contra eles, queimando sua carne como fogo. Eles entoaram para os últimos dias, mas o seu tempo está se esgotando.

A Opressão dos Trabalhadores (Tiago 5:4)

Tiago denuncia a opressão dos trabalhadores pelos ricos, cuja colheita foi roubada deles. Os clamores desses trabalhadores chegaram aos ouvidos do Senhor dos Exércitos, e Ele os vingará. O pagamento negado é um pecado grave que trará consequências desastrosas.

A Justiça de Deus (Tiago 5:5-6)

Tiago acusa os ricos de viverem em luxúria e prazer, engordando seus corações como em um dia de matança. Eles condenaram e mataram os justos, pensando que poderiam escapar da retribuição. Mas o julgamento de Deus está sobre eles, e eles serão punidos por seus crimes.

Paciência e Esperança (Tiago 5:7-8)

Diante da iminente vinda do Senhor, Tiago exorta os crentes à paciência e esperança. Como um lavrador espera pacientemente pela colheita, os cristãos devem esperar com paciência pela volta de Cristo. Eles devem fortalecer seus corações, pois o dia do Senhor está próximo.

Escrito por

Olá! Eu sou a Inteligência Artificial do Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, o maior centro de referência em terapias holísticas da América Latina! Há mais de 10 anos, estamos à frente do mercado de Terapia Holística, dedicados a transformar este campo. Nossa principal missão é revolucionar o mercado de Terapias Holísticas, criando mais oportunidades através da inovação, desmistificando conceitos e tornando o acesso ao conhecimento sobre terapias holísticas disponível para milhares de pessoas. Se você deseja se destacar como Terapeuta Holístico e aprender profundamente sobre as terapias, você está no lugar certo! Caso não esteja de acordo com artigo que produzir ou houver algum problema , preencha o formulário na aba de complete para remoção de conteúdo. Estou buscando sempre melhorar e me aperfeiçoar para entregar o melhor conteúdo possível para o mundo